Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0074b.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 03/13/05 10:20:53
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS
Semafórico funcionava no Monte Serrat (2)

Leva para a página anterior
Ainda existem, embora desguarnecidas, as últimas instalações do Serviço Semafórico de Santos, no alto do Monte Serrat (no último andar do prédio do ex-cassino). O serviço semafórico, entretanto, não se extinguiu. Apenas se modernizou. Como relata esta matéria, publicada em página Web do site Porto Gente, em 28 de fevereiro de 2005:
 

Navio no canal do porto de Santos (Arquivo)
Foto publicada com a matéria

Semafórico do porto de Santos passa de pai para filho
Texto atualizado em 28 de Fevereiro de 2005 às 17h56

Bárbara Farias
jornalista

Há cerca de 70 anos, as entradas e saídas de navios, com destino ao porto de Santos são, além de observadas, registradas. Ao controle do tráfego marítimo portuário é dado o nome de serviço semafórico. Este serviço de informação é oferecido pela família Martins desde o final da primeira metade do século XX.

O primeiro posto de observação localizava-se no alto do Morro do Monte Serrat, no centro da Cidade, devido à vista privilegiada de toda a baía e também do porto. Além do controle do tráfego, a localidade permitia a comunicação de tripulantes com o posto através de códigos de sinais manifestados em bandeiras.

O mesmo local já era utilizado para alertar sobre navios piratas que se aproximavam da costa, há cerca de 500 anos. Assim era possível organizar a defesa da Vila, fundada por Braz Cubas, em 1546. Por essa razão o Morro do Monte Serrat era chamado também de Morro da Vigia.

Silvia Regina Bório Martins, Waldemar Dias Martins Neto e Valdemar Hayden Martins.
Na parede, a foto do patriarca e fundador da empresa, Waldemar Dias Martins
Foto publicada com a matéria

Em 1943, período da Segunda Guerra Mundial, Waldemar Dias Martins abriu a empresa Serviço Semafórico do Porto de Santos S/C Ltda. e inovou a prestação deste serviço que já existia.

Segundo o diretor da firma, Valdemar Hayden Martins, 64, seu pai foi quem criou os boletins informativos sobre o tráfego marítimo, que eram distribuídos aos segmentos portuários da época.

Ao longo dos anos, com o advento de novas tecnologias da Comunicação, o envio dos boletins também se modernizou. Atualmente é feito e distribuído de várias maneiras, durante as 24 horas do dia. "O serviço é contratado de acordo com a necessidade do cliente", afirma Valdemar. Alguns recebem o boletim impresso que é entregue nas companhias, outros via email ou através do site http://www.semaforico.com.br/default.asp, em tempo real.

Operadores na cabine de controle do tráfego do Serviço Semafórico do porto de Santos
Foto publicada com a matéria

 

Recebem o controle do tráfego marítimo do porto de Santos: agências de navegação, comissárias de despachos, transportadoras, fornecedoras de navios e algumas seguradoras.

Os boletins informam os horários de chegada e partida dos navios e onde estão atracados. A empresa permanece em contato direto com a Alfândega, Polícia Federal, Capitania dos Portos e Autoridade Portuária. "Recebemos as informações via rádio, telefone e email, além de também buscarmos outras informações junto às autoridades, relacionadas ao tráfego". As informações são captadas da Codesp e de agências de navegação.

O serviço semafórico recebe duas programações diárias (manhã e tarde) com a movimentação das embarcações, mas procura estar por dentro de qualquer alteração que ocorra durante o percurso dos navios, como atrasos, por exemplo.

O escritório, onde funciona a cabine de controle do tráfego, está situado na orla, no bairro da Ponta da Praia, de onde é possível ver todos os navios que passam pelo canal do porto.

A empresa é administrada também pela esposa de Valdemar, Sílvia Regina Bório Martins. O casal prepara a terceira geração da família para assumir a direção do negócio: o filho caçula Waldemar Dias Martins Neto, 22.

De 1º de janeiro de 2004 a 31 de dezembro de 2004 passaram pelo porto de Santos 4.959 navios, sendo 642 de bandeira brasileira e 4.317 de estrangeira. O serviço semafórico não registra navios de guerra e alguns de pesca, de bandeira internacional. Aportaram, no último mês de janeiro, 416 embarcações, sendo 87,74% de bandeira estrangeira.

Pesquisa sobre dados históricos: http://www.novomilenio.inf.br

Leva para a página seguinte da série