Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/porto/mapas/nmcalenp.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 02/10/07 10:59:23 .
Clique aqui para voltar à página Calendários
Cálculo das festas móveis
Indique o ano (gregoriano) para o qual deseja saber
os dias do Carnaval e da Páscoa (de 1583 a 2499):

 
Datas das festas móveis do ano escolhido:



Ciclos do ano escolhido:





Forma de cálculo - O fim único do calendário católico ou cômputo eclesiástico é determinar a primeira lua cheia da primavera européia (outono no Hemisfério Sul), pois todas as festas móveis do ano dependem da Páscoa, que deve ser celebrada no primeiro domingo seguinte à lua cheia depois do dia 21 de março.

Para determinar o dia da Páscoa, usa-se o ciclo lunar, o Número Áureo, a epacta, a "idade" da lua, o ciclo solar, a letra dominical e a determinação do dia da semana.

Ciclo lunar - é o per¡odo de 19 anos solares ou de 235 lunações sinódicas. O primeiro ano da era vulgar foi o segundo de um ciclo lunar.
Número Áureo - o número que indica o ano, em que se está, do ciclo lunar.
Epacta - o número de dias que tem a lua, ou a idade dela, no princípio do ano civil.
Ciclo solar - é o per¡odo de 28 anos, após os quais os dias dos meses tornam a cair nos mesmos dias da semana. O primeiro ano da era vulgar foi o décimo de um ciclo solar
Indicção romana - origina-se do ciclo de 15 anos julianos completos que os romanos usavam nas bulas pontificais, sendo denominado indicção em decorrência do imposto indictio tributaria que os romanos cobravam de suas províncias para subsistência dos soldados que tinham servido pelo menos 15 anos. Para determinar seu valor, adiciona-se três unidades ao ano considerado e divide-se a soma por 15. O resto da divisão é o número de ordem que o ano ocupa no ciclo e o quociente indica quantos ciclos decorrem desde o início da era cristã. Se o resto for nulo, a indicção romana é 15.
Letra dominical - é a letra que corresponde às datas do domingo dum ano qualquer. Foram para isto adotadas as sete primeiras letras do alfabeto, as quais, escritas invariavelmente na ordem alfabética desde 1º de janeiro até o dia 31 de dezembro, representam os sete dias da semana. Supondo-se que o ano comece numa quinta-feira, sendo A a letra do dia 1º de janeiro, à sexta-feira deverá corresponder o B, ao sábado C e ao domingo D. Logo, D será a letra dominical desse ano.

Assim em 1957, por exemplo, o Número Áureo (ciclo lunar) foi 1, a epacta foi XXIX (29), a letra dominical foi F e o ciclo solar foi 6. O ano começou numa terça-feira e terminou também numa terça-feira.

Ano
Número Áureo
Epacta
Letra Dominical
Ciclo Solar
Indicção Romana
1957
1
29
F
6
10
1958
2
10
E
7
11
1959
3
21
D
8
12
1960
4
2
CB (bissexto)
9
13
1961
5
13
A
10
14
1962
6
24
G
11
15

Em 1957, a lua nova ocorreu às 2h13 de 1º de janeiro. Assim, o ano começou no 29º dia da lua anterior, da¡ a epacta 29.

* Ajuste - Normalmente, o dia da Páscoa é o primeiro domingo após a lua cheia que ocorre a seguir ao equinócio da primavera, mas isso não é assim tão preciso, pois a lua cheia considerada não é a astronômica, e sim uma "lua cheia eclesiástica", determinada por tabelas, que acompanha, mais ou menos, o cálculo astronômico.

As regras eclesiásticas são:
A Páscoa ocorre no primeiro domingo seguinte à primeira lua cheia eclesiástica que ocorre no dia do equinócio de primavera ou a seguir a ele.
Esta lua cheia eclesiástica especial é o 14º dia de uma lunação tabular (lua nova) e o equinócio de primavera é fixado como 21 de março.
Assim, a Páscoa nunca pode ocorrer antes de 22 de março ou após 25 de abril. As datas gregorianas para a lua cheia eclesiástica provêm das tabelas gregorianas.

Assim, a comemoração da Páscoa depende de que tabelas - gregoriana ou pré-gregoriana - são usadas. As igrejas cristãs ocidentais (católicas romanas e protestantes) usam tabelas gregorianas; muitas igrejas cristãs orientais (ortodoxas) seguem as velhas tabelas baseadas no calendário juliano. Num congresso ocorrido em 1923, as igrejas orientais adotaram um calendário gregoriano modificado e decidiram ajustar a data da Páscoa de acordo com a lua cheia astronômica para o meridiano de Jerusalém. Entretanto, práticas variadas ainda são mantidas entre as igrejas orientais.

Existem três principais diferenças entre o sistema eclesiástico e o astronômico. As ocorrências de lua cheia eclesiástica e astronômica não são sempre idênticas, pois as tabelas eclesiásticas não seguem toda a complexidade do movimento lunar.

