Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/porto/mapas/nmhelp.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 06/13/09 18:53:58 .
Definições e auxílio (codes & help - portuguese only)

Veja também nesta página: Unctad/FIPS/ISO 3166, Internet, Esportes/IAAF, Aviação/ICAO, NUTS, Comunicações/DDG-DDI/DXcc/Código Postal/ITU, Idiomas, Moedas/ISO 4217

Este atlas é baseado principalmente em códigos internacionais e em informações em tempo real. Os principais são vistos na ficha de cada país, que pode ser consultada no atlas, e outros, como a classificação de moedas, em páginas específicas neste atlas, em páginas externas vinculadas ou nesta página.

Através da comparação entre diferentes fontes de informação de qualidade, foi buscada a maior precisão possível nos dados. Entretanto, podem ocorrer distorções como diferentes interpretações do conceito de área (território) de um país, alterações por disputas políticas, questões de mar territorial e territórios insulares etc. Este atlas procurou a maior isenção possível nesses casos. A moeda citada em cada ficha é a de principal circulação no país.

O mapa-mundi pode ser clicado para se obter o mapa de cada continente/região. Estes, por sua vez, dão acesso ao mapa de cada país. Alguns mapas de países maiores permitem clicar em cada uma das subdivisões territoriais para se obter ficha mais detalhada (nestes casos, o ícone com a mini-bandeira do país permite o acesso aos dados macro desse país ou o retorno da ficha para o mapa clicável das subdivisões).

Os dados de hora local e de clima se referem sempre que possível à capital do país ou da subdivisão citada (estados brasileiros, por exemplo), ou a uma cidade próxima, em alguns casos a um estado/país vizinho (citados junto com essa informação). O relógio informa a temperatura em graus Celsius (C) e Fahrenheit (F). Esses dados são coletados em estações meteorológicas espalhadas pelo mundo e informados em tempo real no momento da consulta, razão pela qual em certos momentos alguns deles podem não estar disponíveis. Recarregue a página para atualizar tais informações. Clicando-se na faixa com informações climáticas, disponível geralmente no rodapé da ficha do país, obtém-se acesso a uma página com as previsões detalhadas, geralmente em português, sobre o clima no local consultado.

Os nomes dos territórios são apresentados na forma usada em português, em inglês e, quando disponível, num idioma original do país citado. Geralmente, as fichas de cada território incluem vínculos para acesso a informações detalhadas (em inglês) sobre esse território (Cia World Factbook) e sua população (U.S. Bureau of Census). Em alguns casos, o vínculo remete às fichas correspondentes ao país dominante.

As bandeiras são apresentadas na proporção oficial, conforme definida no site Bandeiras do Mundo/Flags of the World (que pode ser acessado clicando-se nas bandeiras). Em raros casos em que a bandeira não existe, é apresentado o escudo de armas. Regiões não autônomas que não possuam bandeira aparecem com a bandeira do país que as governa. As bandeiras apresentadas são normalmente as mais atuais, o site Bandeiras do Mundo apresenta o detalhamento histórico (em inglês).

Visualização - Este atlas usa intensamente recursos de janelas (frames) e codificação Java e Javascript para a montagem das telas, razão pela qual é necessário que esses recursos estejam disponíveis no navegador do usuário.

Pelas características de interatividade, este atlas depende de diversos recursos externos, oferecidos por diversos países (clima/temperatura, dados populacionais etc.), que podem ficar indisponíveis momentaneamente em caso de problemas nos servidores de origem. Aconselha-se o uso de cores em alta definição e tela com resolução 800x600 para facilitar a navegação e visualização das páginas.

As origens do material utilizado (informação de copyright) podem ser conferidas colocando-se o dispositivo apontador (seta) sobre as imagens.

Países - Os endereços de Internet usam um código de duas letras para identificar o país, como ".br" para Brasil. Nos Estados Unidos, raros endereços usam entretanto o código desse país, e também certos endereços do estado da Califórnia podem ser confundidos com endereços canadenses, pois usam a mesma sigla "ca". Alguns países usam códigos antigos, como Inglaterra ("uk", em lugar do atual "gb") e Rússia ("us"). Outros, como Tuvalu ("tv") e Niue ("nu") estão comercializando seus códigos para páginas de emissoras de televisão ou de nudismo, aproveitando a semelhança.

