Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/calixt192.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 07/25/10 13:38:26
Clique na imagem para ir à página-índice de Benedito Calixto
TELAS DE BENEDITO CALIXTO
Cristo no Calvário

Algumas telas  de Calixto só podem ser vistas pelo público em raros períodos, como neste caso em que a exposição foi feita pelo Santuário do Carmo, em Santos, por breve período de 2006 (e em 2010, na igreja do Senhor dos Passos, da Irmandade que encomendou essa tela ao pintor, em 1900). O fato foi registrado na imprensa, como nesta matéria do Diário Oficial de Santos, de 5 de abril de 2006, página 7:

Foto: Vagner Dantas, publicada com a matéria

Tela de Benedicto Calixto será exposta no Santuário do Carmo

Uma parte da história religiosa e artística da Cidade será retomada com a reapresentação ao público da obra Cristo no Calvário, de Benedicto Calixto (foto), sábado, a partir das 19 horas, no Santuário do Carmo. A pintura ficará em exposição até o próximo dia 14.

A tela, de 9 metros de altura por 5,30 de largura, foi pintada em meados de 1900. Calixto utilizou tintas finas e cola para retratar a Paixão de Cristo. A obra passou, a partir da Sexta-feira Santa de 1901, a ser exposta todos os anos, até 1956, diante do altar-mor do Santuário.

A partir de agosto de 1966, quando a Irmandade se instalou em sua sede definitiva, na Paróquia do Senhor dos Passos, a tela não foi mais exposta, segundo a Irmandade, "devido às novas diretrizes do Concílio Vaticano II, que preconizavam limitação da exposição de imagens nas igrejas".

Com a criação do Museu de Arte Sacra de Santos, a Mesa Administrativa da Irmandade dos Passos confiou à guarda do Museu diversos objetos de arte e de culto, entre eles o quadro Cristo no Calvário de Calixto.

Nos últimos dois anos, em diversos contatos, frei Lino de Oliveira demonstrou interesse em que o quadro voltasse a ser exposto no Santuário do Carmo, na Semana Santa. A iniciativa tem o apoio da Prefeitura, por meio das secretarias de Cultura, Turismo e Obras e Serviços Públicos. O endereço é Praça Barão do Rio Branco, 16 - Centro Histórico. Informações pelo telefone  3234-5566.

Foto: Vagner Dantas, publicada em 7 de abril de 2006 (página 6) do Diário Oficial de Santos

O mesmo Diário Oficial de Santos retomou o assunto, em 8 de abril de 2006, página 9:

Imagem: divulgação, publicada com a matéria

CULTURA

Pintura de Benedicto Calixto fica em exposição no Carmo

Quando as portas do Santuário do Carmo forem abertas hoje, a partir das 19 horas, Santos terá de volta um importante marco da história religiosa e artística da Cidade, com a reapresentação ao público da obra Cristo no Calvário, de Benedicto Calixto. A imensa tela, que tem 9 metros de altura por 5,30 de largura, ficará em exposição até o próximo dia 14.

Pintada em meados de 1900, a pedido da Irmandade de Nosso Senhor Bom Jesus dos Passos (fundada em 1760, com sede até 1956 no Santuário do Carmo, no Centro Histórico de Santos) a obra retrata a Paixão de Cristo.

Na reapresentação da obra haverá a celebração de uma cerimônia litúrgica e apresentação da Camerata de Violões Heitor Villa-Lobos. A entrada é franca. Entre os dias 10 e 14 a Secretaria de Turismo realizará visitas monitoradas ao Santuário. Os interessados devem entrar em contato pelo telefone 3201-8000. O endereço é Praça Barão do Rio Branco, 16 - Centro Histórico. Informações pelo telefone 3234-5566.

Ainda no Diário Oficial de Santos, em 11 de abril de 2006, página 24 (última):

Foto: Vagner Dantas, publicada com a matéria

CULTURA

Tela de Benedicto Calixto é exposta ao público após 40 anos

A obra Cristo no Calvário, de Benedicto Calixto, foi reapresentada ao público após 40 anos, em cerimônia religiosa na noite de sábado. A tela, que ficará exposta até sexta-feira, pode ser vista das 9 às 19 horas no Santuário do Carmo, na Praça Barão do Rio Branco, 16, Centro Histórico.

A reapresentação do painel é fruto do empenho da Prefeitura, da Irmandade dos Passos, frades carmelitas e da comunidade do Santuário do Carmo. Durante a celebração religiosa, a Camerata Heitor Villa-Lobos, dirigida pelo maestro Antonio Manzioni, e o Coral de Canto Gregoriano do Projeto Cultural UniSantos encantaram o público.