Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0102t.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 02/12/03 16:15:30
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - ESTRADAS
A linha Mairinque-Santos e o café (1)

Em sua série de artigos Velhos 'flashes' no reino do café, Francisco de Marchi dedicou à linha Mairinque-Santos da E.F. Sorocabana o tema número 69, publicado na edição de 30 de novembro de 1991 do jornal santista A Tribuna:

Foto: reprodução (publicada com o artigo)

Nossa foto, velhíssima e desbotada, dos anos 20 [N.E.: 1920/1930], abrange paupérrimo panorama rural, em que se mesclam três palhoças e poucas carroças de caçamba, tiradas por muares. Bem em seu centro, trecho toscamente tratado; rampa de suave declive que receberia, depois do chão compactado, camadas de pedra britada, dormentes de madeira e trilhos de ferro, na armação de linha ferroviária de bitola estreita.

E, entretanto, o pobre cenário assinalava em 1927 o período inicial da construção da ferrovia Mairinque-Santos. Que se constituiria, através de obras de arte e engenhosas soluções - túneis rasgados em solo de má consistência, encostas atirantadas com cabos de aço - justificando orgulho de nossa engenharia cabocla.

Entre os instrumentos de trabalho vistos na foto, nem mesmo o perfil do clássico operário mecânico: o heróico trator! E nela se vê a futura estrada, rumando para o alto, para o Planalto; insinua-se, a modo de serpente, pelo corte perpetrado na encosta do morrete dos fundos...

A construção da Mairinque-Santos foi acoroçoada pela crise no comércio do café em 1924, provocada pelo tremendo congestionamento no transporte de mercadorias na antiga São Paulo Railway, nos dois sentidos: no S. Paulo-Santos, pertinente a mercadorias de exportação; e no Santos-São Paulo, atinente a mercadorias importadas. A inglesa foi responsável por prejuízo causado ao comércio paulista na gama de 300.000.000$000 (trezentos mil contos de réis), valor astronômico na época. Estes dados nos foram fornecidos por Oberdan Faconti, prestimoso relações-públicas da Fepasa. À Fepasa vinculam-se hoje a antiga Santos-Juquiá (ex-Sorocabana) que, bordejando as praias do Litoral Sul, demandava as cidades de Itanhaém e Peruíbe, bem como a Mairinque-Santos.

Foi em 10 de outubro de 1927 que Júlio Prestes, governador do Estado de São Paulo, presidiu a solenidade do fincamento da estaca zero no Km 19 da Santos-Juquiá (na Baixada) referente à ferrovia que, galgando a Serra, chegaria a Mairinque. E em 17 de setembro de 1937, no Morro do Chapéu, próximo à Estação Engenheiro Sebastião Ferraz (hoje Estação Engenheiro Ferraz) se encontraram os trilhos assentes pela equipe partida de Mairinque com os montados pela equipe vindo de Samaritá. Estava conclusa a ferrovia Mairinque-Santos, de simples aderência, sem necessidade de apelo - como fizera a São Paulo Railway - ao sistema funicular...

Outros fatos ligados à Mairinque-Santos serão por nós contados oportunamente, em artigo de maior fôlego, valendo-nos os préstimos de Oberdan Faconti.

Nos anos 30 participei de romarias de paroquianos ligados à Igreja de Santa Cruz, da Vila Mathias. Íamos a Itanhaém, bordejando o litoral, pela então Santos-Juquiá. Cooperava eu com o coro dos romeiros na exaltação dos santos; e eles se queixavam: "Pare de desafinar!" Obrigando-me a retrucar: "A Virgem e os santos bem sabem das minhas intenções! Não fazem caso dos falsetes!..."

Nos anos 40 subi muitas vezes pela Mairinque. Ia a Cipó (estação Mário Souto). Gente de Santos, em penca, ia comprar lotes de terreno, na Vila Santista, na expectativa de futuras valorizações. Cipó não progrediu muito neste meio-tempo. E a Vila Santista era semi-pantanosa.

Pela Mairinque desceu a Santos, em décadas passadas, muito grão de café. Hoje é insignificante a quantidade transportada. Cargas mais expressivas: soja, grãos outros, farelos, cimento, produtos industrializados na Capital. Acresceram à via férrea terceiro trilho, dando-lhe bitola de 1,60 m. Houve em dados períodos supressão dos trens de passageiros. A Fepasa, agora, está dando particular atenção à ligação suburbana, na Baixada, com boa demanda da parte dos usuários.

Leva para a página seguinte da série