Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/b060125.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/28/06 10:59:13
Clique na imagem para ir ao índice de O Bonde/Index: click here
Notícias do bonde:

A TRIBUNA, DE SANTOS - 25/JAN/2006


Papa foi o condutor na viagem inaugural do bonde que veio do Porto
Foto: Paulo Freitas, publicada com a matéria

Santos terá um Museu Vivo do Bonde, com exemplares vindos de várias partes do mundo. A concretização da idéia só está dependendo da ampliação da atual linha turística no Centro da Cidade, que tem 1,7 quilômetro.

Aniversário: mais uma atração

Patrícia Diguê
Da Reportagem

Santos terá um Museu Vivo do Bonde, com exemplares vindos de várias partes do mundo. A concretização da idéia só está dependendo da ampliação da atual linha turística no Centro da Cidade, que tem 1,7 quilômetro.

Segundo o prefeito João Paulo Tavares Papa, o edital de licitação para escolher a empresa que ampliará a rede para 5,2 quilômetros sairá até 15 de fevereiro. O anúncio foi feito na tarde de ontem, na festa de entrega de mais um bonde para a linha, na Praça Mauá, no Centro.

Outros dois bondes, também vindos de Portugal, ainda serão restaurados. O prefeito anunciou a doação de modelos que virão do Paraguai e da Itália. A Prefeitura ainda tenta trazer um outro exemplar dos Estados Unidos.

Segundo Papa, a doação da Prefeitura de Assunção, no Paraguai, foi confirmada ontem, em reunião com uma comitiva da cidade. "Vamos mandar para lá uma equipe para ajudá-los na recuperação de dez bondes e, em troca, eles vão doar um bonde para Santos". Trata-se de um modelo construído na Bélgica, no início do século passado, que operou até a década de 60.

Festa - A entrega do bonde português número 193, que foi doado pela cidade do Porto no ano passado, fez parte das comemorações pelos 460 anos de fundação de Santos. Havia um clima de festa, com centenas de pessoas disputando um lugar para acompanhar o passeio inaugural. Para animar o público, houve apresentação do Rancho Folclórico Vasco da Gama.

O bonde reformado foi guiado pelo próprio prefeito, acompanhado por diversas autoridades. Entre os convidados, o ex-prefeito Beto Mansur.

O aposentado José Ruiz Soares de Abreu, de 69 anos, fez questão de participar da entrega. Ele lembra com carinho da época em que era bancário e precisava pegar o bonde todos os dias para ir trabalhar.

Os três bondes portugueses foram cedidos pelo Museu do Carro Elétrico da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto, em maio do ano passado. O prefeito esteve na cidade portuguesa para assinar a doação.

Mas o transporte dos veículos só foi viabilizado em setembro, com a ajuda de empresas da Cidade (Grupo A Tribuna, representado ontem pela diretora de Marketing, Renata Santini Cypriano; Aliança Navegação e Logística; Companhia Orey-Alemoa; Grupo Rodrimar; Hotel Palácio Lousã, de Portugal e Mehanna Khamis Associados) e dos empresários Emídio Mendes e Geraldo Pierotti.

Orgulho - A restauração do primeiro bonde levou 100 dias e foi executada por funcionários da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Na cerimônia, eles foram homenageados pelo prefeito.

O carpinteiro Antônio Carlos Prado Rocha falou com orgulho do serviço, que considera artesanal. "É gratificante ver como ele chegou e como ficou agora’’. Rocha, de 49 anos, chegou a utilizar o meio de transporte quando era adolescente. ‘‘Andei muito de bonde quando era patrulheiro", lembra. A reforma, que procurou manter as características originais do veículo, custou R$ 90 mil.

Papa comentou, em seu discurso, que Santos vem sendo reconhecida internacionalmente por sua preocupação com o patrimônio histórico. "Temos muita história para contar e muita coisa para comemorar".

Por causa do aniversário da Cidade, até amanhã, o passeio de bonde pelo Centro será gratuito. Ele funciona de terça-feira a domingo, das 11 às 17 horas. A passagem custa R$ 0,50 (menores de 5 anos e maiores de 60 não pagam).