Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/real/ed143l.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 08/08/05 15:21:57
Clique aqui para ir à página inicial de Perspectiva
Edição 143 - Ago/2005
Construção

Costa Blanca Residence: em fase de acabamento

Apartamentos de alto luxo com três suítes e ampla área de lazer

A Anamar Empreendimentos Imobiliários está construindo na Avenida Almirante Cóchrane, 72, Canal 5, em Santos, o Edifício Costa Blanca Residence. Classificado no segmento de alto padrão, o Costa Blanca entrou na fase de acabamento e tem entrega programada para dezembro de 2005. Ele marca a 13ª obra da Anamar, que já produziu mais de 500 unidades em Santos e São Vicente, totalizando cerca de 200 mil m² de área construída.


Os serviços de acabamento revelam uma fachada com estilo moderno e linhas em movimento
Foto: Sandra Netto

Segundo o diretor Adelino Bastos, as obras tiveram início em setembro de 2003, após estudos no mercado do Litoral Paulista, indicando interessante demanda nos Bairros do Embaré e Aparecida, junto à orla da Praia, Sesc e Shopping Praiamar. O projeto arquitetônico foi desenvolvido em conjunto pelas arquitetas Irene Maria Nogueira Lopes Torre e Carina Fontes Alves e Auro Sérgio Dias Neves, que definiram um produto arrojado, com apartamentos amplos com três suítes, tendo como diferencial uma grande área de lazer.

O estilo moderno deu movimento à fachada, por meio de terraços que mudam de posição, quebrando a monotonia que marca as fachadas dos edifícios de Santos, explicou Carina Fontes Alves. O mesmo conceito foi utilizado internamente, buscando obter o melhor aproveitamento de espaço. "Essa linguagem moderna é percebida desde a entrada do prédio, passando pelas áreas sociais, de lazer, apartamentos, que receberam revestimentos mais claros e seguem uma linha horizontal", comentou a arquiteta.

O diretor Adelino revelou que o planejamento estratégico da Anamar focou a contratação de renomados profissionais e fornecedores do setor, privilegiando a escolha de antigos parceiros, tendo como preocupação a qualidade dos serviços e produtos, rapidez e respeito aos prazos estabelecidos. O projeto estrutural mais uma vez foi elaborado pela Engos, dos engenheiros Antonio Madeira Jr. e Silvio Miranda.

O projeto de fundações profundas optou pelo sistema de estacas escavadas, que nunca havia sido utilizado pela Anamar. "É muito mais rápido e mais limpo. Além disso, não incomoda os vizinhos. O preço é mais elevado, mas compensa, pois agiliza a obra", comparou. As fundações foram feitas pela Brasfond com estacas de grande diâmetro, escavadas mecanicamente na presença de lama bentonítica. O engenheiro Antonio Soares Neto, da Brasfond, detalhou que, num prazo de 60 dias, foram executadas 81 estacas, sendo 31 com diâmetro de 60 e 70 cm, com profundidade de 25 metros, e 50 com diâmetro de 90, 100, 110, 130 e 150 cm, com profundidade de 50 metros. 


Perspectiva eletrônica do Costa Blanca
Imagem: reprodução

A Concrepav e a Betonserv forneceram todo o serviço de bombeamento e o concreto usinado aplicado nas fundações, lajes e pilares. O engenheiro Marcos Arruda informou que na fundação foi utilizado concreto com traço especial auto-adensável, consumo de cimento = 400 Kg, enquanto nas lajes e pilares o concreto fck = 30,0 MPa. Já o construtor Adelino destacou que a opção pelo concreto bombeado visou dar rapidez aos serviços, reduzindo para meio dia o tempo necessário para concluir uma laje.

A Belgo Grupo Arcelor foi responsável pelo fornecimento dos vergalhões de ferro e do arame recozido utilizado na obra.

Outra escolha que gerou produtividade e evitou desperdício foi a utilização de fôrma pronta da Madewal. O produto é comprado no início da obra, mediante projeto enviado para a fábrica, e usado até o final. "O assessoramento é feito por técnicos da Madewal, que acompanham e orientam os serviços nas primeiras lajes", disse Adelino.


Perspectiva do terraço: vista privilegiada
Imagem: reprodução

Ainda sendo executada, a impermeabilização recebe atenção especial. Os serviços são feitos pela Engecon, sob acompanhamento da equipe de engenheiros da empresa. O diretor, engenheiro João Batista de Azevedo, revelou que a impermeabilização é feita com manta asfáltica aplicada com maçarico, em todas as lajes expostas ao tempo, como na área de lazer do térreo, incluindo as piscinas, jardineiras, terraços de todos os apartamentos, áreas externas e piscinas das coberturas, parte do ático, na laje da casa de máquinas e teto da cobertura. João Batista frisou que, seguindo recomendação do fabricante, foram aplicadas mantas duplas nas piscinas.

