Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/h0042.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 11/20/04 19:21:42
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS
Tamboréu, um esporte santista

Surgiu em 1937, com dois italianos

Sábados e domingos pela manhã, tempo bom ou tempo ruim, lá estão as quadras, com suas redes armadas à beira d'água. Não tem conversa: jogador que se preza não perde seu tamboréuzinho no fim de semana.

Pois é - pode pensar muita gente - como o santista curte um tamboréu! O que talvez a maioria não saiba é que o tamboréu é um esporte que nasceu em Santos e, praticamente, só se joga aqui. Quando se vê alguém jogando tamboréu em outra cidade, pode contar que é santista... ou foi catequizado por santista.

Foto: Sérgio Eluf
Foto: Sérgio Eluf

Tudo começou com dois italianos, os Danadellis, que chegaram à cidade em 1937. Na bagagem, traziam com eles dois pandeiros de arco de madeira e tampa de couro, com cerca de 35 a 40 centímetros de diâmetro. Ficavam jogando uma bola, um para o outro, nas praias, sem qualquer quadra ou rede.

A moda pegou e algum tempo depois surgiam as quadras, com 20, 18 e finalmente 17 metros (como é a atual), e a rede - a princípio a mesma de tênis - que hoje é exclusiva para o tamboréu.

Nos anos 1940, 1942, o entusiasmo pelo novo esporte já era enorme, e apesar da onda do voleibol, que estava no auge, havia equipes que armavam até três quadras, na praia, para as disputas de tamboréu. Um desses clubes era o Tupis, o primeiro a formar uma equipe e a ganhar em 1947 e 1948 o título de campeão da cidade. Na época, só se jogava em duplas.

Foto: Sérgio Eluf
Depois, grandes equipes foram surgindo: Banco do Brasil, Graussás, Fri-Kik, Estudantes, Fluminense. Em 1949, o pessoal do Tupis passou para o Caravelas e surgiu aí uma das maiores equipes da história do tamboréu, já na época disputado em três duplas.

Em 1954, foi criada a Sub-Comissão Municipal de Tamboréu, ligada à Comissão Central de Esportes da Prefeitura, e iniciaram-se os campeonatos oficiais. Foi um passo para a criação da Liga de Tamboréu. Por essa época, já havia surgido a fortíssima equipe do Banespa e a célebre Brahm's, que, por longo tempo, mandaria no tamboréu da cidade - até seus jogadores passarem para o Fri-Kik e, em seguida, para o Internacional, onde a maioria permanece até hoje.

Surgiram ainda as equipes do Atlético Santista, pioneiro nas quadras de saibro (oficiais) e dono por longo tempo da melhor quadra coberta; e ainda do Tamoios e do Portuários.

Extraído da publicação Comunidade é onde nos sentimos bem, livrete especial da Mobil Oil do Brasil em comemoração ao 25º aniversário de sua Usina de Lubrificantes em Santos, 1982. Textos de Sônia Mateu L. de Abreu, fotografia de Sérgio Eluf.

Até escola


A Escolinha de Tamboréu, na data da inauguração, em 2002
Foto: Diário Oficial de Santos/PMS, 14/5/2002

Com a participação tanto de homens como de mulheres e crianças, funciona desde 11 de maio de 2002 uma Escolinha de Tamboréu, junto ao Posto de Salvamento nº 2, na praia do José Menino. A iniciativa surgiu de parceria entre a Secretaria Municipal de Esportes e a Liga Santista de Tamboréu (LST) e as aulas, gratuitas, começaram então a ser ministradas pelos instrutores GilbertoMolinari e Luiz Carlos Fernandes, da LST.

Sobre esse jogo, a Prefeitura Municipal de Santos destacou, em uma página Web de 2004:

Foto: Prefeitura Municipal de Santos, 2002

O Tamboréu

Responda rápido: qual modalidade esportiva nasceu nas praias de Santos? Se você pensou no tamboréu, acertou em cheio. Dizem que ele é o único esporte genuinamente nacional, surgido em nossa orla há meio século. Similar ao tênis, foi criado na década de 30 por Henrique, João e Santiago Esteves, Ramon Sanches, Danilo Alonso Maestre, Bruno e Luigi Donadelli, Arthur e Pedro Berjon Lopes. Eles jogavam na praia do Gonzaga, em frente à Rua Marcílio Dias, numa quadra riscada na areia.

Durante muitos anos foi praticado somente por homens. Mesmo com campeonatos para diversas faixas etárias, é ainda o esporte preferido dos veteranos. Para quem não sabe, pode ser jogado por quatro (duplas) ou duas pessoas de cada vez. O tamboréu (raquete) é feito em madeira e a bola é a mesma do tênis. A rede possui um metro de altura. A regra do jogo é simples: existe a zona de saque e a área onde a bola deve cair. Cada erro conta ponto para o adversário. E são três sets de dez pontos cada um.

Os principais pontos de encontro dos jogadores de tamboréu e até mesmo sede de campeonatos são: em frente à Av. Conselheiro Nébias, nas quadras do Clube Internacional de Regatas, Gonzaga e canais 1 e 2. Começar cedo, lá pelas 7 ou 8 horas, é uma das características dos adeptos da modalidade. Os praticantes apontam o tamboréu como uma atividade saudável e movimentada. Tudo isso à beira-mar e sob a luz do sol.

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Use.

Saiba mais