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HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - ESTRADAS
SP-55, uma "rodovia da morte"

O nefasto apelido, que periodicamente é aplicado a alguma rodovia mal conservada e por isso mesmo geradora de alto índice de acidentes automobilísticos, foi por muito tempo dado à Rodovia Piaçagüera-Guarujá, a estadual SP-55 (também conhecida como Cubatão-Guarujá). Na edição de fevereiro de 1983, o jornal tablóide Integração & Desenvolvimento, mantido pela Delegacia regional da Baixada Santista do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), estampou em manchete:

"Perigo na SP-55. Quem resolve este problema?" Com este alerta-apelo, impresso em folhetos que estão sendo enviados a todas as autoridades e às lideranças da comunidade, o CIESP/BS está, mais uma vez, denunciando as precárias condições de segurança da Rodovia SP-55, no trecho Cubatão/Guarujá. Só em 81, 16 pessoas morreram e outras 230 feriram-se em 427 acidentes, conferindo à SP-55 o maior índice de acidentes de toda a rede estadual relativo a vias semelhantes.

A falta de conservação e reparos indispensáveis está pondo em risco a segurança de pessoas que circulam em quase 17 mil veículos diariamente. Essa situação foi demonstrada, novamente, no início deste mês, quando, em virtude de fortes chuvas, diversos trechos da rodovia foram inundados, sendo o tráfego interditado por várias horas. As encostas junto aos acostamentos acusaram alguns deslizamentos de terra e a situação mais grave ocorreu na altura do km 62, um dos pontos mais críticos segundo estudos técnicos do CIESP/BS.

A inundação atingiu acessos às indústrias e paralisou totalmente a produção da fábrica de fertilizantes Solorrico, tomada pelas águas represadas do Rio Piaçagüera por obstrução nos tubulões que passam sob a pista da rodovia. Em meados de dezembro a pista cedeu, o DER interditou o tráfego mas não providenciou os reparos. Com a obstrução dos tubulões, a enchente foi inevitável. Quem resolve?

O antigo jornal diário Cidade de Santos registrou a visita feita às obras na rodovia por Laudo Natel, o então governador paulista (de 1971 a 1975). A imagem, em papel, faz parte dos arquivos do jornal, mantidos no acervo da Unisantos e pesquisados pelo historiador Waldir Rueda:

O governador Laudo Natel, acompanhado pelo secretário Henri Aidar, chefe da Casa Civil, inspeciona as obras finais de pavimentação definitiva do trecho Piaçagüera-Guarujá