Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/b000926.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 09/28/00 13:36:02
Clique na imagem para ir ao índice de O Bonde/Index: click here
Notícias do bonde:

DIÁRIO OFICIAL DE SANTOS (capa e página A) - 26/SET/2000

Grande festa marca volta do bonde ao Centro Histórico

Emef Maria Bernal festeja aniversário com homenagem à Primavera
‘Semana do Idoso’ tem início com baile

Ano XII - terça-feira, 26 de setembro de 2000 - nº 2.818

Turismo
Bonde Turístico é inaugurado no Centro Histórico
Quem não esteve, na tarde de sábado, na Praça Mauá, em frente ao Paço Municipal, no Centro da Cidade, literalmente, perdeu o bonde. Mais de 3 mil pessoas, de acordo com estimativas da Polícia Militar e Guarda Municipal, assistiram à inauguração do Bonde Turístico do Centro Histórico de Santos, que, por volta das 16h30, partiu para sua primeira volta oficial, ao longo do circuito montado pela Prefeitura, completamente lotado de munícipes, autoridades e jornalistas.

Durante cerca de vinte minutos, durante o percurso, as pessoas e os passageiros saudavam-se com acenos e aplausos. Era bem-vinda a volta aos tempos em que o bonde foi o principal veículo de transporte da Cidade. Enquanto isso, a cada curva meticulosa e bem traçada, o motorneiro e o condutor (cobrador) eram homenageados, com grande euforia por todos.

Desde o meio-dia, centenas de pessoas já estavam na praça assistindo às diversas atividades culturais (exposição de carros antigos, mural, estandes, música e dança) preparadas para a data. Entre elas, as que mais chamaram a atenção foram o mural com fotos dos antigos bondes, preparado pela Fundação Arquivo e Memória de Santos, e textos contando a história e curiosidades deste meio de transporte, e a exposição de carros antigos.

Numa colaboração do Clube dos Automóveis Antigos de Santos, a exposição trazia réplicas e veículos autênticos de várias épocas, Mercedes, Chevrolet, Karman-Guia e Ford, completavam todo o agradável clima de recordação e viagem no tempo.

As crianças também puderam se divertir com a apresentação especial da turma do Ronald’s McDonald, o personagem símbolo da lanchonete McDonalds. Os personagens estiveram fazendo teatrinho e brincadeiras com a criançada que compareceu ao Centro. A iniciativa partiu da direção do McDonalds localizado na General Câmara, que quis prestar uma homenagem ao lançamento de mais uma atração turística na Cidade.

BENÇÃO - Antes da primeira viagem, frei Rozântimo Antunes, reitor do Santuário de Santo Antonio do Valongo, um dos locais históricos por onde o bonde passará, assumiu a palavra e irmanou os presentes numa oração para o sucesso não só do bonde, mas de todos aqueles que passam a trabalhar na condução e manutenção do veículo. “Hoje nós reavivamos a nossa história. Um povo que tem história é um povo que tem futuro, por isso pedimos as bênçãos de Deus, e espargimos esta água benta, lembrando a água do nosso batismo”, disse.

GM garante segurança aos usuários da linha
Para que a segurança no passeio do Bonde Turístico seja completa, a Guarda Municipal de Santos (GM) estará mobilizando uma parte do seu efetivo para a função de vigilantes durante as viagens do bonde. Cada volta do bonde, em princípio, terá a presença de dois guardas municipais.

De acordo com o comando da Guarda, não é somente no fator segurança que a corporação estará colaborando. Se houver qualquer emergência com passageiros, o guarda municipal auxiliará, pois está treinado para prestar o melhor atendimento à população.

Nos finais de semana, quando o bonde estiver realizando a volta turística, com duração aproximada de duas horas, parando nos principais pontos históricos, além dos guardas que estarão no veículo, também haverá um em cada uma das paradas.

‘Viremos nos finais de semana, até a saudade passar’

Nos mais jovens, a curiosidade em ver em funcionamento, pela primeira vez, um bonde era grande. Afinal, se tratava de uma peça que nunca fez parte do seu dia-a-dia. Para os mais velhos, a emoção foi redobrada. A inauguração de sábado foi além da solenidade. Significou o reencontro com um velho amigo.

“Andei muito de bonde. Compras, trabalho, passeio, namoro, tudo o que fazíamos, sem carro - e olha que não era muita gente que tinha carro - era de bonde. E eram pontuais, dava pra acertar o relógio pelo horário em que passavam pela rua da gente”, lembrou o comerciante aposentado do ramo de bares e restaurantes, Manuel Lourenço.

Para Joaquim Marques Eva, português de nascimento e morador da Cidade desde 1940, o bonde turístico é o fim da saudade. “Esta é uma medida linda. Aprovo e assino a colocação deste bonde aqui no Centro. Eu e minha esposa Wanda, viremos todos os finais de semana, até a saudade passar”, brincou.

Ano XII - terça-feira, 26 de setembro de 2000 - nº 2.818

Foto: Cândido Gonzalez - Prefeitura Municipal de Santos
Frei Rozântimo, em foto de Cândido Gonzalez - Prefeitura Municipal de Santos
Foto: Cândido Gonzalez - Prefeitura Municipal de Santos

Esta é uma reprodução das versões eletrônica e impressa (fotos em tamanho maior) do Diário Oficial de Santos.