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HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS

Primeiro eram precárias trilhas abertas pelos índios, ligando o litoral santista ao planalto paulistano. Depois, vieram as estradas de ferro, necessariamente mais retas, mas ainda acompanhando o traçado geográfico. Mesmo a Via Anchieta, com vários túneis, mereceu do rei da música brasileira, Roberto Carlos, a canção As curvas da estrada de Santos, cujo titulo é autoexplicativo. As técnicas de engenharia do final do século XX já permitiram construir estradas mais retas, com grandes pontes atravessando os abismos e, no início do século XXI, a ampliação do sistema rodoviário inclui os maiores túneis (em extensão) do Brasil.

Esta série conta agora em detalhe os quatro séculos e meio de evolução das formas de transpor o desnível de pouco mais de 700 metros entre Santos e São Paulo, formado pela Serra do Mar - ligação que inicialmente era multimodal, pois demandava o transporte por canoas desde Santos/São Vicente até o Porto Geral de Cubatão, próximo à Serra do Mar, prosseguindo-se por terra montanha acima (só em 1827 foi terminado o aterro ligando Santos a Cubatão):

 Veja:
[01] I Primeiros caminhos
[02] II Tentativa de melhorar o Caminho do Mar (1)
[03] III Tentativa de melhorar o Caminho do Mar (2)
[04] IV A estrada dos carros de eixo móvel
[05] V Estrada do Vergueiro
[06] VI A decadência
[07] VII Ressurreição do Caminho do Mar
[08] VIII Caminho do Mar: estrada de automóveis: [01]  [02] 1ª viagem: [03] [04]
[09] IX Via Anchieta: [01][02][03][04][05][06][07][08][09][10][11][12][13][14][15]
[10] X Rodovia dos Imigrantes: [01]  [02]  [03]  [04] [05]
[11] Estrada Velha: aqui, a nossa história foi abandonada
[12] A Rodovia dos Contrastes
[13] Rodovia Rio-Santos: [01] [02]
[14] História da S.P.Railway: [01] [02] [03] [04] [05] [06] [07] [08] [09] [10] [11] [12] [13] [14] [15-acidentes] [16] [História da S.P.Railway: corrigindo erros]
[15]

História da Estrada de Ferro Sorocabana: [01]  [02]  [03]  [04 - A centenária Sorocabana] [05]  [06]  [07]  [08]  [09]  [10]  [11]  [12]  [13]  [14]  [15]  [16]  [17]  [18]  [19]  [20[21]  [22]

[16] Integração ferroviária Santos-São Paulo
[17] Prussiano e Andradas na rota da ferrovia
[18] O caminho das praias para o Planalto
[19] Nos passos de Anchieta
[20] Caminhos e monumentos da Serra do Mar, em 1965
[21] Do porto para a boca do sertão
[22] A linha Mairinque-Santos e o café
[23] Inauguração da 2ª pista da Imigrantes (1)
[24] Inauguração da 2ª pista da Imigrantes (2)
[25] Inauguração da 2ª pista da Imigrantes (3)
[26] Um plano para revitalizar os Caminhos do Mar
[27] Ferrovia leva o progresso ao Litoral Sul
[28] Na trilha da história:  [01]  [02]  [03]  [04]  [05]  [06]  [07]  [08]
[29] SP-55, uma "rodovia da morte"
[30] O pedágio e o cemitério
[31] Da Inquisição à rodovia, de José a Anchieta: [01]  [02]
[32] SP e as ferrovias na serra (a Serra Nova...)
[33] Júlio Prestes e os marcos na serra (o discurso)
[34] Um vagão com hélice, na Serra do Mar
[35] Caminhos na Serra, descritos por G. Wendell
[36] O adeus da Sorocabana: [01]  [02]  [03]
[37] Mata Atlântica e os caminhos na serra:  [01]  [02]  [03]  [04]  [05]
[38] Livro: "Pequeno Histórico da Mayrink a Santos"
[39] Um novo transporte multimodal
[40] Santos: A trilha dos tupiniquins
[41] Ferrovias brigam pelos trilhos [01]  [02]
[42]

Cargas, da cremalheira para a esteira [01]  [02]  [03]  [04]

[05 - Maior gargalo do país completou 140 anos em 2005]

[43] Novas rodovias e ferrovias, em 1939
[44] Caminhos do Mar - obras e iconografia
[45]

As obras da ferrovia SPR, em fotos de 1865 [01] [02] [03] [04] [05] [06]

Obras da ferrovia SPR, em fotos de 1870/82

[46] As ferrovias no mundo, no Brasil e a SPR [01]  [02]  [03]  [04]  [05]  [06]  [07]
[47] As ferrovias em movimento (multimídia)
[48] Caminho do Mar reabre, agora para o turismo
[49] Companhia Mogiana e sua estrada para Santos
[50] Ferrovia Santos-Jundiaí em 1955 [01]  [02]
[51] A volta do trem de passageiros, incerta
[52] Uma corrida pelo Caminho do Mar
[53] 1980: História da briga rodovias x ferrovias no Brasil
[54] 2007: Ferrovias ampliam investimentos
[55] 1862: Estradas intransitáveis com as chuvas
Veja mais:
Imigrantes: obras da segunda pista na fase final (Perspectiva - 5/2002)
Imigrantes: O impacto da segunda pista (Perspectiva - 11/2002)
2ª pista: o "caminho do desenvolvimento" (Perspectiva - 12/2002)
As pontes de São Vicente
O fim da estação dos trens (Sorocabana/Estação São Vicente)
Cubatão e os caminhos da Serra do Mar
Estações ferroviárias/Cubatão: Cubatão, Casqueiro, Raiz da Serra, Piaçaguera, Areais, Perequê
Navegando pela Serra, de Santos a São Paulo...
Trens desembarcam no porto de Santos, em 1958
O maior engavetamento na Via Anchieta
O maior engavetamento na Via Imigrantes
SÉRIE ESPECIAL/INÉDITA: Santos em 1868 e a construção da SPR
Bernardo José Maria de Lorena
Santos em 1878, pelo governador João Baptista Pereira (E.F. Sorocabana/E.F. Santos a Jundiaí)


Anúncio na revista Eu Sei Tudo nº 478, de março de 1957

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