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CONTÊINER...
O manual da Mormack (3)

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Continua o manual editado em 1981 pela armadora Moore McCormack, dos EUA:

Frota da Moore McCormack - A Moore McCormack opera com navios semiporta-containers. Além do espaço frigorífico, tanques para óleos vegetais a granel e espaços para cargas especiais, esses navios possuem capacidade para transportar containers, conforme tabela abaixo:

Tipo do navio

20'

40'

Total da capacidade em 20'

Califórnia

197

29

255

C-3

172

32

236

C-4

130

146

422

C-6

246

192

630

Pátios e equipamentos - Em Santos, maior porto movimentador de carga solta e containers, a Moore McCormack possui um pátio com 15.000 m². São ali estocados os seus containers vazios e os com carga de exportação prontos para embarque, servindo então essa área de ponte entre o navio e o exportador. Há, inclusive, um armazém coberto de 3.000 m² para guarda e embarque de cargas em geral fracionadas.

Esse trabalho é executado por pessoal especializado e com auxílio de empilhadeiras comuns, empilhadeiras de montante abaixo, guindastes de grande porte, cavalos-mecânicos apropriados para tracionar chassis e os chassis porta-containers.

A carga geral fracionada, não destinada a containers, é, via de regra, colocada em estrados e assim embarcada.

A tabela de preços para a prestação desses serviços pode ser obtida no escritório de Santos, e tal prestação de serviços não se limita somente aos embarques por navios da Moore McCormack, mas também aos de outras linhas, inclusive no que se refere ao enchimento de containers.

Colocando previamente a mercadoria ou containers no terminal, evita o exportador a desnecessária e custosa espera ao costado do navio aguardando o embarque. Outra forte razão para o uso do terminal de Santos é a obtenção do Conhecimento Marítimo com a data do "recebido para embarque" (Received for Shipment) e seu eventual uso para resgatar parte do montante da Carta de Crédito.

Fretes, taxas e sobretaxas - Quanto à mercadoria, o frete marítimo pode ser calculado:

1º) por m²
2º) por tonelada
3º) por m² ou tonelada (aquele que der mais)
4º) por unidade
5º) por porcentagem do valor da mercadoria (ad valorem)

As taxas e sobretaxas, entretanto, são impostas em função de uma situação anormal, sujeita a alterações. Exemplo: a atual de sobretaxa de combustível, sobretaxa de passagem por um determinado lugar como o canal do Panamá etc.

Existem também taxas para volumes de grande peso ou dimensão, assim como existem descontos para mercadorias unitizadas, dentro de certas especificações. Além do mais, todo frete está sujeito a um mínimo. O cálculo do frete do container não foge nunca a essas bases, mas acrescenta-lhe outras.


Tipos de movimento:

a) Porta a Porta - É aquele em que o exportador transporta o container vazio até o local da mercadoria, coloca-a dentro do container e providencia seu embarque. O importador, por sua vez, transporta o container até suas dependências, esvazia-o e o devolve ao armador/proprietário. Note-se, portanto, que somente o importador e o exportador tocaram na mercadoria.

Para este caso, a tarifa prevê:

- desconto de 10% sobre o frete (na importação é de 5%)
- aluguel do container a ser pago pelo exportador/importador
- taxa de sobreestadia caso o container não seja devolvido ao armador num prazo de 5 dias da retirada ou descarga, descontando-se esse dia e o da devolução, ou seja, um total de 7 dias.

b) Porta a Porto - Começa como o acima, mas, no porto de descarga, o container é esvaziado pelo armador que dele toma posse imediatamente, enquanto a mercadoria é entregue ou colocada à disposição do consignatário:
- adiciona-se 7% ao frete (na importação é de 3%).
- taxa de sobreestadia conforme explicado.

c) Porto a Porta - Inverso do acima:
- adiciona-se 3% ao frete (na importação é de 10%)
- taxa de sobreestadia.

d) Porto a Porto - por conveniência do exportador.

Por conveniência do exportador queremos dizer que a mercadoria somente é acondicionada em container nesse tipo de movimento, se assim nós é solicitado.
Neste caso, o armador, às suas expensas:
- recebe a mercadoria solta e a coloca dentro do container.
- desova o container no porto de destino, colocando a mercadoria à disposição do consignatário.

Por esse serviço cobra-se:
+ adicional de 10% sobre o frete (na importação também é 10%)
+ aluguel do container.

Concluindo, é o sistema porta-porta aquele que, no momento, dá mais vantagens ao usuário e, portanto, o mais difundido.

Entretanto, quando do engajamento da carga, deve o exportador consultar a agência do navio para se atualizar sobre a taxa do frete e modo de cálculo. Esta informação é rapidamente fornecida por qualquer escritório da Moore McCormack, mesmo por telefone, quando se tratar do tráfego que atendemos.

Comparação de custos container x carga fracionada - Ao utilizar o container , o cliente deverá levar em consideração não somente o desconto do frete, mas também: o valor do prêmio de seguro, a diminuição da embalagem, a rapidez no transporte, a proteção à carga, a plena utilização da capacidade da unidade, a facilidade de armazenamento (ou depósito) e as taxas de porto.

A soma dessas considerações dará um resultado final que, comparado com os mesmos custos no embarque, na forma convencional, impelirá ou não à utilização do container.

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