Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/idioma/20090115.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/15/09 10:41:09

Movimento Nacional em Defesa
da Língua Portuguesa

NOSSO IDIOMA
Reforma ortográfica

Troca de mensagens na comunidade Widebiz em 2009

 

Ano novo, vida nova, ortografia nova. Tem coisa que é como injeção: quanto antes você tomar, menor a expectativa de sofrimento. Então decidi instalar o Writer do BROffice que já vem com o corretor ortográfico atualizado para as novas regras e já estou escrevendo com ele.

Para quem se interessar:

Site: http://www.broffice.org/
Download programa: http://www.broffice.org/download
Download corretor atualizado:
http://www.broffice.org/files/Vero_pt_BR_V203AOC.oxt

Foi no download do corretor que apanhei, porque o Windows Vista automaticamente salvou o arquivo com extensão zip e não oxt como no original. Aí não há como você fazer a instalação do corretor atualizado. Salve do jeito que veio (oxt), abra o BR Office, Ferramentas > Gerenciador de Extensão > desinstale o dicionário Português Brasil que aparece ali e instale o arquivo oxt que você baixou.

Fica aí a ideia sem acento.

Mario Persona
At 03:16 3/1/2009, Lúcio Wandeck wrote:
 

Mário

Não vou aderir, por vários motivos, a saber:

1- porque se quem faz a língua e a sua expressão ortográfica é o povo, conseqüentemente, a ninguém pode ser dado o direito de mudar, por decreto, práticas culturais consagradas;
2- porque enquanto as novas regras não forem inculcadas nos meus dois leitores, eles acharão que eu não sei escrever mais ou menos bem;
3- porque já passei da idade de me submeter a concursos públicos; e
4- porque não me conformo com o banimento do trema e sinais afins, como muito bem se expressou o poeta e cronista Edson Teixeira, presidente da Confraria dos Poetas Crônicos, da qual tenho a honra de pertencer.

E vou mais adiante, proponho a criação da Ong "SDT - Sociedade dos Defensores do Trema".
Compreendo a sua posição, ou seja, o fato de você ter aderido sem reação a esse decreto.
Como os seus escritos multiplicam-
se geometricamente que nem coelhos no seu milhão de leitores diários, que, como eu, se deliciam com cada sentença da sua lavra, você teme que uma meia-dúzia que adotará a nova ortografia passe a pensar que o Mário não sabe escrever divinamente bem.
Mas o que pensarão os outros 999.994 ?

É uma pena que o ex-bicho-grilo Mário sucumba, sem fazer uso do jus-esperniandi, à letra fria da lei.

Ou será ex bicho grilo, assim deshifenado? Ops, desifenado!

Sim, sed lex, dura lex, no cabelo, só Gumex, mas convenhamos.
..

Tornar-me-ei reacionário.

Doravante, colarei no Word cada um dos seus escritos, o corretor ortográfico assinalará os erros, farei as correções e lerei Mário como sempre gostei. Dará um trabalhinho, mas valerá a pena.

Abraços extremados, porém inconformados, do amigo
Lúcio
PS- Pls, satisfaça a minha curiosidade: por que há décadas vc se antecipou à nova ortografia grafando Mário sem acento?

O adeus ao trema - e sinais afins

A famosa foto do lexicógrafo Quadros, com os pés fora de esquadro, me remete a uma frase cheia de estilo: "Fi-lo porque qui-lo". Nuance  lingüística, tirada artística, sem conseqüência drástica à mudança ortográfica.

De cabeça quente, confesso que me  tornei eloqüente e levantei a bandeira do conservadorismo; já os que defendem o modernismo, fizeram a minha caveira: "purista da língua", "lingüista irascível"... Mas nada me fez baixar o nível. Apenas uma questão de educação - ou adequação. Há quem não morra de amores pelos "olhos de cobra"; há, porém, os que se desdobram para preservar os valores dos símbolos que se vão. Que não seja em vão o acordo ortográfico dos catedráticos lusófonos, com a aprovação altaneira da Nação brasileira.

