Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/idioma/vinculo.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 06/10/09 11:22:35

Movimento Nacional em Defesa
da Língua Portuguesa

Vínculos:

Veja:

Instituto Camões, do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal - Noticiário, biblioteca digital, divulgação da língua e cultura portuguesas no estrangeiro.

Revista Lusofonia - O blog é organizado pelo jornalista, escritor e professor João Alves das Neves e seus alunos Fabiola Nese e Conrado Ruggieri. Com ele, querem divulgar o trabalho de todos os amantes da Língua Portuguesa espelhados pelo mundo e defender os interesses dos Países de Língua Portuguesa, que já somam cerca de 250 milhões de pessoas em 2009. Os temas sugeridos vão desde as Artes & Letras à Economia, História, Política (excluindo a de partidos e ideologias), Turismo, Folclore, Problemas da Diáspora etc. A publicação é a favor da liberdade de imprensa e religiosa (com responsabilidade), mas reservando-se o direito de escolher os colaboradores. Agradece as sugestões, a boa vontade e, de acordo como espírito do Poeta Fernando Pessoa: "Minha Pátria é a Língua Portuguesa".

"Elucidário das palavras, termos e frases que em Portugal antigamente se usaram e que hoje regularmente se ignoram: obra indispensável para entender sem erro os documentos mais raros e preciosos que entre nós se conservam, Lisboa, 1865", de Frei Joaquim de Santa Rosa de Viterbo. Pesquisa por verbetes ou leitura integral da 2ª edição da obra.

A divertida animação inserida na página Mundo Perfeito:

A página da Associaçom Galega da Língua (AGAL), "uma associação sem objetivo de lucro, legalmente constituída em 1980, que visa a plena normalização do Galego-Português da Galiza e a sua reintegração no âmbito lingüístico a que historicamente pertence: o galego-luso-brasileiro. O Galego-Português, na Galiza denominado Galego e internacionalmente conhecido como Português, é a língua própria de Galiza, Portugal e Brasil, sendo também língua oficial em Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor Lorosae..., comunidade lingüística internacional conhecida como Lusofonia (também Galegofonia ou Galego-Lusofonia)."

Movimento de Valorização da Cultura, do Idioma e das Riquezas do Brasil (MV-Brasil, sediado no Rio de Janeiro/RJ)

A página Brasil, Portugal e Língua Portuguesa, editada em São Paulo por João Xavier Mendes dos Santos, com a "geografia da língua portuguesa no mundo" e o vocabulário português-português.

A página Inculta & Bela, do professor Pasquale Cipro Neto

Uma página do  sobre a imprensa brasileira e o idioma

O Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP), que permite consultas e funciona como um pronto-socorro sobre as palavras oficiais da Língua Portuguesa. É mantido pela Academia Brasileira de Letras

O dicionário Michaelis de Língua Portuguesa pode ser consultado na Internet

Precisa de socorro? Consulte o S.O.S. Língua Portuguesa... A propósito, eles já têm um fórum para debates...

Veja como tem gente no exterior preocupada com o desaparecimento dos idiomas e dando sua contribuição para preservá-los (em inglês)

Uma página sobre o idioma português... no Uruguai!

Conheça o Jornal Digital, especialmente a área de Língua Portuguesa... Destacamos algumas notícias:

  • Deputado brasileiro defende a línqua portuguesa
  • Encontro no Brasil reunirá jornais regionais de Portugal (em São Vicente/SP)
  • "Os Lusíadas" integralmente na Internet.
  • Clique para ir à página

    Visite as páginas de Língua Portuguesa e Lingüística do Prof. Paulo Hernandes

    Conferimos: a obra de Camões está no serviço de buscas Gertrudes.

    O ponto de encontro da comunidade lusófona

    O ponto de encontro da comunidade lusófonaConheça Portugal em Linha, com literatura, farpas e notícias lusófonas, o legado português, luso-descendência, fórum de debates etc.:

    Conheça o livro "Santa Helena - o ninho do gavião vermelho", de João Heitor Condé - a saga de um fazendeiro em Altinópolis/SP.

    Conheça também as páginas do escritor português António Manuel Venda. E cadastre-se para receber suas crônicas pelo correio eletrônico.

    Uma página portuguesa que conta a história da formação do idioma...

    Visite a República Cultural Lusófona - Comunidade de Países (Povos) de Língua Portuguesa (CPLP) e conheça seu fórum.

    Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP): é uma organização internacional, criada em 17 de Julho de 1996, com sede em Lisboa e constituída pelos seguintes estados-membros: Angola, Brasil, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe. Seus órgãos são: a Conferência de Chefes de Estado e de Governo, o Conselho de Ministros, o Comité de Concertação Permanente, o Secretariado Executivo (dirigido pelo secretário executivo, Dr. Marcolino Moco, ex-primeiro ministro de Angola, e pelo secretário executivo adjunto, Dr. Rafael Branco, ex-ministro das Finanças de São Tomé e Príncipe).

    A CPLP dispõe também de um Fundo Especial, alimentado por contribuições voluntárias de entidades públicas e privadas, para apoio a ações concretas. Tem por objetivos a concertação político-diplomática entre os seus membros em matéria de relações internacionais, designadamente no que respeita: à reforma da ONU e do Banco Mundial, ao relacionamento UE/MERCOSUL e à realização da Cimeira Europa-África; à cooperação, particularmente nos domínios econômico, social, cultural, jurídico e técnico-científico; e à materialização de projetos de promoção e difusão da Língua Portuguesa, nomeadamente a dinamização do Instituto Internacional da Língua Portuguesa e a criação de um Fundo Bibliográfico. Todas as suas decisões são tomadas por consenso.

    Jornal Ação Cultural, de Edir Meirelles

    Atentados à Língua Portuguesa, à Lógica e à Razão, de Jussara Simões

    Lusocom

    Universidade Federal do Rio Grande do Norte - português

    A propósito, veja aqui como a palavra site (lê-se como "site" mesmo, não na forma americana "saite") entrou para o nosso patrimônio lingüístico - você vai se surpreender...

    Os vínculos externos não são de nossa responsabilidade e podem ser modificados sem nosso conhecimento.
    Caso isso aconteça, agradecemos que nos informe.

    E, se sua página está relacionada à defesa e/ou à promoção da língua portuguesa, gostaríamos de trocar vínculos consigo