Clique aqui para voltar à página inicialESPECIAL: FESTAS JUNINAS
http://www.novomilenio.inf.br/festas/junina01.htm
Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no jornal Cidade de Santos,
de Santos/SP, em 12/6/1977
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 05/13/06 14:55:21

Clique aqui para voltar à página inicial

Junho, quando história e folclore se unem

Leva para a página anterior da série

Três santos têm suas festas celebradas em junho: Santo Antonio, no dia 13, São João no dia 24 e São Pedro no dia 29. Populares principalmente no interior do País, constam essas festas de novenas e folguedos folclóricos (danças típicas em arraiais, brincadeiras com fogos, balões etc.) e consumo de iguarias da culinária popular brasileira.

Santo Antonio é padroeiro da cidade de Campo Maior, no Piauí, e de Recife, onde o santo é mais festejado, com novenário, procissão e folguedos diversos.

São João é padroeiro do município de São João da Barra, no Rio de Janeiro, e de dezenas de cidades brasileiras, entre as quais Niterói, sendo festejado da mesma forma que Santo Antonio.

Já São Pedro tem sua festa no final de junho, encerrando as comemorações juninas, com procissões de barcos de pesca enfeitados, no primeiro domingo após essa data. Uma das principais procissões é a de Teresina, no Rio Parnaíba. A cidade de São Pedro da Aldeia, no Rio de Janeiro, também tem conhecida procissão.

São Pedro é nome popular de certos peixes em Portugal, havendo também inúmeras ilhas, cidades, morros e serras com seu nome. Em Mato Grosso existe uma cidade com o nome de São Pedro de Cipa. Em Minas Gerais, outra, chamada São Pedro da Garça. Os casos mais curiosos de cidades com o nome desse santo encontram-se no Espírito Santo, onde uma delas tem o nome de São Pedro dos Ratos.

(pesquisa e texto de Carlos Pimentel Mendes)


N.E.: A informação acima, sobre São Pedro dos Ratos, foi referida em publicação consultada na época, não mais disponível. Verificação em 2006 não permitiu localizar cidade com este nome no Brasil. Em Portugal, porém, existe a festa de São Pedro dos Ratos, na freguesia portuguesa de Deão, comemorada a 24 de abril, data em que se recomenda aos agricultores não trabalharem na terra, porque as culturas seriam destruídas por ratos.

Novo Milênio agradece pela contribuição de Ana Maria Scolforo, do Espírito Santo.

Leva para a página seguinte da série