Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0056.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 10/02/08 11:27:05
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS
Santista muda as fronteiras da América Latina

Alexandre de Gusmão praticamente dirigiu a política externa portuguesa por três décadas e promoveu a criação da cidade de Porto Alegre

Irmão do "Padre Voador" Bartolomeu Lourenço de Gusmão, e também da beata peregrina Joana de Gusmão, o santista Alexandre de Gusmão conseguiu estabelecer na Europa um novo conceito de fronteiras, com as gestões diplomáticas que fez e que culminaram na assinatura do Tratado de Madri, em 13 de fevereiro de 1750. Em lugar das linhas fronteiriças estabelecidas pelo Tratado de Tordesilhas, agora as fronteiras seriam estabelecidas segundo a posse efetiva das terras, tendo os acidentes geográficos como limites naturais.

Com isso, de imediato, duplicou assim o território brasileiro, e discretamente introduziu disposições no documento que representariam o anteprojeto da independência dos povos americanos. Não contente ainda, Alexandre de Gusmão ajudou a garantir a posse desse novo território, enviando casais de açorianos ao Sul brasileiro, do que resultou, entre outras ações, a criação da cidade de Porto Alegre.

Veja:

[1] A história de Alexandre de Gusmão

[2] Documentos na Torre do Tombo, em Portugal

 

Veja mais:
Padre santista ensina Europa a voar em balão

Santista foi a primeira peregrina brasileira

Onde era o Largo dos Gusmões?

Bula confirma o Tratado de Tordesilhas: [1] [2]

Leva para a página seguinte da série

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Use.

Saiba mais