Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/real/ed120g.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 05/31/03 15:05:06
Edição 120 - MAI/2003 

Cidadania

Câmara disponibiliza computadores e Internet

O presidente da Câmara de Praia Grande, Edson Milan (PFL), baixou portaria regulamentando a utilização de seis microcomputadores do Legislativo por estudantes das escolas públicas do Município. Os equipamentos foram adquiridos exclusivamente para esta finalidade e poderão ser utilizados para realização de pesquisas e trabalhos escolares via Internet. 

Os computadores compõem a "Estação de Trabalho", um espaço existente no Salão Nobre do Legislativo, que funciona às terças e quintas-feiras, no horário das 14 às 16 horas. No local, os estudantes serão orientados pela funcionária da Câmara, Kátia Gomes Crespo. "Queremos dar oportunidade aos alunos carentes, que não possuem computador em casa, de usarem o espaço público para adquirir conhecimentos e realizar seus trabalhos com mais estrutura", afirmou Milan.


O vereador Edson Milan: facilidade aos estudantes de Praia Grande 
Foto: Imprensa/CMPG

França Marinho é o novo cidadão guarujaense

Iniciativa do vereador e presidente da Câmara de Guarujá, Wanderley Maduro dos Reis (PV), o coronel-aviador Luiz Eduardo França Marinho recebeu no dia 29/5/2003 o título de Cidadão Guarujaense. A entrega aconteceu durante sessão solene no plenário do Legislativo. 

Nascido no Rio de Janeiro, 50 anos, França Marinho é ex-comandante da Base Aérea de Santos e atualmente está no Rio de Janeiro como chefe de gabinete da Diretoria do Material Aeronáutico e Bélico. No dia 25 de agosto o coronel ocupará a função de delegado do Conselho de Delegado da Junta Interamericano de Defesa, em Washington. O homenageado é casado com Valéria Cândida Barreto, com que tem uma filha.

Programa Exercite a Cidadania envolve estudantes

A Câmara de Guarujá está realizando um novo ciclo de visitas do programa "Exercite a Cidadania Conhecendo o Poder Legislativo". Nesta etapa participarão os alunos do curso de informática, do Colégio Adélia Camargo Corrêa. O programa permite que estudantes entre 15 e 18 anos conheçam e questionem as atribuições do Poder Legislativo, assim como as funções dos vereadores. Além de assistirem palestra e receberem cartilhas explicativas sobre o programa, os participantes podem travar embates democráticos com os vereadores presentes. 

Até o momento, cerca de 3 mil estudantes já participaram do Exercite a Cidadania. No final dos ciclos, as escolas participantes, entre elas Raquel de Castro e o Cefam, assinaram convênio com o Clube de Leitura Liberdade de Expressão, da Câmara de Guarujá. Uma vez firmado este convênio, os alunos têm acesso ao acervo de livros e vídeo do Clube de Leitura. Os encontros acontecem no Plenário da Câmara Municipal de Guarujá, em dois horários: 9h30 e às 14h30.

Qualificação - A Câmara de Guarujá retomou o projeto de investimento em cursos de reciclagem e aperfeiçoamento dos servidores públicos municipais do quadro permanente de funcionários. "É uma oportunidade de crescimento profissional e pessoal", afirma Adriana de Oliveira, chefe da equipe de telefonia, portaria e contínuos. "O funcionário público era tido antigamente como um trabalhador parado no tempo, desqualificado para o mercado de trabalho. Somente através do aprendizado podemos contribuir de forma prática para a solução dos problemas enfrentados em nosso dia a dia".

Indicados pela Secretaria Geral e autorizados pela Mesa Diretora da Casa, são os seguintes os cursos oferecidos: "Introdução à Preservação do Patrimônio de Bens Culturais", “Gerenciamento de Frotas no Serviço Público", "Licitações, Tribunais de Cintas e a Lei de Responsabilidade Fiscal", "A Administração de Pessoal no Serviço Público", "Plano de Carreiras e Remuneração na Administração Pública", "Qualidade e Motivação no Atendimento ao Público", "Tributação Municipal", "Sindicância e Processo Administrativo" e "Registro Cadastral e Documentos de Habilitação". 

Para o presidente do Legislativo, Wanderley Maduro dos Reis (PV), oferecer cursos de aperfeiçoamento é uma obrigação para que se atue com eficiência: "Vivemos em um mundo de grandes e rápidas mudanças. Devemos fazer o possível para que nossos funcionários estejam aptos a acompanhar esse ritmo. Afinal, o grande estímulo do homem sempre foi o saber".