Ainda tonto, perplexo, tomo como exemplo o circunflexo, que contempla Antônio com um belo chapéu ou com um acento agudo no cocuruto. Bota o pé na fôrma, cara! Como pode perder um gol feito? Depois de tantos feitos, o craque sofre um baque. Completamente fora de forma, informa que desta vez pára, vai para casa curtir a vida ao lado da família.

Maravilha! Difícil é responder ao boleiro: como pôde perder aquele gol, cara a cara com o goleiro?! Sem o acento agudo vai faltar conteúdo àqueles que forem às assembléias para emitir suas idéias. Já o dia-a-dia do hífen (traço-de-união) instiga a desunião, continua um tormento, coisa de inter-relacionamento. Agora, como pode um manda-chuva perder o seu sinal e ir direto para o quintal da viúva? Ou ele está sem vergonha ou se tornou um tremendo sem-vergonha... O certo é que estes sinais estão com os dias contados; assim, os coitados vão viver apenas de exceção. A regra só vale para os desregrados escritores que aprontavam horrores em Paris: Müller e Anaïs.

Intranqüilo mesmo é o autor que se guarda em sigilo, e usa a Internet para encaminhar o seu protesto. Ressalta a falta que faz o trema, dispara uma verborragia extrema, e com a adrenalina a mil xinga a tudo e a todos, de delinqüentes ortográficos a seres de índole eqüina. Suas mãos ensangüentadas e justiceiras quebram os pingüins das geladeiras.

E o trema, lá, nos estertores... Como aliviar minhas dores sem o trema do ungüento? Como freqüentar o Aterro [do Flamengo] se o trema foi pro desterro? Como argüir meus amigos da Confraria? Como dar seqüência à beleza da poesia? Como participar do séqüito ao ídolo? Como fechar o capítulo do romance, sem seqüelas? Como assar na brasa uma lingüiça? Como partir da premissa de escrevinhar por mais um qüinqüênio - ou um qüindênio? Como seqüestrar as mazelas do coração de Graziela? Como agüentar as conseqüências naturais de mudanças tão radicais? Como deixar de ser inconseqüente se, de repente, o trema e sinais afins vão para os confins e periferias da Velha Ortografia?

O que me desafia é entender o mistério que envolve esse cemitério de sinais, inconformados, que pagam seus pecados por terem dado beleza e frescor a uma linguagem brasileira, tornando-a mais brejeira, mais plena de cores, e mais bonita que a linguagem nativa dos colonizadores.

Na cerimônia de extrema-unção, sem ter o que fazer com essa cara tristonha, respiro fundo e rezo uma última oração ao moribundo. E antes que a minha voz trema, dou um urro primal: ADEUS, TREMA!!! Depois, cismo de pegar uma figura de retórica, o paradoxismo, que finalmente me posiciona - de forma simples ou grandiloqüente - nas teias metafóricas de um silêncio eloqüente...

Edson Teixeira

Resposta de Mario Persona em 5/1/2009 07:43

Prezado Lúcio,

Circunflexo sobre meu notebook, fui surpreendido por seu e-mail e pelo comentário agudo com acento carioca que, diga-se de passagem, é consoante à sua crase. Você espera que eu trema de sua preposição? Pareceu-me ser essa a tônica do julgamento vogal que fez de minha decisão de adotar a nova ortografia.

Apesar de você tentar pontuar, com acentuado sarcasmo, minha adesão à reforma ortográfica, saiba que isso não me torna um entusiasta da causa. A reação normal, na minha idade, está mais para buscar outro tipo de reforma. Mas, como já não tenho reforma e nem estou reformado, adoto a nova ortografia como forma de garantir meu assento no mercado.

No fundo, o objetivo do acordo ortográfico é acabar com o excesso de letrinhas do português de Portugal. Para que fosse acordo, o Brasil acordou com mudanças mínimas, só pra português ver. O português, que trabalhava de facto, agora irá trabalhar de fato. A gravata permanece a mesma.

Qualquer um sabe que antes de reformar é preciso construir, algo que ainda não foi feito no Brasil e na maioria dos países que falam Camões. A reforma nem será percebida em muitas escolas onde "acento" ainda é sinônimo de cadeira. Vi uma professora de português, que ia se casar, convidar as amigas com um cartãozinho grafado "Chá de Conzinha". Pode apostar que professoras assim adotarão a nova ortografia e passarão a ensinar que o coletivo de aranhas é alcateia.

