Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/fotos314.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 04/20/13 15:57:34
Clique na imagem para voltar à página principal
SANTOS DE ANTIGAMENTE
No tempo dos hidroaviões...

Existiu em Santos um tempo em que, na Ponta da Praia, era possível alugar um hidroavião para um passeio: eles estavam ali à disposição, na areia. Quem recorda essa época é o internauta Mario Leitão, que vem se dedicando a pesquisas sobre a aeronáutica brasileira, e enviou a Novo Milênio estas imagens - cortesia de Wesley Minuano - e o comentário:

"Muitas pessoas contemporâneas se recordam de ter visto junto às margens da represa de Guarapiranga, aqui em São Paulo, um pequeno hidroavião, que fazia vôos panorâmicos sobre a represa. Naturalmente eu me lembrei dele também e fiquei mais curioso em saber quem era e que fim levou. Para minha surpresa , graças à fantástica Internet, encontrei a história toda. Uma parte desta história ocorreu exatamente aí em Santos. Antes de se mudar para São Paulo com toda sua família, ele fazia vôos panorâmicos sobre as praias de Santos.

"Eu me lembrava disto, porém, não tinha como prová-lo. Ontem, encontrei esta prova, a qual estou anexando. Trata-se do hidroavião Republic RC-3 Seabee serie 457 de propriedade de Herbert Cukurs, um lendário capitão-aviador da Letônia (1900-1965). Seus filhos deram continuidade a seu trabalho e voaram com ele até meados de 1985 aproximadamente. A ultima informação obtida para este hidro é que estava em restauro no hangar da Varig no Rio de Janeiro em 2003 e é de propriedade do comandante Silvio T. Comenho."


O hidroavião na Ponta da Praia, na década de 1950
Foto no acervo de Wesley Minuano, enviada a Novo Milênio por Mário Leitão

 


O mesmo hidroavião PP-DKU na represa de Guarapiranga, na Grande São Paulo, em 1980
Foto de Nelson de Barros Pereira, no acervo de Wesley Minuano,

enviada a Novo Milênio por Mário Leitão

 

Mario também chamou a atenção para um detalhe de uma foto publicada no site. Bem no centro da imagem, entre as duas palmeiras e semi-encoberto por um vaso do jardim, pode ser visto o mesmo hidroavião:

 

Foto pertencente ao acervo da família Marmol e publicada no site da Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem)

 


A mesma aeronave, funcionando como táxi-aéreo, em 1958, na Ponta da Praia
Foto publicada na página Cidade de Santos do site Facebook (consulta em 22/7/2011) 

Esta imagem é do hidroavião de Cukurs, nos tempos em que ele atuava no Rio de Janeiro, junto à Lagoa Rodrigo de Freitas:

Foto enviada a Novo Milênio por Mário Leitão, em 31/7/2011

 

Em julho de 2011, Mario Leitão enviou novas imagens e informações sobre o avião: "Mais fascinante ainda é a historia de Cukurs. Ele era um ás da aviação. Fabricou seu próprio avião e deu a volta ao mundo com ele. Quando o nazismo começou a dominar a Europa, ele veio para o Brasil e se instalou na Lagoa Rodrigo de Freitas. Prosperou fazendo passeios de barcos até conseguir seu primeiro hidroavião. Foi ele quem trouxe para o Brasil o esqui aquático e inventou os pedalinhos. Quando recusou uma proposta de sociedade em seu comércio, acabou por ser acusado de nazista.

 

"Para encurtar a historia: teve que se defender até conseguir da Policia Federal um documento declarando que ele também era uma vítima do nazismo e por isso estava no Brasil. Isto feito, resolveu mudar-se com toda a família para Santos. Foi nessa época que foram tiradas as fotos na Ponta da Praia.

 

"Um dia ele voou a São Paulo e pousou na represa de Santo Amaro, em Guarapiranga. Foi o suficiente para se transferir com tudo para Santo Amaro, tendo escolhido o lado da Riviera, onde comprou terrenos e construiu sua casa. Justamente o lado mais inacessível da região na época. Porem, vinha alugar seu avião do lado de Interlagos, onde havia movimento.

 

"Teve mais de um avião. Seus filhos o acompanhavam pilotando e navegando com os aviões e os barcos. Um dia foi convidado a uma viagem a Montevidéu, atraído por uma proposta de negócios. Mal sabia que era uma emboscada. Seu erro foi ter ido desacompanhado. Foi assassinado. Acessando a Internet, pode-se perceber que ainda hoje há controvérsias sobre a história verdadeira. Os Caçadores de Nazistas têm outra interpretação sobre a história".

 

O Girocóptero inventado por Cukurs,  nos tempos em que residia nas margens da represa de Santo Amaro/SP, sendo demonstrado na areia da praia, em Praia Grande/SP (por não haver na represa local para funcionar como pista de pouso):

 


O girocóptero inventado por Cukurs, sendo demonstrado na areia da praia em Praia Grande/SP
Foto: arquivos Cukurs, enviada a Novo Milênio por Mário Leitão, em 31/7/2011

 

Mario Leitão conta que, mais tarde, Cukurs substituiu as rodas do aparelho por dois flutuadores e passou a rebocá-lo com um barco.

Outro aparelho, em 1936:


PRAIA - Foto tirada na Ponta da Praia, em Santos, retrata um moento de lazer de Ida Lomgobardi Malusardi e Sylvio Malusardi, então criança. A imagem, de 1936, registra ao fundo uma aeronave de pequeno porte aterrissada na areia
Foto: acervo de Sylvio Malusardi, publicada na seção Foto do Passado, do jornal santista A Tribuna, página A-10 da edição de 10 de abril de 2013

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Use.

Saiba mais