Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0091.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 11/04/02 18:47:03
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS
Pastel "com vento"...

Calpetus é o pseudônimo de João Dias Martins Júnior, o Janjão das piadas, dos trocadilhos e dos provérbios humorísticos que ele próprio engendra. Grande charadista e cruzadista, tanto produtor como solucionista, foi fundador do famoso Bloco dos Fidalgos, também fundador do Círculo Enigmístico de Santos e encarregado durante anos da seção de "Charadas e Cruzadas" do jornal santista A Tribuna.

Esta é uma de suas histórias - impossível separar a ficção da realidade -, que o falecido jornalista Olao Rodrigues reproduziu em seu Almanaque de Santos - 1971, na seção "O sal de um ano... (piadas calpetuanas)". Para melhor compreensão pelos não-santistas, vale citar que, além de igreja e colégio, o São José, fundado em 1924, também é um convento de freiras (Irmãs de São José):

Homenagem às freiras

Na confluência da Av. Ana Costa com Rua Goiás, onde se localizam a Igreja e o Colégio São José, posta-se diariamente um carrinho envidraçado, no qual são manipulados e fritos por simpático japão excelentes pastéis.

A clientela é enorme. Aos domingos e quartas-feiras, devido às feiras-livres por ali, a freguesia é tamanha, que chega a empastelar o trânsito...

Certo domingo, por descuido ou falta de ingredientes, alguns pastéis foram fritos sem o devido recheio. Os protestos surgiram:

"- Si, si... - disse o japão - homenagem freiras, não? Pastel COM VENTO bom, não?..."

E sorriu...

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Use.

Saiba mais