Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/real/ed127m.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/25/04 19:46:58
Edição 127 - Jan/2004

Metrópole

Encenação no Guinness Book

Maior espetáculo teatral, com características históricas, em areia de praia do mundo, a encenação da Fundação da Vila de São Vicente – que aconteceu na Praia do Gonzaguinha de 19 a dia 25 de janeiro de 2004, como ponto alto das comemorações pelo 472º aniversário – poderá fazer parte do Guinness Book of Records, o livro mundial de recordes mundiais, a partir da edição de 2005. 

A solicitação da Prefeitura foi feita no início de 1/2004, com detalhes da grandiosidade do evento, encenado por mais de 1.000 atores, dos quais 800 da comunidade vicentina, que representam nobres, portugueses, índios, marinheiros e outros personagens, em arena de 15 mil metros quadrados montada na Praia do Gonzaguinha, com capacidade para 10 mil pessoas.


Rafael, Kayky, Carol e Sthefany: versão 2004
Foto: Sandra Netto

Para 2004, a Secretaria da Cultura contratou os atores Rafael Calomeni, o Expedito da novela Mulheres Apaixonadas, que encarnou Martim Afonso; Carol Castro, a Gracinha de Mulheres Apaixonadas, que interpretou a índia Bartira; Nuno Leal Maia, o padre Gonçalo Monteiro; e os adolescentes Kayky Brito, a Bernardete da novela Chocolate com Pimenta, e Sthefany Brito, a Elis, de Agora é que são elas, que fizeram José e Maria e narraram a história. A direção do espetáculo foi de Antonio Roberto Marchese, que foi responsável pela primeira encenação. Segundo informou o secretário de Cultura, José Ricardo Leite Ruas, o elenco foi dividido por núcleos de atuação: nobres, marinheiros, indígenas, religiosos e soldados, selecionados entre servidores municipais, pessoas da terceira idade, jovens e crianças da comunidade vicentina.

A peça, encenada há 22 anos em comemoração ao aniversário da Cidade, em 22 de janeiro, transformou-se em grande produção no ano de 1997, quando passou a contar com a participação de atores renomados. Com a atual estrutura, estimava-se um público de 100 mil pessoas nos sete dias de encenação. Mas, através da transmissão pela tv e Internet, alguns milhões de pessoas devem acompanhar o espetáculo.

Alguns momentos do grande espetáculo:


Rafael como Martim Afonso





Fotos: Márcio Pinheiro/PMSV