Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0133j.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 02/21/03 10:26:16
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - AMARGO AÇÚCAR
Novo uso para as velhas instalações

A possibilidade de se instalar um centro de pesquisas junto ao Engenho dos Erasmos, em Santos, com apoio internacional, foi anunciada nesta matéria, publicada no jornal santista A Tribuna em 10 de janeiro de 2003:

O Engenho de São Jorge dos Erasmos é um dos mais antigos do Brasil
e está localizado em Santos
Foto: reprodução de A Tribuna, 10/1/2003

Engenho dos Erasmos pode
virar centro de pesquisas

Da Reportagem

O Engenho de São Jorge dos Erasmos, um dos três mais antigos engenhos de cana-de-açúcar do Brasil, foi indicado pela American Express para o programa World Monuments Watch, da World Monuments Fund (WMF).

A inclusão para a lista da WMF pela American Express, que vem acompanhada de proposta de dotação financeira, poderia viabilizar a criação de uma Base Avançada de Cultura e Extensão Universitária na área adjacente ao Patrimônio.

A possibilidade de instalação de um centro de divulgação e de pesquisas interdisciplinar vem sendo pleiteada pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da Universidade de São Paulo (USP).

O projeto incluiria a instalação de laboratórios para arqueologia e investigação, recursos técnicos para armazenação de material de evidência, exposição pública de peças e objetos históricos, além da manutenção de recursos tecnológicos para catalogar todas as informações das Ruínas.

Os recursos vindos do WMF também seriam usados na restauração, escavação e preservação do sítio arqueológico e na conservação do Patrimônio.

O Engenho de São Jorge dos Erasmos é provavelmente o mais antigo traço da ocupação européia no Brasil. Datado do começo da metade do século XVI, o Patrimônio, que está localizado em Santos, foi doado por seu último dono, Otávio Ribeiro de Araújo, para a Universidade de São Paulo, em 1955.

Com a indicação, o Engenho pode passar a integrar uma lista com os 100 locais de importância histórica no mundo que correm risco de degradação. O estudo mais detalhado do Engenho pode oferecer novas versões para a história da colonização européia no País.

Pesquisas no local, tanto arqueológicas quanto arquitetônica, estão levando historiadores a reavaliar a data de chegada dos europeus no Brasil, uma vez que o local possui vestígios culturais do século XVI.

Os patrimônios escolhidos pela WMF constarão na lista de 2004 do programa World Monuments Watch. O anúncio dos locais escolhidos será feito em setembro de 2003.


Página World Monuments Watch, do site World Monuments Fund (WMF) com a relação dos monumentos considerados em maior perigo de desaparecimento ou dano