Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0077.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 02/04/02 22:26:37
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS
Jânio Quadros em Santos (1) - 1959 e 1961

Iniciando a campanha eleitoral que o levaria à presidência da República pelo breve período de sete meses (de 31/1 a 25/8/1961), e após sete meses de viagem ao exterior, o ex-governador paulista e prefeito paulistano, Jânio da Silva Quadros, desembarcou em Santos em 1959 e percorreu as ruas da cidade.

Toda essa campanha foi feita ao som do jingle Varre, Varre, Vassourinha (ouça, em formato MP3) com farta distribuição ao público das já famosas vassourinhas-símbolo da campanha de Jânio contra a corrupção nacional, que ele pretendia varrer durante seu mandato.

Auto-intitulado o homem do "tostão contra o milhão" (desde os tempos da prefeitura paulistana, Jânio fazia seus discursos serem precedidos pelas "Caravanas da Liberdade" - desfiles barulhentos, com bandas de música e foguetório, organizados pelo Movimento Popular pró-Jânio Quadros (MPJQ). Nos palanques, ele se transfigura: penteado e bem vestido ao iniciar seus discursos, vai se desalinhando e se amarrotando a cada gesto, terminando por sair inteiramente amarfanhado nos ombros da multidão em delírio.

Na política, sua candidatura é uma coleção de siglas partidárias de apoio: UDN, PTN, PDC, PR, PL, dissidências do PSD, PTB, PRP, PSP e PSB. Venceu as eleições com 48% dos votos apurados, exatos 5.636.623 votos, batendo o candidato do PSD, general Henrique Teixeira Lott (32% dos votos) e Adhemar de Barros (20% dos votos apurados). O vice-presidente, eleito em votação separada com 4.547.010 votos, era João Goulart, companheiro de chapa do general Lott. O companheiro de Jânio, Milton Campos, perdeu por diferença bem pequena, pois somou 4.237.719 votos.





Reprodução da enciclopédia Nosso Século, volume 5 (1960/1980), Editora Abril Cultural, São Paulo/SP, 1980 (fotos atribuídas aos Diários Associados)

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Use.

Saiba mais