Clique aqui para voltar à página inicialESPECIAL: Revolução de 1932
http://www.novomilenio.inf.br/festas/1932sp32.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 07/09/03 13:09:16

Clique aqui para voltar à página inicial

A revolução em fotos (32)

Nestas páginas, são mostradas as fotos apresentadas pela primeira vez pela antiga revista O Mundo Ilustrado, do Rio de Janeiro, em edição especial comemorativa dos 22 anos da Revolução Constitucionalista de 1932, publicada em 7 de julho de 1954, mantidas as legendas e os textos que acompanhavam essas imagens (a revista não citou os autores das fotos):

Estes sabem, e sabem muito...

 

Dr. Francisco Emigdio - "Os estudantes paulistas lutaram..."

Poucos são os que podem depor, com exatidão e isenção de ânimos, acerca do fabuloso evento que levou o povo paulista aos campos de batalha, para lutar com ardor e denodo paulista contra a ditadura de Vargas.

Júlio de Mesquita Filho, Aureliano Leite, general Sampaio e dra. Carlota de Siqueira viveram a revolução desde o seu primeiro passo. Julinho de Mesquita, o grande incentivador do movimento, o homem que enfeixou a maior soma de responsabilidades quanto ao êxito ou fracasso da grande causa, hoje, na direção de um dos maiores órgãos da brilhante imprensa paulista, através de editoriais cujo valor histórico é inestimável, vem respondendo, com argumentos e dados insofismáveis, às aleivosias e invencionices, publicadas em livro, por aquele que mereceu do povo paulista a maior repulsa: o atual ministro João Alberto.

Dr. Aureliano Leite: "Sofremos muito, mas fomos bem recompensados"...

Aureliano Leite em suas memórias do exílio, também focaliza, com rara fidelidade e em minúcias, episódios, dramáticos uns, pitorescos outros, todos intimamente relacionados com a Revolução Constitucionalista.

Carlota de Siqueira, da tribuna da Câmara Federal, quando deputada, fez constar dos anais daquela Casa do Congresso Nacional o que foi São Paulo no período da revolução.

General Sampaio: "... o Túnel foi um segundo Canudos", afirmou o comandante

E o general Sampaio, no aconchego de seu honrado lar, cercado da estima, do respeito e da consideração dos homens de Piratininga, guarda, no escrutínio de seu coração de bravo, os feitos heróicos dos moços que estiveram sob seu comando, numa das mais audaciosas empreitadas bélicas da história de nossa Pátria.

Klinger, Euclides de Figueiredo, Pedro de Toledo, Saldanha da Gama, Fournier e tantos outros valentes paulistas têm, com a maior justiça, cada um, lugar reservado no coração de todos os brasileiros. O exemplo de São Paulo jamais será esquecido.

Dr. Júlio de Mesquita Filho: " Não houve qualquer intuito separatista na revolta"