O Costa Blanca está sendo revestido externamente de pastilhas de porcelana 4x4 da Atlas, na cor branca, com detalhes em mármore branco. O destaque da fachada são os terraços em todos os apartamentos. A Incomar Esquadrias Técnicas executou e instalou as esquadrias tubulares de alumínio dos terraços da fachada, com pintura eletrostática na cor branca. A empresa também foi responsável pela execução e instalação da porta entre o living e o terraço. O diretor Ronaldo contou que o sistema da porta foi criado por Auro Sérgio e recorrem para um só lado, proporcionando, quando aberta, um vão de 2,70 metros. Além disso, a Incomar fez as portas das suítes, e janelas dos banheiros e cozinhas.


Planta da área de lazer no térreo: piscinas, quadra poliesportiva, playground...
Imagem: reprodução

O construtor Adelino esclareceu que os serviços são agilizados no revestimento externo para em seguida concentrar esforços na área de lazer, no térreo. Ao mesmo tempo, estão sendo assentados o azulejo e o piso dos apartamentos. Na sala e corredores a opção foi pelo porcelanato 60x60; na cozinha, área de serviço, quarto e banheiros de empregada, granito. Já as suítes foram preparadas para receber carpete de madeira.

Todas as unidades terão as paredes pintadas na cor branca, com exceção de cozinha e banheiros que receberam azulejo até o teto. Como detalhes, foram aplicados forros de gesso nos banheiros e lavabos, e molduras de gesso no living e corredores. Esse trabalho foi realizado pela Só Com Gesso, dirigida por Marcelo e Mário. A empresa também executou a decoração especial no salão de festas, com rebaixamento do teto para colocação de vidro e iluminação e detalhes nas paredes, além de todo serviço em gesso nos apartamentos decorados.

A Casa Nogueira forneceu todo o material elétrico, de marcas de primeira linha. Ao falar da parceria com a Anamar, o diretor Cláudio José Nogueira frisou que a construtora sempre exigiu qualidade dos produtos que adquire e elogiou a política de prestigiar as empresas da Baixada Santista. "Temos capacidade, preço e melhor condição de atendimento que fornecedores de outras praças. Aqui, o construtor encontra empresas de tradição que podem proporcionar economia, rapidez e confiabilidade", defende.

O Costa Blanca está sendo equipado com três elevadores Atlas Schindler com cabinas da nova linha NeoLift, capacidade para oito passageiros, velocidade de 105 m/min e 25 paradas. Um dos elevadores possui cabina com dimensões para cadeira de rodas. Todos são dotados do exclusivo sistema de segurança BioPass, que reconhece a digital do passageiro e permite o acesso aos andares somente para pessoas cadastradas. O sistema admite o cadastramento de uma segunda digital.

Nas cabinas dos elevadores sociais haverá monitor LCD, tela plana colorida de cristal líquido, onde o passageiro é informado sobre a temperatura ambiente, hora e data, e pode acompanhar a sinalização de subida e descida do elevador. O acabamento das cabinas, portas de pavimento e batentes são em aço inoxidável. Os elevadores também são dotados do dispositivo DAFFE, que garante o seu funcionamento em caso de interrupção no fornecimento de energia. Além de gerador de emergência, e o edifício é dotado de circuito fechado de TV.

A escadaria desde o subsolo até a cobertura é revestida em granito. Já as áreas de garagens e passeio externo estão recebendo mosaico em pedra Miracema, com fornecimento e instalação da Pace.


Copa-cozinha: apartamento pronto para entrar e morar
Foto: Sandra Netto


Lazer para toda a família

Diferencial do projeto arquitetônico, a ampla área de lazer do Costa Blanca Residence ocupa todo o andar térreo. Entre os equipamentos, ela oferece quadra poliesportiva com piso especial, iluminada e cercada com alambrado, piscina para adulto, com bar e churrasqueira, piscina infantil, sauna, ducha, spa, sala de ginástica, salão de festas com cozinha e grill, salão de jogos, playground. No primeiro andar, foi criado um jardim de leitura.

O Costa Blanca possui 60 apartamentos, todos de frente, com três suítes, living para três ambientes, closet, lavabo, copa-cozinha, terraço mobiliável com churrasqueira e pia, dependências de empregada ou opção de 4º dormitório reversível, cada com cerca de 200 m² de área útil, distribuídos em 20 andares-tipo. Há ainda dois andares de garagem, mais térreo e subsolo, além de três coberturas triplex. Além das garagens fechadas das coberturas, foram construídas 16 garagens fechadas para serem vendidas separadamente. Cada cobertura é dotada de piscina de 5x4 metros, preparada para aquecimento, iluminação de fibra ótica, com mais uma churrasqueira.


