Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/real/ed106o.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 04/02/02 09:47:41
Edição 106 - MAR/2002 

Construção

ThyssenKrupp equipa novo edifício no campus Unip

Empreendimento foi construído em tempo recorde, em parceria com grandes empresas do setor

Após a entrega do novo prédio do campus Rangel Pestana, na Vila Mathias, em Santos (leia mais na edição 105 do Perspectiva), a Universidade Paulista (Unip) dá continuidade ao seu programa de obras, visando ampliar a capacidade de atendimento na Baixada Santista. O projeto global está sendo executado pela J.R. Parisi Engenharia, de São Paulo, e nesta segunda fase, a ser desenvolvida nos próximos três anos, será construído um segundo edifício e três subsolos. 

As obras de ampliação
O prédio entregue em 3/2002 foi construído em tempo recorde, com obras e instalações feitas em parceria com tradicionais empresas da construção civil. O moderno edifício possui sete pavimentos-tipo com salas de múltiplo uso, área de convivência no térreo e quadra poliesportiva na cobertura e é equipado com três elevadores de última geração da marca ThyssenKrupp.

Com 13 paradas, os elevadores têm capacidade cada um para 20 pessoas e Detalhe do elevador: cabine revestida em aço inoxidável escovado e dotado do sistema 'Frequencedyne'velocidade de 105 metros por minuto. Eles são dotados do “Frequecedyne”, que é um sistema inteligente que reduz o consumo de energia e, através de um programa, possibilita o monitoramento de todo o tempo de viagem, através do padrão mundial VVVF – Variação de Voltagem e Variação de Freqüência Vetorial. As cabinas ventiladas são no modelo “Skylux”, revestidas em aço inoxidável escovado e possuem piso rebaixado para granito, com botoeiras capacitivas, auto-ilumináveis e com marcação em Braile para facilitar a comunicação com deficientes visuais, interfone, e mostrador com relógio e termômetro.

Outra empresa tradicional que atuou na obra foi a Gerdau S/A, contratada para o fornecimento de aço. Foram utilizadas 120 toneladas de aço para as fundações e 600 toneladas de aço dos tipos CA 50 e CA 60 para a estrutura do primeiro edifício, quantidade que será necessária para a construção do segundo.

O campus Rangel Pestana foi inaugurado em 2001, após reforma do antigo prédio da Companhia Antarctica Paulista, e abriga os cursos de Administração de Empresas, Administração e Comércio Exterior, Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Direito, Psicologia, Propaganda e Marketing, além dos novos de Fisioterapia e Pedagogia. No total, o complexo arquitetônico do campus Rangel Pestana terá 35.632,90 metros quadrados de área construída, sobre um terreno de 11.962 m².

O prédio pronto