Para quem digita, as vantagens da nova ortografia são proporcionais aos acentos eliminados. Quantas vezes você precisou voltar ao "u" para colocar o trema? O corretor de meu Word vivia rindo da minha cara com seus lábios ondulados sob a palavra. Agora sou eu quem ri. Deixei o Word de lado e adotei o Writer do BrOffice, pelo menos até a Microsoft, corrigir seu corretor. O Bill Gates deve estar preocupadíssimo com minha decisão.

Não aguento você arguir que usamos pouco o antiquíssimo trema. Isso é consequência da obliquidade de seu julgamento exíguo de minha linguística. Ainda que eu enxágue meus textos da vã eloquência, até mesmo um delinquente, um alcaguete ou um equino sabe que é inexequível um texto sem trema na velha ortografia. Especialmente por ser este um alcaguete herdado da consanguinidade literária de um idioma grandiloquente como o nosso.

É inegável que a reforma movimentará o mercado para adaptar tudo e todos aos novos tempos ortográficos. A falta de informação criará situações inusitadas, como a da empresa que há alguns anos teve sua importação barrada por um funcionário da alfândega. A documentação, preenchida no exterior com caracteres não acentuados, indicava a importação de "macas", mas as caixas traziam "maçãs". Portanto, não se surpreenda se encontrar algum "adevogado" por aí querendo processar, por assédio sexual, quem entrar na secretaria. E também por agressão, se bater antes de entrar.

A eliminação dos acentos acentuará o ganho das agências de comunicação, que prestarão serviços de correção dos textos de seus clientes em sites e material impresso. Publicitários e gráficas ganharão com a reforma geral das embalagens de seus clientes. Ainda vamos ver embalagens de linguiça com "Zero Trema". E por que não, se até embalagem de água já traz "Zero Caloria"?

Ainda vamos ver na TV entrevistas com "especialistas" sobre os benefícios de se comer linguiça sem trema:

Entrevistadora: "Você acha que a venda de linguiça sem trema será obrigatória em nosso país?"

Entrevistado: "Bem, caso isso aconteça, o Brasil poderá importar o produto de Portugal até adaptar sua produção. Os portugueses sempre fabricaram linguiça sem trema".

A reforma ortográfica trará problemas para alguns segmentos na hora de vender seus produtos. É o caso dos fabricantes de para-raios. Aquilo que antes servia para parar os raios tornou-se um aliado deles. Os familiares de paraquedistas já não poderão processar o fabricante do equipamento que não abriu. Afinal, apenas a versão antiga tinha a função de parar quedas. A nova é feita para elas acontecerem.

Apesar de não saltar, me preocupo por viajar muito de avião, mas não pense que eu trema por isso. A reforma não irá afetar o software das aeronaves, que é escrito em inglês sem acentuação, evitando assim um "Bug do Milênio" só nosso, tipo "Bug do Português". O problema está na fila. Em um país onde o acesso a uma boa educação foi atropelado pelo acesso a um maior poder de compra, imagine as filas nos balcões das companhias aéreas, com as pessoas querendo saber se precisarão viajar de pé no voo que perdeu o acento.

---
Mario Persona www.mariopersona.com.br é escritor, palestrante e consultor de comunicação e marketing.

 

Dessa troca de mensagens na comunidade Widebiz resultou a crônica que Mario Persona publicou em seu MP Cafe resumo 239:

 

Reforma ortográfica

© Mario Persona

Prezado amigo: Circunflexo sobre meu notebook, fui surpreendido por seu e-mail e pelo comentário agudo com acento carioca que, diga-se de passagem, é consoante à sua crase. Você espera que eu trema de sua preposição? Pareceu-me ser essa a tônica do julgamento vogal que fez de minha decisão de adotar a nova ortografia.

Apesar de você tentar pontuar, com acentuado sarcasmo, minha adesão à reforma ortográfica, saiba que isso não me torna um entusiasta da causa. A reação normal, na minha idade, está mais para buscar outro tipo de reforma. Mas, como já não tenho reforma e nem estou reformado, adoto a nova ortografia como forma de garantir meu assento no mercado.

