Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/b040126.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 03/13/04 16:42:31
Clique na imagem para ir ao índice de O Bonde/Index: click here
Notícias do bonde:

A TRIBUNA - SANTOS - 26/JAN/2004

CARNAVAL
Bonde terá linha estendida até o Outeiro 

Da Reportagem

Há três anos, ele virou a coqueluche da Cidade e um dos equipamentos mais procurados pelos turistas. O famoso Bonde, que está podendo ser visto por todo o Brasil nas cenas da minissérie global Um Só Coração, terá seu percurso ampliado até o Outeiro de Santa Catarina, onde começou a Cidade. Com o aumento da linha, o passeio passará a durar 30 minutos, ao invés dos 15 atuais.

O projeto para ampliação de um quilômetro da linha do Bonde está orçado em R$ 1 milhão 790 mil. Segundo informações do secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antônio Carlos Silva Gonçalves, ainda não é possível determinar uma data para o início da obra.

"Estamos aguardando a assinatura de convênio com o Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade). Dependemos disso para poder dar início à obra", explicou.

Com o aumento do trajeto, o Bonde passará pelo Pantheon dos Andradas, na Praça Barão do Rio Branco. O local, inaugurado em 1923, fica ao lado do Conjunto do Carmo e abriga o jazigo das cinzas de José Bonifácio de Andrada e Silva, o patriarca da Independência do Brasil, e de seus irmãos, Antônio Carlos, Martim Francisco e Padre Patrício Manoel.

A Alfândega e Casa do Trem Bélico também serão locais beneficiados com o novo percurso. O retorno do passeio, de acordo com o projeto, será pela Rua General Câmara.

Recorde de público - Desde a reinauguração, 170 mil pessoas já passearam de bondinho. Nessa temporada, cerca de 500 pessoas utilizam o equipamento diariamente. No último dia 13, o Bonde registrou recorde de público, com 1.224 pessoas.

"Tanto os turistas como os moradores estão adorando realizar o passeio de bondinho pelo Centro Histórico. O Bonde é a memória viva da história de Santos e do Brasil", destaca a guia de Turismo e coordenadora do Bonde, Helena Hartmann.

Atuando no Bonde estão três vovôs (Projeto Vovô Sabe Tudo), duas guias de turismo, dois motorneiros e dois condutores. As saídas, que acontecem da Praça Mauá, no Centro, são realizadas de segunda a sexta-feira, das 11 às 17 horas e aos sábados, domingos e feriados, das 11 às 19 horas. O bilhete custa R$ 0,50.