Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0123a.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/11/03 19:28:12
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - KRIKRI
(1) Encontrada no Guarujá

Leva para a página anterior

A primeira notícia sobre o aparecimento da foca foi dada em 7 de julho de 1977, na primeira e última páginas do jornal Cidade de Santos:


A foca, em foto do jornal Cidade de Santos publicada em 7/7/1977

Uma foca, nova atração no Aquário

Uma foca macho, pesando cerca de 250 quilos, é a nova atração do Aquário Municipal, capturada ontem de manhã na barra, nas proximidades da Indústria Dow Química do Guarujá. O animal foi avistado na tarde de terça-feira por um vigia da fábrica, que telefonou para o Aquário, avisando. Como é uma foca grande (com cerca de 1,80 metro de comprimento), não foi possível transportá-la imediatamente para o tanque do Aquário.

Para que o animal não fugisse, amarraram-no a um tronco, na praia, voltando no dia seguinte (ontem) para buscá-lo. Enquanto esteve presa, a foca debateu-se muito, ficando ferida pelas cordas e chegando ao Aquário sangrando bastante. Ao ser depositada no pequeno tanque - que já possui um leão-marinho e tartarugas - a foca permaneceu semi-submersa e imóvel . De acordo com o administrador do Aquário, Arnaldo de Oliveira (que também participou da captura), "é um animal muito forte e nos deu bastante trabalho; mas parece bem de saúde e o veterinário deverá vir examiná-lo logo".

Trabalho difícil - Onze homens auxiliaram na captura do animal, que só pôde ser transportado para Santos na manhã de ontem. "Foi difícil porque tivemos que tomar cuidado para machucar o mínimo possível, mesmo quando o bicho resistia violentamente. Mas compensou, porque agora o Aquário poderá contar com mais um hóspede" - explicava o administrador.

A foca não é um animal característico de águas tropicais e, sim, árticas, por isso a certeza é que tenha sido transportada até aqui por meio de correntes marinhas, mais fortes nesta época do ano. A grande expectativa agora é quanto à sua adaptação ao tanque e ao nosso clima. Na opinião do responsável pelo Aquário, isso não será tão difícil, pois já existe o exemplo do leão-marinho Macaé, que vive há mais de um ano no Aquário e também é originário de regiões frias.

Macaé foi encontrado por um pesquisador na praia do mesmo nome, no Rio de Janeiro, e depois enviado ao Aquário. O caso provocou um processo contra a Prefeitura santista, por parte do pescador, que não recebeu dinheiro algum da Municipalidade. Tudo acabou resolvido a favor da Prefeitura.

Ainda não foi escolhido o nome para o novo animal, mas já surgiram várias sugestões: Juliano, porque apareceu no mês de julho; Cláudio Coutinho, em homenagem ao técnico da seleção brasileira de futebol e até mesmo Excelsior, lembrando o prédio inclinado na praia do Embaré.

Leva para a página seguinte da série