Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0102x.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 08/16/03 17:35:41
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - ESTRADAS
Um plano para revitalizar os Caminhos do Mar

Em agosto de 1975, a Prefeitura do Município de São Bernardo do Campo e a Protur - Turismo de São Bernardo do Campo S.A. publicaram o livrete ilustrado Projeto Lorena - Os Caminhos do Mar: Revitalização, Valorização e Uso dos Bens Culturais, reunindo informações e imagens sobre essas estradas, num projeto preparado pelo doutor Benedito Lima de Toledo, então professor de História da Arquitetura da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.

A Calçada do Lorena e a Estrada da Maioridade são os focos principais do trabalho, elaborado junto com a Protur, e que seria encaminhado às autoridades estaduais e federais com vistas a uma ação conjunta de "revitalização e valorização das construções e dos monumentos da Serra do Mar, objetivando seu uso e justa homenagem ao heróico esforço dos homens que a edificaram".

O texto desse trabalho é a seguir apresentado, junto com as imagens nele contidas (com as legendas originais):


TROPEIRO NO CAMINHO DO MAR - Desenho de Charles Landseer mostrando um tropeiro paulista tal como descrito por vários viajantes: "esporas chilenas", faca na bota, poncho e chapéu de abas largas. (1825)

Projeto Lorena - Os Caminhos do Mar: revitalização, revalorização e uso dos bens culturais

Apresentação

Poucas décadas após o descobrimento do Brasil e à época da fundação da Vila de São Vicente, os primeiros colonizadores desta nação se entregaram à tarefa de vencer o obstáculo intransponível - a Serra do Mar - não só para buscar segurança, mas, e principalmente, para desbravar e colonizar outras regiões.

Percorrendo primeiro trilhas indígenas e posteriormente o caminho do Padre José de Anchieta vieram, aqui no planalto, fundar outras vilas, hoje transformadas no conglomerado urbano conhecido como a Grande São Paulo, dotada de modernas obras de Engenharia que a ligam ao mar.

Entretanto, há quase dois séculos, a ligação com o litoral só se tornou segura e eficiente após a construção da Calçada do Lorena, e, no século passado, com a da Estrada da Maioridade - hoje conhecida como o Caminho do Mar (N.E.: o autor se refere primeiro ao século XVIII e depois ao século XIX).

Este trabalho, de autoria do Dr. Benedito Lima de Toledo, professor de História da Arquitetura, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, é uma síntese do relatório que a Protur está ultimando para apresentação às autoridades federais e estaduais, a fim de que, numa ação conjunta, seja possível a revitalização e valorização das construções e dos monumentos da Serra do Mar, objetivando seu uso e justa homenagem ao heróico esforço dos homens que a edificaram.

PROTUR - Turismo de São Bernardo do Campo S/A
São Bernardo do Campo, agosto de 1975

1. Lazer, cultura e turismo nas regiões metropolitanas
2. Serra do Mar - uma área de interesse excepcional
3. Importância do patrimônio natural e cultural da área
3.1. Patrimônio Cultural
3.1.1. O Caminho do Padre José
3.1.2. A Calçada do Lorena - A Estrada da Independência
3.1.3. O Monumento do Pico da Serra
3.1.4.O Caminho do Mar - A Estrada da Maioridade
3.2.Patrimônio Natural
4.Uma proposta de valorização e uso
4.1.Parque do Lorena
4.1.1.Estacionamento
4.1.2.Orientação
4.1.3.Abrigos
4.1.4.Áreas de camping e serviços
4.1.5.Locais para esportes e brinquedos
4.1.6.Acesso à Calçada do Lorena
4.1.7.Produção de árvores
4.1.8. Quiosques de venda de plantas
4.1.9.Monumento do Pico
4.2.Centro de Apoio Turístico
4.3.Calçada do Lorena
4.4.Caminho do Mar
4.4.1.Serra
4.4.2.Baixada
4.4.3.Planalto
4.4.4.Medidas gerais de conservação
5.Conclusão
Plantas topográficas:
      Carta Coro-Hidrográfica da Capitania, 1789
      Mapa da Capitania de São Paulo


CASA NO PONTO ALTO - Local onde pernoitou a Família Imperial em sua visita a São Paulo em 1842. Município de São Bernardo do Campo. Ignora-se seu local exato e se a casa ainda existe

Leva para a página seguinte da série