Da mesma forma, a Conferência das Nações Unidos sobre Comércio e Desenvolvimento (United Nations Conference on Trade and Development - Unctad) usa códigos de duas letras para identificar portos, como "GB CLR" para o porto de Coleraine, na Grã-Bretanha.

Federal Information Processing Standard (FIPS) é o código padrão usado no processamento de informações do governo dos Estados Unidos. Define com duas letras países e territórios/estados.

O código ISO 3166 define os países desde cerca do ano 1970 e é administrado por uma Agência de Manutenção. Geralmente, a primeira letra do código é a mesma do nome do país na época em que ele foi definido, porém em alguns casos a inexistência de letras disponíveis levou a organização a definir siglas usando outras letras. Esse código também inclui um sistema numérico de classificação de países com três algarismos - o Brasil, por exemplo, é [076]. O Deutsches Institut für Normung (DIN) possui mais informações na Web sobre esse código.

O ISO 3166-2 é a parte do padrão ISO 3166 publicada pela Organização Internacional para Padronização (ISO), e define códigos para os nomes dos principais subdivisões (por exemplo, províncias ou estados) de todos os países codificados em ISO 3166-1. O nome oficial da norma é "Códigos para a representação dos nomes dos países e das suas subdivisões - Parte 2: País subdivisão código". Foi publicado pela primeira vez em 1998, segundo a Wikipedia.

A finalidade da norma ISO 3166-2 é estabelecer um padrão internacional de códigos alfanuméricos curtos para representar qualquer divisão administrativa de um país de uma forma mais conveniente e menos ambígua do que a sua forma nome completo do local. Cada código ISO 3166-2 é constituído por duas partes, separadas por um hífen. A primeira parte é o ISO 3166-1 alfa-2 código do país, e a segunda parte é uma seqüência de até três caracteres alfanuméricos. A segunda parte é geralmente obtida a partir de fontes nacionais e resulta de sistemas de codificação já em uso no país em causa, mas também pode ser desenvolvido pela ISO 3166 Maintenance Agency (ISO 3166/MA) propriamente dita. Existem atualmente mais de 4.200 códigos diferentes.

A Organização Internacional de Padronização International Organisation of Standardisation - ISO) usou de 1993 a 1997 o código "França Metropolitana" (FX,FXX) para definir a parte européia da França, excluindo protetorados e territórios ultramarinos.

A União Européia desenvolveu um geocódigo para fins estatísticos, o NUTS Code, Nomenclatura de Unidades Territoriais para Fins Estatísticos, que só abrange em detalhe os seus estados-membros. Essas divisões não correspondem necessariamente às divisões administrativas internas de cada país.

Segundo a Wikipedia, um código NUTS começa com um código de duas letras referenciando o país, que é idêntico ao código ISO 3166-1 alfa-2 (excepto "UK" em vez "GB" para o Reino Unido). A subdivisão do país, em seguida, é referida com um número. Um segundo ou terceiro nível de subdivisão é referido com outro número cada. Cada numeração começa com 1, como 0 é usado para o nível superior. No caso da subdivisão ter mais de 9 entidades, letras maiúsculas são usadas para continuar a numeração.

Além do pleno três níveis para os países da União Europeia, todos os países têm um código NUTS com um código de duas letras para um continente, e dois números para o país, e para Estados Unidos, Canadá e Austrália os estados, províncias e territórios são numerados separadamente.

Existem algumas anomalias: por exemplo, Gibraltar é listado como estando fora da UE, com o código EO21, enquanto Guiana Francesa está listado duas vezes, uma vez em França como FR930 e uma vez em América do Sul como AS13.

NUTS é portanto, em algum nível semelhante ao padrão ISO 3166-2, bem como o FIPS padrão dos Estados Unidos.

