Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/real/ed120m.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 05/31/03 15:07:37
Edição 120 - MAI/2003 

Política

Encontros esclarecem sobre mudanças na legislação tributária

Comemorando 25 anos de atividades, ATAC desenvolve estratégia com clientes

A reforma tributária que aos poucos está sendo implementada pelo Governo provoca mudanças significativas na contabilidade das empresas, obrigando uma atualização constante e a adoção de medidas eficazes para evitar o aumento da carga tributária. Com esta preocupação, a Atac Assessores em Técnicas Administrativas e Contábeis adotou um programa de intercâmbio com seus clientes, através de mesas-redondas em sua sede, em Santos, denominadas "conversas ao pé-de-ouvido". "Os encontros têm servido para esclarecer nossos clientes sobre o impacto dessas constantes alterações na legislação", afirmou o diretor da Atac, Orival da Cruz. Além disso, as reuniões auxiliam a tomada de decisões, através de relatórios gerenciais que proporcionam um acompanhamento permanente da situação econômica e patrimonial das empresas.

Orival da Cruz: conversas ao pé-de-ouvido
Foto: LCF

Segundo Orival, com atendimento diferenciado e clientes bem informados, os resultados têm sido satisfatórios na redução da carga tributária das empresas atendidas. As mesas-redondas recentes têm se dedicado a discutir, entre outros temas, o enquadramento de novas sociedades no Simples; o retorno do Refis, o Programa de Recuperação Fiscal, privilegiando as micro e pequenas empresas com juros pela TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo) e não pelo índice Selic; o sistema de retenção do ISS em Santos; os efeitos da não-cumulatividade do PIS – que geram créditos fiscais às empresas ainda pouco assimilados.

Outra questão que gera interesse nos encontros de empresários refere-se aos efeitos da Lei 10.666, de 8 de maio passado (ex-Medida Provisória nº 83/02). A partir dessa legislação, regulamentada pela Instrução Normativa 87, de 27 de março passado, desde o dia 1º de abril as empresas passaram a ser responsáveis pelo desconto e recolhimento da contribuição previdenciária dos contribuintes individuais (autônomos, empresários e equiparados) que lhe prestam serviço.

Pioneira no desenvolvimento de processos informatizados de seus clientes, a Atac atende hoje cerca de 150 empresas de vários segmentos, atuando nas áreas de execução, assessoria e auditoria independente. "Com a disposição do novo governo em transformar o País, vivemos um clima de muitas mudanças. Cabe aos escritórios contábeis manterem-se atualizados para que seja possível, cada vez mais, servir seus clientes com qualidade, especialmente em face do novo Código Civil, que ampliou a responsabilidade dos contabilistas na prestação de seus serviços", disse o diretor da empresa.

O programa da Atac coincide com os 25 anos de sua atuação no mercado da Baixada Santista e está baseada na aplicação de modernos conceitos da Contabilidade. "Hoje, cada vez mais, as empresas contábeis buscam como objetivo ampliar a sua participação numa gestão de resultados", salientou Orival, lembrando que, num passado recente, as empresas de contabilidade chegavam a ser rotuladas como meras "geradoras de Darfs", em referência ao documento de arrecadação tributária. "Agora, as empresas contábeis têm consolidado uma parceria saudável com os empresários, participando ativamente das atividades dos seus clientes, para que possam prestar uma assessoria não só técnica-tributária, mas administrativa e operacional".