Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/idioma/20020414.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 04/18/02 13:35:10

Movimento Nacional em Defesa
da Língua Portuguesa

MNDLP NA IMPRENSA
Jornal da Orla

Na edição de 14/4/2002, o Jornal da Orla, da Baixada Santista, publicou na seção Raio X, também disponível na Internet, este artigo do jornalista Paulo Roberto Schiff:

   RAIO X

Invasão

Paulo Roberto Schiff (*)

Big Brother Brasil é um reality show. China in the Box tem delivery? Trade Car convida para test drive. Anthony instalou um home theater no living.

**
E assim vai. Todas são frases familiares para nós brasileiros. E o denominador comum delas é o número de palavras estrangeiras maior que o de nativas. Expressões como essas, da língua inglesa, tomaram conta do nosso cotidiano de maneira impressionante.

**
Que significado tem esse fenômeno? Que aspecto da nossa alma ele escancara? 
Por que será que é site e não página na Internet? Por que fast food e não lanche rápido? Por que software, hot line, talk show, e-mail, marketing, country music? Será que as palavras luso-brasileiras perderam a força? Será que foi a credibilidade que se esgarçou?

**
Não se trata de remar contra a corrente. Nem de lutar contra moinhos de vento. A questão de fundo é desvendar essa descaracterização da linguagem do brasileiro de classe média. Que aprofunda ainda mais o fosso que separa a elite - que estuda inglês - da legião de excluídos. Que torna a realidade ainda mais incompreensível para quem não tem acesso à educação – a maioria.

**
A línguagem é dinâmica. Incorpora novos termos e coloca outros em desuso. Que algumas palavras do inglês, mais expressivas, ganhem espaço entre nós e até preencham vácuos da língua portuguesa – show, marketing – é natural e compreensível. A imitação desenfreada, a macaquice é que faz o brasileiro ridículo quando freeza uma imagem ou deleta um erro de digitação.

**
Não precisa ser assim. Tem a França, a Espanha, a China e tantas outras nações que aprenderam a preservar a linguagem. E, com ela, os valores culturais, patrimônio maior de uma comunidade. Há um movimento nacional em defesa da língua portuguesa. Que precisa ser vitaminado. Para que o Sítio do Pica-pau Amarelo, a turma da Mônica e a Gabriela do Cravo e da Canela continuem competindo com o Harry Potter e o Pikachu e encantando com brasilidade as gerações que vêm por aí.

(*) Paulo Roberto Schiff é jornalista.