Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0051.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 03/22/06 10:50:41
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS
O benfeitor Bernardo F. Browne

Gerente da Cia. City, promoveu inúmeros melhoramentos na Cidade

Santos - e também São Vicente - devem a Bernardo Frederick Browne diversas melhorias importantes, algumas delas desaparecidas com o passar do tempo. Ele assumiu em 1913 a gerência da The City of Santos Improvements & Company Ltd., que fora fundada em 1880 em Londres para operar os principais serviços públicos na Cidade: gás, eletricidade, água e bondes.

Bernardo Browne, homenageado em 1937 pelos seus 25 anos de serviço na City

coreto para retretas na praia (ao lado do Canal 2);

o primeiro campo de futebol iluminado da América do Sul (na Rua Tolentino Filgueiras, inicialmente na esquina da Avenida Washington Luiz e depois mudado para a esquina da Rua José Cabalero, em Santos), com campo murado. Posteriormente, a City se desfez do terreno e construiu outro no bairro do Jabaquara, junto à Santa Casa, também iluminado;

jardins públicos, junto às suas estações ou subestações de bonde ou transformadoras de eletricidade, tais como na Vila Mathias, no Boqueirão, no Marapé e em outros bairros santistas;

um famoso rinque de patinação na Rua XV de Novembro, esquina com a Rua Jacob Emmerich, em São Vicente;

o Jardim da City, atual Praça Coronel Lopes (São Vicente), inteiramente cercado e asfaltado, com vários recantos em elevação, com muitos bancos e iluminação, tendo ao centro o coreto para retretas públicas que já existia na época, depois ampliado para receber grandes espetáculos públicos, inclusive cinema e bailes populares;

excursões de bonde aos domingos à Ilha Porchat e à Biquinha de São Vicente, bem como ao Porto Tumiaru, local muito procurado por sua produção de bananada.

Em janeiro de 1944, a antiga revista mensal santista Flama assim registrou seu aniversário:

Dr. Bernardo F. Browne


Foto publicada com a matéria

A data de 1 de fevereiro assinala o aniversário natalício do dr. Bernardo F. Browne, que durante muitos anos residiu nesta cidade, superintendendo os serviços da Companhia City.

Residindo, presentemente, na Inglaterra, o dr. Bernardo F. Browne tem o seu nome ligado a Santos por atos inesquecíveis. Devem-lhe as sociedades beneficentes os mais assinalados serviços, prestados sempre com uma solicitude admirável. A Santa Casa, a Beneficência Portuguesa e todas as instituições pias de Santos foram por ele largamente beneficiadas.

A cidade teve sempre no dr. Bernardo F. Browne um magnífico servidor, verificando-se a sua participação em todos os grandes empreendimentos aqui realizados. O progresso dos bairros, principalmente, muito deve à sua grande vontade de ser útil à população.

Flama, registrando o natalício do ilustre cidadão, envia-lhe os seus cumprimentos muito sinceros.

Sobre esta personalidade, que foi homenageada com a denominação de uma rua no bairro do Estuário, registra o saudoso jornalista e pesquisador Olao Rodrigues, em sua obra Veja Santos! (2ª edição, 1975, edição do autor, Santos/SP):

Bernardo Browne (Dr.)
Rua - Bairro: Estuário.
C. Praça Visconde de Ouro Preto (21)
F. Rua Cipriano Barata (24)

Lei nº 806, de 12 de janeiro de 1927, promulgada pelo prefeito municipal dr. J. de Sousa Dantas, denominou Dr. Bernardo Browne a Rua nº 246. Resultou do Parecer nº 212, da Comissão de Justiça e Poderes, que adotou o projeto de lei que dava nomes a ruas abertas em terrenos da San Paulo Land Co. Ltd. e dos srs. Cel. Bento Nogueira e Francisco Armando, aprovado na sessão da Câmara Municipal de 12 de janeiro de 1927.

Nessa oportunidade, o vereador J. Carvalhal Filho congratulou-se com a Câmara Municipal pela homenagem pública a vultos que se ligaram a Santos por imarcessíveis serviços, como "o Dr. Bernardo Browne, gerente da Cia. Melhoramentos da Cidade de Santos, cujos interesses estão intimamente ligados aos interesses do Município, havendo-se sempre com habilidade, proficiência e correção no desempenho do cargo".

Bernardo Frederick Browne foi gerente da The City of Santos Improvements Co., hoje Light Serviços de Eletricidade S.A. (N.E.: o texto é de 1975...). Assumiu o cargo a 22 de outubro de 1921 e exerceu-o até 1937, quando se retirou para a Inglaterra, onde faleceu.

Foi colaborador de instituições assistenciais, bem como sua esposa, considerando-se valiosos os serviços que o casal prestou à Santa Casa da Misericórdia e à Sociedade Portuguesa de Beneficência, para apenas citar-se os tradicionais estabelecimentos hospitalares da Cidade.

Como gerente da empresa canadense, procedeu ao serviço de iluminação pública a eletricidade de Cubatão, então bairro de Santos, inaugurado festivamente a 29 de maio de 1922, durante a gestão do prefeito municipal, cel. Joaquim Montenegro.

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Use.

Saiba mais