Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/bonden32.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 12/29/02 10:14:18
Clique na imagem para voltar ao índice desta série
BONDES NO BRASIL
Campos do Goytacazes (Campos)/RJ

Foto cedida pelo pesquisador norte-americano Allen Morrison, de New York/EUA

Na foto acima, a última viagem do bonde elétrico em Campos. A cidade foi a primeira no Brasil - até mesmo antes de Rio de Janeiro e São Paulo - a contar com iluminação pública elétrica, em 24/6/1883, mas foi a 32ª cidade brasileira (uma das últimas) a instalar bondes elétricos.

Em 19/9/1875, a Ferro-Carril de Campos inaugurou um serviço de bondes com tração animal que foi o único transporte sobre trilhos na cidade por 41 anos. Já em 1891 começaram a surgir propostas para construir uma linha através do rio em Guarulhos, mas nada se materializou.

A Companhia Brasileira de Tramways, Luz e Força (CBTLF) foi organizada em 13/8/1914 e, depois de muitos atrasos, testou o primeiro bonde elétrico em Campos em 28/9/1916. A exploração comercial da linha - que tinha bitola métrica -  começou em 14/10 e o sistema de bondes elétricos foi inaugurado formalmente em 5/11/1916, na presença do governador do Rio de Janeiro, Nilo Peçanha, e do presidente brasileiro, Wenceslau Braz.

Em 1918, o sistema foi fechado devido a problemas elétricos e alguns dos veículos foram adaptados para rodar com gasolina. A operação elétrica retornou e o sistema foi municipalizado em 1923, passando para a empresa Serviços de Força, Luz e Viação em 1928, para a Serviços Industriais do Estado em 1934, e, finalmente, para a Serviços Industriais do Norte do Estado (Sine) em 1942. Em 1940, o sistema de bondes de Campos adquiriu dez veículos fechados que pertenciam ao abandonado sistema de bondes de Petrópolis e, após a Segunda Guerra Mundial, adquiriu bondes abertos que haviam sido usados por Niterói.

Em 1958 o Sine comprou nove trólebus Vetra franceses que haviam sido usados por Niterói e substituiu os veículos usados nas linhas próximas a estação ferroviária. Ônibus a diesel foram colocados em outras rotas nos anos seguintes e o último bonde em Campos, de prefixo 14, rodou até o cemitério do Caju em 15/11/1964. O serviço de trólebus foi encerrado em 12/6/1967 e os veículos foram vendidos em Volta Redonda, para desmanche.

O bonde 14 remanescente foi mostrado no centro cívico Oswaldo Lima em outubro de 1977. Dez anos depois, personalidades da cidade formaram a "Comissão Bonde 14" para restaurá-lo e preservá-lo em um museu.

A viagem pelos trilhos do Brasil continua...

Carlos Pimentel Mendes