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HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - ESTRADAS
A Rodovia dos Contrastes

Capa do boletim 'Agência Facos' de 11 de maio de 1976

RODOVIA DOS IMIGRANTES 
A UM PASSO DA SUA INAUGURAÇÃO (*)

Com a presença do Presidente Ernesto Geisel e o Ministro dos Transportes Gal Dirceu de Araújo Nogueira será inaugurada a Rodovia dos Imigrantes, no dia 28 de junho. A rodovia tem 67 km da Baixada ao Planalto, sendo 12,5 km de serra. A velocidade máxima permitida, inclusive na parte da serra, será de 110 km/h. A Imigrantes tem seu percurso apenas ascendente, com início em São Vicente, indo acabar no bairro do Ipiranga, em São Paulo.

A estrada compõe-se de 20 viadutos e 11 túneis, sendo que o maior viaduto tem 1.900 m de comprimento por 106 m de altura, e o maior túnel 1.210 m, necessitando assim de ar refrigerado forçado, incêndio e iluminação, que aliás são perfeitos, segundo afirmação do engenheiro José Eduardo, um dos responsáveis pela construção da obra. No meio do túnel há uma janela que dá acesso direto a um pátio onde haverá todo tipo de socorro. Esse túnel é equipado também com um circuito de TV que estará ligado as 24 hs. do dia.

A Rodovia possui um sistema de SOS para a parte mecânica; guinchos; incêndios, médico e com instalações de aparelhos telefônicos a cada 500 mts. "É uma rodovia super equipada - acrescentou o engenheiro José Eduardo -, pois  é a primeira do mundo".

"O tempo que levará entre um pedido de socorro e seu atendimento será aproximadamente 25 minutos, afirmou Bene Braga, Relações Públicas da Dersa. Os funcionários não operam com dinheiro: por exemplo, se um carro parar por falta de gasolina, um guincho o levará até onde seu proprietário possa obtê-la e dar, assim, continuidade à sua viagem.

O cm² da Rodovia dos Imigrantes custou aos cofres do Governo Federal 100 mil cruzeiros e sua construção foi planejada para 2 anos, o que será completada em junho próximo.

Jorge Lemos, assessor de Imprensa da Dersa, acrescenta que estão sendo construídos dois postos da Petrobrás nos kms 15 e 60, que serão entregues aos usuários - juntamente com a estrada.

A visita foi uma concessão da Dersa, que permitiu o teste com um ônibus da Companhia Ultra, dirigido por um dos proprietários da mesma, tendo sido até agora testado somente com micro-ônibus.

Jorge Lemos e Bene Braga disseram: "No caso de acidente, o problema é mais humano do que mecânico, pois há falta de respeito e má formação por parte dos motoristas". (Da Enviada Especial: Léa Silvia Geiger).

Capa do boletim 'Agência Facos' de 11 de maio de 1976

CUSTOS E MISÉRIAS:
OS CONTRASTES DA IMIGRANTES (*)

Os milhões gastos na construção da Imigrantes - cada cm² custou Cr$ 100.000,00 - e a condição de vida dos favelados que residem ao final da rodovia, são os extremos opostos característicos da gigantesca obra.

A visita ao trecho da descida da serra, na rodovia dos Imigrantes, foi marcada para as oito horas; às oito e quarenta e cinco minutos, o ônibus partiu. Descontando os convidados que deixaram de comparecer, a maioria das pessoas do grupo eram jornalistas e repórteres e fotógrafos. Sanada uma das principais dúvidas - que caminho seguir? - o ônibus iniciou a marcha.

À saída da cidade, enquanto alguns tentavam perceber a serra através da neblina, outros comentavam um pretenso churrasco que seria oferecido ao grupo. Poucos, entre os participantes, demonstravam estar fazendo a viagem pela primeira vez. A maioria comentava a rodovia com uma familiaridade que parecia ter sido talhada por uma convivência bastante antiga.

Entre solavancos e freqüentes brecadas, o ônibus conseguiu escalar a serra. A esta altura, as repórteres da Facos ferraram no sono. Um jovem, que falou durante toda a viagem, não caracterizava nenhuma personalidade importante, mas o cigarrinho marrom, fininho e comprido, que ostentava, insistia em afirmar o contrário. Entre bocejos e baforadas de cigarro, a viagem transcorreu tranqüila.

À chegada ao pátio do Centro de Controle Operacional, iniciou-se a "operação pé-na-lama" - êta vida de repórter... ter que atolar o pé porque o dito Centro se protege ilhado por lama, isto é o fim!!!

O grupo foi submetido a um cafezinho e a uma enxurrada provocada pela verbosidade do Assessor de Imprensa do Centro, quando apresentou o painel de controle. Segundo ele, a tecnologia empregada na construção da rodovia "é caso ímpar no mundo, em termos de auto-estrada".

Diante do colosso tecnológico, o Assessor continuava: "O S.O.S. será prestado gratuitamente a qualquer usuário da rodovia". Alguém, dirigindo-se a um colega de grupo, responde: "Não é para menos, fomos nós quem pagamos tudo isso".

Ciente de estar revelando ao grupo uma das facetas mais humanitárias da empresa, disse: "Estamos construindo um local que será cedido gratuitamente aos vendedores de siri".

À descida da serra, um engenheiro que acompanhou o grupo afirmou que (com relação ao remendo ecológico que eles estão fazendo): "estas mudas significam que estamos reimplantando o verde". Entre comparações de muro de sustentação com pirâmide - devido ao "gigantismo da obra"; ao desmatamento descontrolado a que submeteram a serra. O grupo viu, esparramados durante o trajeto, adolescentes trabalhando na obra. Ao final da jornada - depois de adiado a cada viaduto percorrido - quando o ônibus trafegava por uma avenida que atravessa uma favela da Cidade Náutica, alguém comentou: "Que impacto sentirá o usuário da rodovia, ao deparar com estas favelas!". (Do Enviado Especial da Agência Facos: Amaury Araujo dos Santos).

(*) Matérias datilografadas e publicadas no boletim mimeografado Agência Facos, da Faculdade de Comunicação de Santos, pelos alunos do curso superior de Jornalismo. Edição 57 - Ano III -, Santos, 11 de maio de 1976.

Capa do boletim 'Agência Facos' de 11 de maio de 1976
Capa do boletim Agência Facos de 11 de maio de 1976