Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/real/ed132j.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 07/01/04 23:34:06
Edição 132 - Jun/2004
CONSTRUÇÃO

Cortesia: a griffe do concreto

Produzindo concreto de alta qualidade e prestando atendimento diferenciado, a Cortesia Concreto está completando dois anos de atividades no Litoral Paulista, em parceria com algumas das principais construtoras da região.


Equipamentos modernos agilizam os serviços de concretagem
Foto: Sandra Netto

Tradicional no mercado da construção civil, a Cortesia atua há mais de 20 anos no segmento de extração de areia e fornece concreto há mais de 10 anos. Com unidades espalhadas nas principais regiões do Estado de São Paulo, é uma das únicas empresas familiares no ramo de concreto, onde a maioria pertence a grandes conglomerados fabricantes de cimento, que é a matéria-prima essencial na composição do concreto. Empresas que são beneficiadas por leis estadual e federal, conseguindo uma redução substancial em impostos, através de transferência do cimento.

Apesar dessa desvantagem, a Cortesia vem expandindo sua atuação nos mercados da Baixada Santista, Grande São Paulo e Vale do Paraíba, por meio da qualidade de seus produtos e, fundamentalmente, pela pontualidade de sua entrega, que no final acaba gerando economia aos construtores, evitando o pagamento de horas extras e demais encargos, bem como atraso no cronograma da obra.


Ampliação da Supmar Marina & Estaleiro, em Guarujá
Foto: Sandra Netto

"A Cortesia Concreto tem por filosofia cumprir a programação do cliente na data e horário contratados e não atendê-lo quanto for conveniente para nós, o que acaba ocorrendo com a maioria dos nossos concorrentes, que trabalha com uma frota de caminhões reduzida e não consegue atender a solicitação dos clientes no momento em que eles necessitam do produto", disse um representante da empresa. Para isso, a Cortesia conta com uma moderna frota de caminhões-betoneira e bombas lançadoras de concreto, além de profissionais experientes e qualificados para atender as necessidades do mercado.

Há dois anos a Cortesia fornece concreto para a Engeplus Construtora e Incorporadora. "Fomos a primeira construtora a acreditar na qualidade da Cortesia. Desde o início a empresa nos passou muita credibilidade", afirmou o engenheiro Roberto Luiz Barroso Filho, diretor da Engeplus, lembrando que a parceria foi consolidada na construção dos empreendimentos Antígua, Aruba, Ilha de Páscoa e Antilhas, em fase de conclusão. Barroso Filho anunciou que até o final do ano será lançado mais um empreendimento, próximo ao Canal 5, em Santos, com 23 pavimentos, no qual já é previsto o fornecimento de 6.600 m³ de concreto da Cortesia.


Equipamentos para escoramento metálico foram fornecidos pela Deleuse
Foto: Sandra Netto

A Supmar Marina & Estaleiro é outro cliente da Cortesia e utiliza o produto na ampliação da área de hangares para barcos, em Guarujá, que passará de 3.200 m² para 8.200 m², o que vai triplicar a capacidade de vagas cobertas. "Além da qualidade e o preço compatível ao mercado, o atendimento da Cortesia é um grande diferencial em nossa escolha", salientou Paulo Console, diretor da Supmar. A obra é realizada pela Verdes Mares Engenharia e Serviços e, segundo o diretor da empresa e responsável técnico, engenheiro Rogério Giuffrida de Almeida, a Cortesia forneceu concreto para as sapatas, baldrame, pilares, vigas e o piso. "A equipe é rápida e atende o cronograma estabelecido', frisou Rogério.

A obra mereceu cuidado especial na concretagem de 840 m² de piso nivelado, tipo industrial, de alta resistência, que exige uma durabilidade maior em função do peso dos barcos. O engenheiro Giuffrida explicou que o piso é dividido em módulos, feitos separadamente, e junto com o concreto foram utilizadas telas nervuradas e barras de transferência, para delimitar a área do piso, funcionando como junta de dilatação. O objetivo é evitar trinca ou fissura, deixando o piso perfeito. Após a concretagem, o piso recebe polimento.