Conceito alta tecnologia no living: destaque para iluminação cênica
Foto: Sandra Netto

Os apartamentos e o salão de festas estão preparados para a instalação de aparelhos split de ar-condicionado. O projeto de infra-estrutura foi executado pela Sistema Eletrotécnica e Ar-condicionado e, conforme disse o responsável técnico, Luiz Caetano Antunes de Paiva, foram utilizadas tubulações de cobre revestidas com isolamento térmico e pressurizadas com nitrogênio, fabricadas pela Trane. Por apartamento, foram implantados quatro pontos, um para cada suíte e um no living.

As seis churrasqueiras das coberturas e da área de lazer foram feitas, sob medida, pela Narciso Martins, que também construiu um forno à lenha e um fogão a lenha. Segundo Narciso Martins Júnior, os equipamentos seguiram o projeto da Anamar e foram confeccionados com material refratário, sem a utilização de conjuntos pré-montados. Ele acrescentou que na construção do forno e fogão foram utilizados material isolante e técnica de isolamento exclusiva desenvolvida pela empresa, que oferece a vantagem de não aquecer o ambiente.

Os apartamentos contam com hidrômetro individual, além de tubulações de cobre para água quente e instalação para aquecimento a gás.


Quarto do casal: iluminação da Lumen embutida na parede
Foto: Sandra Netto


Show-room nos apartamentos decorados

Na expectativa do lançamento oficial de vendas do Costa Blanca Residence, com financiamento direto com a construtora, o interessado tem a opção de visitar os apartamentos decorados, diariamente, no horário das 8 às 18 horas, e fazer a reserva. Dois apartamentos, no segundo andar, com plantas diferentes, receberam projeto da arquiteta Irene Maria Nogueira Lopes Torre. 

Ela criou estilos diferentes para cada apartamento. Em um foi adotado um conceito mais jovem, hight tech, com uma linha de móveis arrojada, utilizando aço e vidro, armários e cozinhas planejadas. No outro, a decoração é tradicional, com mais madeira, criando ambientes aconchegantes, fechado, com persianas, cortinas, variação de tapete, e trabalho de marcenaria. Em ambos, foram feitas aplicações de gesso e pintura diferenciada. Já os interruptores e tomadas Pial Plus, da Pial Legrand, na cor branca, foram fornecidos pela Galasso.

Irene detalhou que, após definir os projetos, foram desenvolvidas parcerias com grande receptividade de empresas tradicionais, que transformaram os apartamentos em novo show-room de seus negócios. "Muitos fornecedores estão trazendo seus clientes para ver como ficam os produtos no ambiente decorado", disse a arquiteta, lembrando que a Anamar venderá os apartamentos prontos para morar.

Um dos destaques dos apartamentos decorados é a iluminação fornecida pela Lumen. Para o diretor da empresa, Roberto Capela, o diferencial no Costa Blanca é que o construtor Adelino Bastos preparou os apartamentos como se fosse morar nele, planejando e escolhendo os melhores produtos. "No que diz respeito à iluminação, estão lá todas as peças e modelos do que existe de mais moderno no mercado", comentou. “É o que eu colocaria na minha casa se fosse montá-la".

Capela informou que em vários ambientes foram utilizadas linhas embutidas nas paredes, para balizamento, e colunas iluminadas. "São recursos que proporcionam uma iluminação mais cênica, e traz conforto, prazer e criam um ambiente acolhedor", disse, citando peças que focalizam quadros nas salas, além de luminárias balizadoras nos quartos. Ele adiantou que outras surpresas estão previstas na iluminação de espaços ainda não concluídos, como no hall do prédio, salão de festas e spa.


Quarto do rapaz: climatizado pela Climafrio
Foto: Sandra Netto

A climatização dos apartamentos decorados foi feita pela Climafrio. O diretor da empresa, engenheiro Clóvis Figueiredo dos Santos, salientou que foram utilizados aparelhos do tipo split, que não interferem na arquitetura externa do edifício, possuem design moderno, são silenciosos, dotados de controle remoto e proporcionam economia de energia, além de exigir menos espaço para sua instalação. Na sala foi instalado um aparelho Fujitsu high wall de 30.000 Btu, enquanto para as suítes a opção foi um LG tri split, com uma máquina externa que alimenta três internas, cada de 10.000 mil Btu.

Clóvis contou que a Climafrio atua há 20 anos no mercado da Baixada Santista e desenvolve parcerias com construtoras, equipando apartamentos modelos. Ele observou que é uma tendência do mercado de alto padrão as construtoras prepararem as edificações para a implantação do sistema split, o que facilita o novo morador, pois evita reformas. "Apresentar o sistema no apartamento modelo é um diferencial interessante que a construtora oferece. É um investimento que certamente facilitará as vendas", comentou.

Já a Casa D'Água forneceu toda a linha de materiais hidráulicos, metais e louças, cimento, argamassa, entre outros itens utilizados no acabamento dos dois apartamentos decorados, informaram os diretores Joaquim e Ricardo.


Forno e fogão à lenha e churrasqueiras da Narciso: 
produtos sob-medida, fabricadas com material refratário
Foto: Sandra Netto