O equinócio de primavera tem uma definição astronômica precisa, determinada pelo atual movimento aparente do Sol como visto da Terra. É o preciso momento em que a longitude eclíptica aparente do Sol é zero (pois é considerada sua longitude eclíptica, não sua declinação), e esse momento muda ligeiramente a cada ano, enquanto no sistema eclesiástico é fixado em 21 de março.

A data da Páscoa é uma data específica do calendário, e segue as definições do fuso horário de cada local, enquanto o equinócio de primavera ocorre em um momento preciso, igual para todo o planeta Terra. Inevitavelmente, então, ocorrem diferenças, que podem existir em algumas partes do mundo e não em outras, já que temos sempre, simultaneamente, dois dias diferentes no planeta, separados pela Linha Internacional da Data.

Por exemplo, uma lua cheia astronômica ocorreu em 21 de março de 1962 no Tempo Universal (UT) 7h55, cerca de seis horas depois do equinócio astronômico. A lua cheia eclesiástica daquele mês, calculada por tabelas, entretanto, ocorreu em 20 de março, antes do equinócio fixado eclesiasticamente em 21 de março. Seguindo as regras, a Páscoa deveria portanto ocorrer no domingo seguinte à próxima lua cheia eclesiástica (quarta-feira, 18 de abril), ocorrendo de fato no domingo, 22 de abril.

Da mesma forma, em 1954 a primeira lua cheia eclesiástica após 21 de março ocorreu num sábado, 17 de abril. Assim, a Páscoa foi comemorada no domingo, 18 de abril. O equinócio astronômico ocorreu em 21 de março. A próxima lua cheia astronômica ocorreu em 18 de abril às 5 horas do Tempo Universal (UT). Então, em alguns lugares do mundo a Páscoa ocorreu no mesmo domingo que a lua cheia astronômica. 

Situação semelhante volta a se repetir em 2049.

Festas móveis brasileiras - Algumas festas populares e religiosas têm datas móveis, relacionadas à Páscoa, que possui forma própria de cálculo:
 

Septuagésima 63 dias antes da Páscoa
Domingo de Carnaval 49 dias antes da Páscoa
Terça-feira de Carnaval 47 dias antes da Páscoa
Domigo de Ramos ou Domingo da Paixão 7 dias antes da Páscoa
Sexta-feira Santa 2 dias antes da Páscoa
Domingo do Espírito Santo 49 dias depois da Páscoa
Santíssima Trindade 56 dias depois da Páscoa
Corpus Christi 60 dias depois da Páscoa

Outras festas móveis também possuem relacionamentos no tempo:
 

Nossa Senhora de Jesus primeiro domingo depois do Dia de Reis
Santíssimo Nome de Jesus segundo domingo depois do Dia de Reis
Sexagésima oitavo domingo antes da Páscoa, não contando este
Quinquagésima sétimo domingo antes da Páscoa
Quadragésima sexto domingo antes da Páscoa
Cinzas primeira quarta-feira depois da Quinquagésima
Cinzas de Ramos segunda quarta-feira antes da Páscoa
Quarta-feira de Trevas primeira quarta-feira antes da Páscoa
Endoenças primeira quinta-feira antes da Páscoa
Paixão primeira sexta-feira antes da Páscoa
Aleluia primeiro sábado antes da Páscoa
Pascoela ou Quasímodo primeiro domingo depois da Páscoa
Nossa Senhora dos Prazeres segunda-feira seguinte à Páscoa
Domingo do Bom Pastor segundo domingo depois da Páscoa
Patrocínio de São José terceiro domingo depois da Páscoa
Maternidade de Nossa Senhora quarto domingo depois da Páscoa
Ascensão quarta quarta-feira depois da Páscoa
Pentecostes ou P. do Espírito Santo segundo domingo depois da Ascensão
Santíssima Trindade domingo seguinte ao de Pentecostes
Corpo de Deus primeira quinta-feira depois de Sant¡ssima Trindade
Coração de Jesus segunda sexta-feira depois do Corpo de Deus
Nossa Senhora Mãe de Deus e dos Homens domingo após o Coração de Jesus
Preciosíssmo Sangue de Jesus primeiro domingo de julho
Nossa Senhora do Patrocínio segundo domingo de julho
Sagrado Escapulário 16 de julho ou domingo seguinte
Anjo Custódio terceiro domingo de julho
Santa Ana, Mãe de Nossa Senhora último domingo de julho
São Joaquim, Pai de Nossa Senhora primeiro domingo depois da Assunção
Sagrado Coração de Maria segundo domingo depois da Assunção
Nossa Senhora da Conceição domingo mais próximo de 31 de agosto
Santíssimo Nome de Maria primeiro domingo depois da Natividade
Dores Gloriosas de Nossa Senhora segundo domingo depois da Natividade
Sagrado Rosário de Nossa Senhora primeiro domingo de outubro
Nossa Senhora dos Remédios segundo domingo de outubro
Patrocínio de Nossa Senhora segundo domingo de novembro
Novo Milênio consigna um agradecimento especial a Francisco Ferraz, de Brasília, pelas observações sobre diferença entre cálculos eclesiásticos e astronômicos