Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/b081130.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 03/29/09 20:45:27
Clique na imagem para ir ao índice de O Bonde/Index: click here

Notícias do bonde:

Jornal A TRIBUNA, 30/NOV/2008, página A-3


Material publicitário de época foi recuperado por técnicos da FAMS
Foto: Adalberto Marques, publicada com a matéria

RESGATE

Anúncios antigos decoram o Bonde Turístico do Gonzaga

Equipamento que abriga posto de informação passou por ampla reforma

Luigi Di Vaio

Da Redação

Bairro mais turístico de Santos, o Gonzaga retomou ontem o seu bonde: o Bonde Turístico que, sem sair dos trilhos, é um Posto de Informações Turísticas situado na Praça das Bandeiras.

O equipamento estava fechado para reforma desde 1º de outubro e recebeu envernizamento, teve as chapas pintadas e trocados o piso e o assoalho, além de uma revisão na parte elétrica. O Bonde Turístico foi impermeabilizado e foram substituídas as chapas laterais.

Além do atendimento de turistas e distribuição de folhetos e de um mapa com os principais pontos de atração do Município, o equipamento traz, em seu interior, anúncios antigos de produtos (alguns deles não existem mais), que foram recuperados por técnicos da Fundação Arquivo e Memória de Santos (FAMS).

Vale a pena ver, por exemplo, a propaganda da Grapette: "Quem bebe repete..."

Segundo explicou a recepcionista Daniella Martinez, o que os turistas, principalmente os de cruzeiros marítimos, basicamente querem saber são informações sobre restaurantes e locais de compras, como shoppings. Para atender esse público, todos os recepcionistas do equipamento são bilíngües - falam Inglês ou Espanhol.

Durante o tempo em que o bonde passou por reforma, o Posto de Informações Turísticas atendeu no Posto 3, um pouco mais afastado da Praça das Bandeiras. A média de atendimento continuou a mesma: 100 por fim de semana.

O material que tem maior procura é o mapa da Cidade (cerca de 50 são distribuídos por fim de semana), cedido gratuitamente. Além deste, o turista pode contar com folheteria específica, como a que dá informações de igrejas e santuários, ou a das escunas e ecoturismo.

NÚMERO

100

atendimentos a turistas que procuram informações sobre a Cidade são feitos por fim de semana

 

Linha turística - Junto ao Bonde Turístico fica a parada da Linha Turística Conheça Santos, que percorre a orla, Centro e Porto. Ela funciona aos sábados, domingos e feriados, das 9 às 17 horas. A passagem custa R$ 7,50 e os turistas podem parar em qualquer atração e depois reembarcar no ônibus.

SERVIÇO: O Posto de Informações Turísticas na Praça das Bandeiras (Gonzaga) funciona diariamente das 8 às 20 horas. Não foram definidos os horários para o Natal e Réveillon.