Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/bairro63b.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 08/20/13 23:11:27
Clique na imagem para voltar à página principal

SANTOS - BAIRROS - mapa - V. Alemoa <<-- escolha o retorno

Vila Alemoa (1)

Leva para a página anterior

Matéria publicada na versão digital do jornal santista A Tribuna em 19 de dezembro de 2006:


Incêndio na favela da Alemoa deixa quase mil desabrigados

 

Mais de 200 barracos foram destruídos. Cerca de 150 pessoas estão abrigadas em escola. Para ajudar os moradores, o Sistema A Tribuna recolhe doações na portaria do Parque Gráfico, no Centro.

 

Foto: Carlos Marques, publicada com a matéria

Terça-Feira, 19 de Dezembro de 2006, 07:48

Incêndio em favela destrói mais de 200 barracos em Santos

De A Tribuna Digital
Atualizado às 20h42

Um incêndio destruiu mais de 200 barracos na Favela da Alemoa, uma das mais antigas de Santos, e deixou quase mil pessoas desabrigadas na madrugada desta terça-feira. O fogo começou por volta das 2h30 e durou aproximadamente quatro horas. O acidente foi considerado de grandes proporções, mas não houve vítimas fatais.

Cerca de 7.500 metros quadrados foram destruídos. Somente as casas de alvenaria foram preservadas. Quinze equipes do Corpo de Bombeiros de Santos e de outras cidades da região trabalharam no combate às chamas.

De acordo com os bombeiros, o problema foi controlado por volta das 6h15. Em função da fumaça gerada pelo incêndio, algumas pessoas passaram mal e tiveram que ser socorridas nas viaturas de Resgate dos Bombeiros, mas nenhuma precisou ficar internada.

A causa do incêndio ainda não foi confirmada, mas pode ter começado devido a um curto-circuito em uma ligação elétrica clandestina.

Até o final da tarde, 147 famílias haviam sido cadastradas no Centro de Referência e Assistência Social da Alemoa, totalizando cerca de 700 pessoas. Desse total, em torno de 150 estão abrigadas na Unidade Municipal de Educação (UME) Osvaldo Justo, no Chico de Paula.

Estado de emergência - Segundo moradores, chegou a faltar água, e caminhões-pipa de empresas de Cubatão foram enviados à favela para ajudar a apagar as chamas.

O prefeito João Paulo Tavares Papa esteve no local na madrugada desta terça-feira e decretou estado de emergência visando realocar recursos para acomodar as vítimas do incêndio, reconstruir as casas ou até mesmo providenciar outras opções de moradia.

"Já temos projetos de construção de conjuntos habitacionais para a região, incluindo a Alemoa, mas o caso exige solução emergencial, rápida o suficiente para acomodar as pessoas antes do início das aulas".

Campanha - Para ajudar as vítimas do incêndio na Vila Alemoa, o Sistema A Tribuna de Comunicação também está engajado no movimento de ajuda e convidando os interessados a se integrar à ação de auxílio às famílias.

Qualquer tipo de utensílio doméstico pode ser doado, além de alimentos não- perecíveis, roupas, calçados, colchões, móveis, eletrodomésticos e até mesmo brinquedos.

As doações podem ser feitas na Rua João Pessoa, nº 339/345, na portaria do Parque Gráfico de A Tribuna, no Centro da Cidade. Com informações da TV Tribuna.

Outros postos de arrecadação:
Sede do FSS (Av. Conselheiro Nébias, 388)
Paço Municipal (Praça Mauá s/nº)
Secretarias Municipais
Complexo do Rebouças (Ponta da Praia)
Seduc (sede da Assis Corrêa, 20)
Banco do Brasil (da Rua XV de Novembro)
Prodesan (Praça dos Expedicionários, 10 - Gonzaga)
Administração Regional da Zona Noroeste (Av. N.S. Fátima, 456 – Chico de Paula)
UME Oswaldo Justo (R. Ana Santos, 125 – Chico de Paula)

Leva para a página seguinte