Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/pg/pgpref02.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 10/09/16 19:27:50
Clique na imagem para voltar à página principal
OS DIRIGENTES DE PRAIA GRANDE - Prefeitos
Leopoldo Estasio Vanderlinde

Prefeito de 01/01/1973 a 31/12/1976

Leopoldo Estasio Vanderlinde se elegeu como o segundo prefeito de Praia Grande, pela Aliança Renovadora Nacional (Arena), com 3.872 votos, dos 5.089 votos válidos da eleição de 1972.

Publicado na edição eletrônica do jornal santista A Tribuna em 29 de maio de 2006:

Segunda-feira, 29 de Maio de 2006, 17:31
PERDA
Morre ex-prefeito de PG Leopoldo Vanderlinde

De A Tribuna Digital

O ex-prefeito de Praia Grande, Leopoldo Estasio Vanderlinde, que havia completado 75 anos no último dia 20, faleceu nesta segunda-feira na Santa Casa de Santos. Ele estava internado desde o dia 14 e morreu em decorrência da falência múltipla dos órgãos. O corpo está sendo velado na Câmara Municipal, na Praça Vereador Vital Muniz, 1, Boqueirão.

O enterro será na terça-feira, às 10 horas, no Cemitério Morada da Grande Planície, no bairro Antártica. O prefeito Alberto Mourão decretou luto oficial na Cidade por três dias.

Biografia - Morador de Praia Grande desde 1954, foi o primeiro vice-prefeito do Município de 1969 a 1972. Logo após, foi eleito prefeito, o segundo da Cidade, cumprindo mandato de 1973 a 1976.

Vanderlinde inaugurou a Avenida dos Sindicatos, na Vila Mirim, a abertura de canais, drenagens de terrenos, construções de caixas d’água para o abastecimento da população, além de ter sido responsável pela criação do 1º Plano Diretor do Município.


Foto oficial do prefeito Leopoldo Estasio Vanderlinde
Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura Municipal de Praia Grande

No dia seguinte, 30/5/2006, o mesmo jornal A Tribuna publicou, nas edições impressa e eletrônica:


Ex-prefeito tinha 75 anos
Foto: reprodução, publicada com a matéria

Terça-feira, 30 de Maio de 2006, 09:23
PERDA
Mourão decreta luto pela morte de Vanderlinde

Da Sucursal

Praia Grande perdeu ontem um dos homens que ajudaram a construir, literal e politicamente, o Município. Aos 75 anos, o ex-prefeito Leopoldo Estásio Vanderlinde sofreu uma falência múltipla dos órgãos, morrendo às 5h35. Ele foi velado à tarde, na Câmara, e será enterrado hoje, às 9 horas, no Cemitério Morada da Grande Planície. O prefeito Alberto Mourão decretou luto oficial por três dias.

Conhecido como homem das máquinas, Vanderlinde ajudou a construir o primeiro grande empreendimento imobiliário de Praia Grande, que depois veio a se tornar o Bairro Cidade Ocian. O núcleo habitacional foi idealizado pelo empresário Roberto Andraus, no início de 1952, e concretizado sobre a pantanosa área do Sítio Ubatuba pela Organização Construtora e Incorporadora Andraus (de onde vem o nome Ocian).

O projeto foi executado com a ajuda de homens que, depois, continuaram lutando pelo crescimento da região, como o engenheiro Nicolau Paal, que convidou Vanderlinde para trabalhar na construção da Cidade Ocian. Ele aceitou a proposta, ficando encarregado do setor de mecânica e maquinário junto com Petruz Gciazuts.

Em 1954, Vanderlinde passou a residir em Praia Grande e participou ativamente na luta pela emancipação político-administrativa em relação a São Vicente. Com isso, foi eleito vice-prefeito no primeiro pleito do Município, em 15 de novembro de 1968, atuando ao lado do então prefeito Dorivaldo Loria Júnior (1969-1972).

Atuação - No entanto, a maior contribuição de Vanderlinde para a Cidade veio na gestão seguinte (1º/1/73 a 31/12/76), quando ele foi o chefe do Poder Executivo praiagrandense. "Ele se notabilizou pelas obras de infra-estrutura e sua administração ficou marcada por inúmeras inaugurações, que alcançaram todos os setores do Município", resume a responsável pelo Centro de Documentação e Memória da Secretaria de Cultura e Eventos de Praia Grande, Mônica Solange Rodrigues e Silva.

