Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/real/ed122o.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 07/31/03 19:24:24
Edição 122 - JUL/2003 

Construção
Engecon, 15 anos

Dirigida pelo engenheiro civil e de segurança do trabalho João Batista de Azevedo, a Engecon está completando 15 anos de atividades voltadas ao mercado da construção civil. A empresa tem sede em Santos e atua em todo o Litoral Paulista, Grande São Paulo e parte do Interior, em construção habitacional e obras públicas, prestando serviços de manutenção predial, obras industriais, recuperação estrutural, laudos técnicos e possuindo especialização em impermeabilizações. Atualmente, entre as obras de destaque na região está a ampliação do Clube Estrela de Ouro, na Ponta da Praia, em Santos.


Obras modernizam sede do Clube Estrela de Ouro
Foto: Sandra Netto

O respeito conquistado no setor pode ser avaliado em cerca de 2.000 obras executadas no período e pela participação de colaboradores e do grupo técnico existente, com a atuação dos engenheiros Mário Augusto e Walter, e pela busca por qualificação da mão-de-obra, através de cursos de aperfeiçoamento, treinamentos e uso adequado de equipamentos de segurança. A qualidade nos serviços também é resultado de parcerias juntos aos fabricantes de impermeabilização Denver Global e Viapol, fabricantes de cerâmica Eliane e Portobello, entre outras empresas renomadas e lojas de materiais.

A Engecon tem grande experiência na elaboração e execução de sistemas de impermeabilização, considerado um dos principais problemas em obras de construção civil. "Os prejuízos em decorrência da deficiência da impermeabilização são inúmeros", afirma João Batista, atual Diretor Regional do SindusCon-SP, diretor da Assecob há três gestões, além de diretor e sócio-fundador da Associação das Empresas de Engenharia e Manutenção Industrial e Predial da Baixada Santista (Aerbis). "A infiltração de água pode chegar a prejudicar as ferragens da construção e se não for imediatamente corrigida há risco de afetar a estrutura do edifício, podendo danificar as instalações elétricas".


Estrela: projeto em execução
Foto: Sandra Netto

Quase sempre fora do alcance visual, quando da edificação concluída, muitas vezes a impermeabilização é uma forte candidata ao corte nos custos de uma obra. Como seu principal objetivo é a proteção da estrutura do prédio, é necessária sua substituição algumas vezes durante a vida útil do prédio. "A impermeabilização é o ponto crítico para o êxito de uma construção", enfatiza o diretor da Engecon, lembrando que a confiabilidade e os custos devem ser avaliados na seleção e aplicação dos sistemas de impermeabilização.