No fundo, o objetivo do acordo ortográfico é acabar com o excesso de letrinhas do português de Portugal. Para que fosse acordo, o Brasil acordou com mudanças mínimas, só pra português ver. O português, que trabalhava de facto, agora irá trabalhar de fato. A gravata permanece a mesma.

Qualquer um sabe que antes de reformar é preciso construir, algo que ainda não foi feito no Brasil e na maioria dos países que falam Camões. A reforma nem será percebida em muitas escolas onde "acento" ainda é sinônimo de cadeira. Vi uma professora de português, que ia se casar, convidar as amigas com um cartãozinho grafado "Chá de Conzinha". Pode apostar que professoras assim adotarão a nova ortografia e passarão a ensinar que o coletivo de aranhas é alcateia.

Para quem digita, as vantagens da nova ortografia são proporcionais aos acentos eliminados. Quantas vezes você precisou voltar ao "u" para colocar o trema? O corretor de meu Word vivia rindo da minha cara com seus lábios ondulados sob a palavra. Agora sou eu quem ri. Deixei o Word de lado e adotei o Writer do BrOffice, pelo menos até a Microsoft, corrigir seu corretor. O Bill Gates deve estar preocupadíssimo com minha decisão.

Não aguento você arguir que usamos pouco o antiquíssimo trema. Isso é consequência da obliquidade de seu julgamento exíguo de minha linguística. Ainda que eu enxágue meus textos da vã eloquência, até mesmo um delinquente, um alcaguete ou um equino sabe que é inexequível um texto sem trema na velha ortografia. Especialmente por ser este um alcaguete herdado da consanguinidade literária de um idioma grandiloquente como o nosso.

É inegável que a reforma movimentará o mercado para adaptar tudo e todos aos novos tempos ortográficos. A falta de informação criará situações inusitadas, como a da empresa que há alguns anos teve sua importação barrada por um funcionário da alfândega. A documentação, preenchida no exterior com caracteres não acentuados, indicava a importação de "macas", mas as caixas traziam "maçãs". Portanto, não se surpreenda se encontrar algum "adevogado" por aí querendo processar, por assédio sexual, quem entrar na secretaria. E também por agressão, se bater antes de entrar.


A eliminação dos acentos acentuará o ganho das agências de comunicação, que prestarão serviços de correção dos textos de seus clientes em sites e material impresso. Publicitários e gráficas ganharão com a reforma geral das embalagens de seus clientes. Ainda vamos ver embalagens de linguiça com "Zero Trema". E por que não, se até embalagem de água já traz "Zero Caloria"?

Ainda vamos ver na TV entrevistas com "especialistas" sobre os benefícios de se comer linguiça sem trema:

Entrevistadora: "Você acha que a venda de linguiça sem trema será obrigatória em nosso país?"


Entrevistado: "Bem, caso isso aconteça, o Brasil poderá importar o produto de Portugal até adaptar sua produção. Os portugueses sempre fabricaram linguiça sem trema".

A reforma ortográfica trará problemas para alguns segmentos na hora de vender seus produtos. É o caso dos fabricantes de para-raios. Aquilo que antes servia para parar os raios tornou-se um aliado deles. Os familiares de paraquedistas já não poderão processar o fabricante do equipamento que não abriu. Afinal, apenas a versão antiga tinha a função de parar quedas. A nova é feita para elas acontecerem.

Apesar de não saltar, me preocupo por viajar muito de avião, mas não pense que eu trema por isso. A reforma não irá afetar o software das aeronaves, que é escrito em inglês sem acentuação, evitando assim um "Bug do Milênio" só nosso, tipo "Bug do
Português". O problema está na fila. Em um país onde o acesso a uma boa educação foi atropelado pelo acesso a um maior poder de compra, imagine as filas nos balcões das companhias aéreas, com as pessoas querendo saber se precisarão viajar de pé no voo que perdeu o acento.
---
Mario Persona é escritor, palestrante e consultor de comunicação e marketing.