Segundo Mônica, Vanderlinde inaugurou a Avenida dos Sindicatos, na Vila Mirim, abriu canais e realizou importantes obras de drenagem, construiu caixas d’água para o abastecimento da Cidade e foi responsável pela elaboração e criação do primeiro Plano Diretor do Município.

"Esta região era um grande mangue e a administração dele foi a primeira etapa marcante da Cidade. A segunda veio na década de 90", lembra a historiadora, acrescentando ainda que, na gestão dele, Praia Grande ganhou a bandeira e o brasão, escolhidos por meio de concurso. De acordo com ela, Vanderlinde conseguiu tudo, apesar de sofrer com uma forte oposição no Legislativo.

Família - Vanderlinde nasceu na cidade de Vargem do Cedro, em Santa Catarina. Teve duas filhas no primeiro casamento. No segundo matrimônio, teve outras duas filhas e um filho. Também deixa sete netos e dois bisnetos. Ontem, familiares foram à Câmara para se despedir dele, que se encontrava desde o dia 17 de maio na UTI, conforme lamentou a neta mais velha, Janaína Yara Vanderlinde Fortuna.


Vanderlinde participou da construção da Cidade Ocian
Foto: Adalberto Marques, em 9/12/2000, publicada com a matéria

Terça-feira, 30 de Maio de 2006, 09:26
Ex-prefeito foi emancipador

O nome de Leopoldo Vanderlinde foi enaltecido ontem, durante a abertura do 1º. Encontro Metropolitano de Preservação do Patrimônio, que integra o calendário do Ministério da Cultura (Minc), como atividade ligada à Semana do Museu. Além do papel importante do ex-prefeito na construção da Cidade, ele foi homenageado pela grande contribuição no resgate da memória do Município.

"Vanderlinde foi o primeiro grande doador do nosso Centro de Documentação e Memória", ressalta a responsável pelo órgão, Mônica Solange Rodrigues e Silva, mostrando uma pilha de documentos e fotos entregues por ele à Secretaria Municipal de Cultura (Secult).

Para a pesquisadora, "o ex-prefeito foi um dos maiores administradores municipais de todos os tempos, sempre simples, humilde e amigo do povo". Mônica salientou que Vanderlinde recebeu da Academia Santista de Letras a Medalha Albertino Moreira, como o prefeito que mais realizou na região no tocante ao desenvolvimento cultural.

Promovido pela Secult, o encontro reúne, até amanhã, cerca de 120 educadores e profissionais de museus e arquivos no auditório da Faculdade de Tecnologia de Praia Grande (Fatec-PG). Paralelamente, foi lançada a exposição Memória Urbana, que visa resgatar a memória dos munícipes e suas relações com Praia Grande.

A mostra conta com 20 painéis fotográficos, retratando brincadeiras de crianças, praia, comércio, feiras livres, transporte, construção civil e a transformação dos espaços.

Registro na enciclopédia digital Wikipédia (acesso: 9/10/2016):

Leopoldo Estásio Vanderlinde (São Martinho, 1931 - Praia Grande, 20 de maio de 2006) foi um político brasileiro, um dos emancipadores e prefeito da cidade de Praia Grande no mandato de 1973 a 1976.

Morando em Praia Grande desde 1954, Leopoldo Vanderlinde foi o primeiro vice-prefeito do município, entre 1969 e 1972, elegendo-se prefeito na eleição seguinte, ainda na época da ditadura. No seu mandato foi inaugurada a Avenida dos Sindicatos, que serve de divisa até hoje entre a Mirim e o Ocian, a maior concentração de colônias de férias do mundo. Foi o responsável pelo 1º Plano Diretor do Município e também realizou a abertura de canais, drenagens de terrenos, construiu caixas d’água para o abastecimento municipal.

Faleceu aos 75 anos, de falência múltipla dos órgãos, às 5h35 de 20 de maio de 2006. Foi velado na Câmara, e enterrado no Cemitério Morada da Grande Planície. O então prefeito Alberto Mourão decretou luto oficial por três dias.

Em sua homenagem, o complexo esportivo do Tude Bastos foi batizado de Complexo Esportivo Leopoldo Estásio Vanderlinde, que se somou a uma escola e uma rua com a qual fora homenageado in vita.