Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0093d.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 08/21/11 11:15:43
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS - Albergue
Histórias de um Albergue Noturno (4)

O projeto, em 1916

Leva para a página anterior

Matéria publicada na página 2 do jornal santista A Tribuna, edição de 9 de janeiro de 1916 (ortografia atualizada nesta transcrição):

Fachada do Albergue Noturno, cuja pedra fundamental hoje será assentada

Imagem: reprodução da matéria original

Albergue Noturno

Com a assistência dos srs. Antonio de Freitas Guimarães Sobrinho, presidente da Câmara Municipal; Carlos Luiz de Affonseca, prefeito; demais autoridades municipais, terá lugar hoje, às 10 horas, a cerimônia de assentamento da pedra fundamental do edifício do Albergue Noturno, à Rua da Constituição n. 66, entre as ruas Visconde do Rio Branco e General Câmara.

É, pois, mais um instituto de assistência pública com que vai ser dotada a nossa cidade. Grandes benefícios vai prestar aos que, desprovidos de conforto, devido às amáras condições transitórias da vida, se vêem obrigados a passar noites sob o rigor das intempéries, em completo abandono.

O Albergue Noturno será mantido por uma associação particular, para a organização da qual a presidência da Câmara incumbiu uma comissão, constituída pelos srs. coronel Joaquim Montenegro, comendador João Manuel Alfaya Rodrigues e Alvaro Pereira Guimarães, vereadores; Alberto Veiga, coronel Cincinato Martins Costa, cônego dr. João Baptista Martins Ladeira e João Baptista de Azevedo.

Conforme contrato com o construtor sr. João Maselli, a Municipalidade subvencionará o Albergue Noturno, pagando o aluguel do edifício – cujas plantas já em tempo publicamos – que oferecerá o máximo bem-estar aos que dele se utilizarem.

A cerimônia de hoje, por certo, será assistida por grande número de pessoas que se interessam pela assistência pública, sendo considerados sócios fundadores do Albergue todos os que assinarem a ata de assentamento.

Para maior brilho, comparecerá a banda do Corpo de Bombeiros.

Leva para a página seguinte da série