Códigos com três letras são atualmente pouco usados. A União Internacional das Telecomunicações/UIT (International Telecommunications Union - ITU) usa seu próprio código de três letras, mas alguns países têm código de uma só letra. Essa lista de códigos inclui territórios não incluídos no ISO 3166, como

[ADL] Terra Adélia
[AMS] Saint Paul & Amsterdam
[AZR] Açores
[CRO] Arquipélago Crozet
[DGA] Diego Garcia
[HWL] Ilha Howland
[JAR] Ilha Jarvis
[JON] Ilha Johnston
[KER] Kerguelen
[MDR] Madeira
[MDW] Ilhas Midway
[MRN] Ilha Marion
[PAQ] Ilha da Páscoa (Easter Island)
[PHX] Ilha Fênix (Phoenix Island)
[PLM] Ilha Palmyra
[ROD] Rodrigues
[SER] Sérvia
[SWN] Ilhas Swan
[TRC] Tristão da Cunha
[WAK] Ilha Wake

Esportes - O Comitê Olímpico Internacional (The International Olympic Committe - IOC) usa uma combinação de códigos de três letras e abreviações francesas. A Federação Internacional de Atletismo Amador (International Amateur Athletic Federation - IAAF) usa outras abreviações, como [IOC-ANG, IAAF-ANO] para Angola.

Cada iate de uma classe internacional reconhecida pela União Internacional de Corridas de Iates (International Yacht Racing Union - IYRU) deve ostentar, quando disputando provas em águas internacionais, uma ou mais letras indicativas de sua nacionalidade, como "K" para o Reino Unido pela nomenclatura antiga da entidade. Desde 1/4/1997, os iates usam o código IOC de seu país.

Aviação - A Organização da Aviação Civil Internacional (International Civil Aviation Organisation - ICAO) usa código próprio para identificar aeronaves, que são colocados na fuselagem das aeronaves, como em "D-ABMB" (Lufthansa, "D" para Alemanha, Deutschland). Essa organização usa outro sistema de códigos de localização para identificar aeroportos, com quatro letras, sendo as duas primeiras indicativas do país. Assim, EDDF é o indicativo do Aeroporto Internacional Principal de Frankfurt.

Comunicações - Os radio-amadores usam o código DXcc para identificar seus países. Alguns países usam um prefixo para identificar seu código postal, como:

A   - Áustria
B   - Bélgica
BUL - Bulgária
CEP - Brasil
CH  - Suíça
CZ  - República Checa
D   - Alemanha
DK  - Dinamarca e Groenlândia
E   - Espanha
EE  - Estônia
F   - França, Guiana Francesa, Guadalupe, S.Bartolomeu,
      S.Martim, Martinica, St.Pierre & Miquelon
FIN - Finlândia
FL  - Liechtenstein
FR  - Ilhas Faroe
GB  - Alderney, Gueernsey, Jersey, Ilha de Man, Reino Unido
GR  - Grécia
H   - Hungria
HR  - Croácia
I   - Itália
IRL - Irlanda
IS  - Islândia
L   - Luxemburgo
LI  - Lituânia
LV  - Letônia
MC  - Mônaco
N   - Noruega
NL  - Holanda
PL  - Polônia
R   - Romênia
S   - Suécia
SK  - Eslováquia
SLO - Eslovênia
TR  - Turquia
UA  - Ucrânia
YU  - Iugoslávia (Sérvia &  Montenegro)

Os códigos postais no Brasil são razoavelmente bem divididos pelos estados, com raras exceções. Da mesma forma, os prefixos telefônicos interurbanos (discagem direta à distância - DDG) são atribuídos a regiões delimitadas pelas fronteiras estaduais, com raras exceções. Os códigos DDG estão disponíveis na seção Brasil do atlas, e os códigos de discagem direta internacional (DDI) estão incluídos na ficha de cada país nesse atlas.

Idiomas e moedas - O instituto de idiomas Summer Institute of Linguistics, em Dallas (Texas/EUA) usa um código exclusivo de três letras para identificação de idiomas, como [CHN] para o chinês mandarim, [ENG] para inglês, [SPN] para espanhol etc. O instituto possui amplo banco de dados na Internet com essa classificação de idiomas.

As moedas usadas pelos diferentes países também possuem classificação própria, o código ISO 4217, citado na ficha de cada território neste atlas. O Real brasileiro aparece nessa lista como [BRL 986]. Este atlas inclui a lista de moedas em circulação no mundo e seus códigos.