Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/b990923.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 09/08/00 15:02:40
Clique na imagem para ir ao índice de O Bonde/Index: click here
Notícias do bonde:

23/SET/1999

BONDE FOI RESTAURADO PELA CET

O bonde turístico do Gonzaga foi totalmente restaurado por mão-de-obra especializada nas oficinas da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a pedido da Secretaria de Esporte e Turismo, responsável pelo equipamento. Vários pontos da estrutura metálica que estavam deteriorados já foram recuperados, bem como a parte de madeira, que se encontrava apodrecida. Algumas peças chegaram a ser refeitas.

Clique para ver a imagem em tamanho maior

A equipe da CET responsável pela recuperação do bonde é formada por oito profissionais – dois marceneiros, um funileiro e cinco pintores. As peças foram polidas na tonalidade bronze para resgatar o aspecto original. As laterais internas de madeira, as portas e as janelas foram trocadas e envernizadas. Na parte interna do veículo, o balcão de fórmica que servia para expor material de divulgação da Cidade foi retirado, dando lugar aos bancos de madeira originais.

O piso foi todo refeito, recebendo um revestimento de borracha antiderrapante. As paredes externas foram pintadas de verde e os friso e filetes de dourado – cores da época em que o bonde funcionava. Para dar maior luminosidade ao bonde durante a noite, a CET instalou um conjunto de refletores no solo.