O conceito de parceria marca o relacionamento da empresa com os construtores do Litoral
Foto: Sandra Netto

Para o engenheiro Walberto Melarato, diretor técnico da obra do edifício Portal da Vila Rica, em Santos, a escolha da Cortesia foi feita em função dos modernos equipamentos utilizados e pela logística de distribuição do produto, já que a localização da usina em Santos – na Rua Boris Kauffman, 61, Bairro Chico de Paula – proporcionou ganho de produtividade nos serviços. "O concreto usinado da Cortesia atendeu plenamente a necessidade da obra, não apresentando defeito ou perda de resistência nos testes realizados", informou Melarato.


Construção do edifício Antilhas, da Engeplus, em Santos
Foto: Sandra Netto


Com a Ferreira Doneux 
uma parceria promissora

Após 14 anos voltando a investir na construção civil na Baixada Santista, agora por meio da Ferreira Doneux Incorporação e Construção, o engenheiro Luiz Fernando Doneux e os filhos Regina Helena e Gilberto escolheram a Cortesia para fornecimento de concreto para o empreendimento Atobá, em Santos. No retorno ao mercado, a Ferreira Doneux está prestigiando os antigos e bons parceiros que atuaram nos 46 empreendimentos realizados - sob a denominação Metromar - e outros 11 - através da Vértice -, e escolhendo novos, tudo indicando que a Cortesia entrou para o rol de fornecedores preferenciais da empresa.

Além do fácil acesso da usina de Santos, outro fator que pesou na escolha da Cortesia, segundo explicou a engenheira Regina Helena, foi a qualidade do concreto e a preocupação na dosagem de aditivos, utilizados em níveis bem abaixo do mercado. "Visitamos as usinas de Santos e de São Paulo e a empresa demonstrou muita credibilidade. Além disso, está equipada com novos caminhões-betoneiras e bombas lançadoras, e cumpre os horários programados, o que é fundamental para o andamento da obra", frisou, informando que o fornecimento está previsto para até dezembro de 2004, ou seja, até a última laje, quando terão sido utilizados 1.600 m² de concreto.


Regina Helena e Gilberto, filhos de Luiz Fernando Doneux: retomando o mercado após 14 anos
Foto: Sandra Netto

Também entre os novos parceiros está a Harco Ar Condicionado Central e Engenharia, que elaborou o projeto e fará a execução do sistema split de ar condicionado em todos os 20 apartamentos e duas coberturas do Atobá. Conforme enfatizou o engenheiro Edgard Lopes Hernandes, diretor da Harco, o sistema split é uma evolução no conceito de ar condicionado, muito mais silencioso, no qual é possível obter controle total do equipamento, com variações na programação de temperatura, além de melhorar o aspecto arquitetônico da fachada do empreendimento, sem as tradicionais unidades externas.

Já os equipamentos para o escoramento metálico de lajes e vigas estão sendo fornecidos e montados pela Deleuse. Conforme o engenheiro Carlos Augusto Deleuse, a partir da segunda metade da década de 70, teve início a fabricação industrial dos painéis para formas e escoramentos metálicos previamente projetados por empresas especializadas, aumentando-se assim as vantagens oferecidas pelos projetos de racionalização, eliminando-se as perdas nas obras e a redução na equipe de carpintaria.

"Hoje, cerca de 70% das edificações residenciais e aproximadamente 100% das obras pesadas utilizam escoramentos racionalizados (peças metálicas) nas construções", afirma. O grande sucesso dos escoramentos metálicos se deve basicamente à pequena mão-de-obra não especializada de montagem e desmontagem, grande capacidade portante permitindo a execução de grandes vãos, e ao elevado preço da madeira. Além disso, a racionalização do projeto de escoramento contribui para a industrialização e a redução dos custos e desperdícios na construção, proporcionando ganhos de produtividade e velocidade de execução, agregando maior competitividade no setor da construção civil.

A Deleuse Escoramentos Metálicos oferece serviço completo, com a realização do estudo e projeto do sistema de escoramento mais apropriado, locação e transporte de todo o material e assistência técnica durante a realização do trabalho.