Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/real/ed106b.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 04/02/02 08:36:15
Edição 106 - MAR/2002 

Drogas

Seminário discute projeto de Jama

“Adeus Drogas. Há Deus!” Igrejas unidas na recuperação de dependentes químicos

O Primeiro Seminário Metropolitano “Adeus Drogas. Há Deus!” aconteceu no dia 30/3/2002 no Parque Balneário Hotel. Organizado pelo presidente da Câmara de Santos, José Antonio Marques Almeida (Jama), o evento reuniu lideranças evangélicas de toda a Baixada Santista, com o objetivo de unir as igrejas evangélicas para a formação de novos de grupos de apoio a dependentes químicos. 

Jama, ao centro na mesa: igrejas como ponto de apoio (foto: Welington Vieira)
O projeto “Adeus Drogas. Há Deus!” tem o evangelho como linha de trabalho, mas está aberto para pessoas de qualquer religião. O projeto colabora com três entidades que atuam na recuperação de viciados em drogas e álcool e já adquiriu duas chácaras em Itanhaém, onde funcionam comunidades terapêuticas. Também está em fase de construção o Núcleo de Orientação e Ajuda (NOA), no Bairro do Macuco, em Santos.

“Queremos aumentar o trabalho que está dando certo e para isso, a união de forças das igrejas poderá ampliar a ação do projeto, aumentando o número de atendimentos e dando mais eficiência ao tratamento”, afirmou Jama. Ele considerou o seminário oportuno para a explanação de todo o trabalho. “Foi bom trocar experiências com outras igrejas que poderão se tornar cada uma, um ponto de apoio para os dependentes”. 

O projeto trabalha com a prevenção ao uso de drogas, a recuperação do indivíduo e sua readaptação à família e a sociedade. Recentemente, Jama inaugurou um Centro de Apoio, em São Vicente, na Avenida Presidente Wilson, 598, que funciona as terças e sextas-feiras, a partir das 19h30. Ele também pretende estender o projeto aos presídios.

Sem salário - O projeto “Adeus Drogas. Há Deus!” foi idealizado pelo vereador Jama. A questão das drogas sempre foi uma de suas principais bandeiras na política. Desde 1997 ele vem doando o seu salário e de seus assessores parlamentares para três entidades que atuam na recuperação de viciados, conforme compromisso registrado em cartório. Já foram doados até agora mais de 1,2 milhão de reais.