Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/b020121.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/25/02 19:15:07
Clique na imagem para ir ao índice de O Bonde/Index: click here
Notícias do bonde:

21/JAN/2002

BONDE CAMARÃO FOI TRANSPORTADO PARA O CENTRO

Numa operação que exigiu cuidados e técnicas especiais de transporte, o bonde camarão saiu, no último sábado (19), das oficinas da Companhia de Engenharia de Tráfego, onde ficou um ano sendo restaurado, para a garagem da Estação do Valongo. Ali, a mais nova coqueluche da Cidade receberá da equipe especializada da CET os últimos detalhes de um trabalho artístico que começou a ser realizado em janeiro de 2001.

Nesta semana, o pessoal da empresa estará colocando os vidros das janelas, acertando o mecanismo das portas móveis, polindo mais um pouco os metais dourados, dando os últimos retoques no verniz dos bancos, teto e assoalho de madeira. Tudo deverá estar pronto, bonito e em perfeitas condições de funcionamento até as 11h30 de sábado (26), quando a Prefeitura dará o Bonde 40 de presente à população santista.

A festa de entrega será na Praça Mauá, e tanto no sábado quanto no domingo as viagens no bondinho serão gratuitas. Além desse presente, santistas e os milhares de turistas que estão na cidade nesta temporada poderão participar de uma grande festa programada pela Administração Municipal, com shows musicais, queima de fogos, exposição de fotos, soltura de balões etc. Após a entrega, o bonde camarão fará o mesmo trajeto do Bonde Turístico, que circula desde setembro de 2000 pelas ruas do Centro Histórico, fazendo um trajeto de 1.700 metros.
 
Os serviços de marcenaria, funilaria, mecânica e elétrica foram feitos na própria CET, assim como a confecção de algumas peças. Apenas aquelas que exigiam mão-de-obra especializada foram fabricadas em outros locais. O bonde fechado que será colocado em circulação foi encomendado à Companhia Hurst Nelson, produtora de bondes com fábrica em Motherwell, subúrbio de Glasgow, a capital da Escócia, em 27 de fevereiro de 1911, junto com mais 19 veículos, segundo o especialista em transportes públicos Allen Morrison.

Cleide Quintas