Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/b110924a.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 12/08/12 12:22:36
Clique na imagem para ir ao índice de O Bonde/Index: click here

Notícias do bonde:

DIÁRIO DO LITORAL, 24/SETEMBRO/2011 (páginas 1 e 4)


EM JANEIRO - No bonde, com café - Nas comemorações dos 11 anos do Bonde Turístico de Santos, o prefeito João Paulo Papa anunciou ontem o lançamento do Bonde do Café, com degustação, que deve começar a circular pelo Centro Histórico em janeiro. Além disso, foi anunciada a criação do Museu do Bonde para 2013

Foto: Lucas Baptista/DL, publicada na página 1

CIDADES

Bonde com café: essa combinação deve começar a circular em janeiro

Da Reportagem

A partir de janeiro, os passageiros da linha turística do bonde de Santos vão poder degustar o tradicional café, o mesmo servido no Museu do Café, enquanto fazem o passeio pelo Centro Histórico. Essa é a promessa da Prefeitura da Cidade, anunciada ontem, para marcar o aniversário de 11 anos da atração turística.

O projeto intitulado Bonde do Café foi elaborado, de acordo com o prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa, para valorizar e qualificar ainda mais os atrativos da linha turística e reforçar a revitalização do Centro Histórico e do Valongo.

Um novo bonde será implantado à linha, para incorporar a frota atual. O presidente do Santos e Região Convention & Visitors Bureau explicou, ontem no evento, que o projeto consiste em adaptar o modelo italiano para instalação de uma cafeteria em seu interior. O investimento no veículo será de R$ 100 mil.

O anúncio foi realizado no Armazém 12, ao lado da Estação Ferroviária do Valongo, que se transformará no Museu do Bonde, no segundo semestre do próximo ano. O local vai passar por reforma e se tornará uma garagem para os veículos. Além disso, será aberto para visitação e servirá de oficina de manutenção, também disponível aos visitantes e projeto social para jovens.

O evento contou ainda com bolo e Parabéns a Você, em comemoração aos 11 anos da linha turística, além de apresentação musical com José e Daniel Simonian e os jovens da Oficina de Choro e Cidadania do Mercado Municipal.

Retrospectiva – Desde a volta do bonde, em 23 de setembro de 2000, com um carro circulando pelas ruas do bairro, são mais de 1.029 milhão de passageiros conduzidos em passeio único, em incentivo à história e cultura.

Em 2009, a Prefeitura ampliou a linha turística, aumentando o trajeto de 1,7 km em mais 1,2 km. No final do mesmo ano, o anel viário do bonde foi completado com mais 2,1 km. O passeio atual tem cerca de 5 km e circula por ruas, praças e avenidas do Centro Histórico e do Valongo.

Em julho deste ano, o bonde transformou-se no Baleião, para homenagear o tricampeonato do Santos FC, na Libertadores da América.

Com monitoria de guia de turismo, o bonde percorre prédios, igrejas, monumentos e praças que retratam capítulos da história do Brasil e de Santos.

Ao todo, o bonde passa por 40 pontos de interesse turístico e faz paradas no Outeiro de Santa Catarina e no Palácio Saturnino de Brito, sede da Sabesp. Circula de terça-feira a domingo, das 11 às 17 h, com embarque na Praça Mauá. O bilhete custa R$ 5,00. Agendamento para grupos no telefone 3201-8000.


Bonde do Café deve começar a circular em janeiro, anuncia Papa

Foto: Lucas Baptista/DL, publicada na página 4