Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0093.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 08/21/11 11:26:41
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS
Histórias de um Albergue Noturno

* publicadas pelo editor de Novo Milênio em impresso especial, comemorativo do 80º aniversário dessa entidade, em abril de 1996

Em 28 de julho de 1914 eclode a Primeira Grande Guerra entre o Império Austro-Húngaro e a Sérvia, logo se alastrando pela Europa e pelo mundo, reunindo na luta, de um lado as potências centrais - em especial a Alemanha, o Império Austro-Húngaro e a Turquia - e, do outro lado, os Aliados - principalmente a Grã-Bretanha, a França, a Rússia, a Itália e depois os Estados Unidos.

O conflito provoca o êxodo do povo europeu para as Américas. Os portos americanos recebem um contingente cada vez maior de imigrantes europeus. As cidades portuárias, principalmente as brasileiras, começam a sentir as dificuldades em atender às famílias que aqui aportavam, geralmente só com a roupa e alguns utensílios.

A cidade de Santos, que já contava com seus mendigos e migrantes perambulando pelas ruas, passou a ter um problema ainda maior, com a necessidade de acomodar os imigrantes europeus que aqui chegavam. Daí surgiu em 1916 a idéia de fundar uma instituição que atendesse a esses deserdados da sorte.

Veja:
[01] Edição histórica de 1996 - 80 anos de histórias
[02] Edição histórica de 1996 - Ata da primeira assembléia
[03] Edição histórica de 1996 - Diretoria em 1996/mensagem
[04] Pedra fundamental, em 9/1/1916
 

Veja mais:

Santos - terra onde a caridade é lei


Albergue Noturno
Foto publicada no jornal santista A Tribuna em 26 de março de 1944

Leva para a página seguinte da série

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Use.

Saiba mais