Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/idioma/20030110.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/31/03 18:55:50

Movimento Nacional em Defesa
da Língua Portuguesa

NOSSO IDIOMA
2002, Ano das Línguas na Europa, 2003...

Rosilma Roldan (*)

Participamos, no dia 4/12/2002, de uma audiência pública no Senado Federal para instruir a votação naquela Casa de Leis do Projeto de Lei do Deputado Aldo Rebelo que, antes de defender a Língua Portuguesa, propõe-se a defender o direito do usuário de comunicar-se em Português, dentro de seu próprio País.

Este é o espírito da Lei, no dizer de Montesquieu, inspirada nas mais evoluídas legislações do mundo civilizado, como a do Canadá, a dos Estados Unidos, a da Espanha, a da França, cujos 52 Estados francófonos uniram-se para exigir do Estado francês uma posição efetiva em defesa da Língua Francesa e das Línguas da França.

O ano de 2002 foi o ano das Línguas, na Europa, fruto de uma iniciativa do Conselho da União Européia, de que participaram mais de 50 países, dentre eles a Ucrânia, a Letônia, a Polônia, a Rússia, a Estônia, a Romênia, 13 países da Ásia e do Oriente Médio, preocupados, acima de tudo, em defender o plurilingüismo e o multiculturalismo.

Nesses tempos de Natal e Ano Novo, em que as esperanças de um mundo melhor se renovam em cada ser, tempo de novos governos e novas decisões, a tolerância, o amor ao próximo, a luta contra a exclusão e contra a discriminação, a defesa da diversidade cultural são valores imprescindíveis para a sobrevivência da civilização.

A tolerância implica respeito pelas diferenças, todas elas, físicas, culturais, raciais, religiosas, financeiras, de  gostos e de opiniões, tantas quantas a riqueza multifacetada da realidade possa permitir, e a mente humana nem possa imaginar, mas seja capaz de abraçar.

O poder do Império, com seus veios inexauríveis de ouro, a formar platéias e mercados voltados todos a um só paladar, deve ser obstado pela refletida posição de quem ama o pensamento criativo, a arte do diferente, a eterna reconstrução, a ação crítica, a generosidade de atrair todos os matizes que cinzelam a paleta do Pintor Maior.

Que o Presidente Lula, com seu discurso em Português e, como sugerimos no Senado Federal, com a criação da Secretaria da Língua Portuguesa, a exemplo do que já existe na França, com uma política voltada à divulgação do idioma pelo mundo, possa contribuir, definitivamente, com o prestígio do País, da Língua e com a auto-estima do povo brasileiro.

Que 2003 seja o ano da Língua Portuguesa!

(*) Rosilma Roldan, advogada e professora de Português, Francês e Latim, é presidente do Movimento Nacional em Defesa da Língua Portuguesa (MNDLP). Artigo publicado no jornal A Tribuna de Santos em 10/1/2003;