Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/cultura/cult044.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 02/26/06 20:15:53
Clique na imagem para voltar à página principal
CULTURA/ESPORTE NA BAIXADA SANTISTA
Armando Sendin

Texto publicado no caderno Galeria do jornal santista A Tribuna em 16 de setembro de 2004, a respeito deste artista carioca que adotou Santos e depois foi viver na Espanha:


As pinturas em exposição na galeria do CCBEU mostram a dupla faceta do artista,...
Foto: publicada com a matéria

VISUAIS
O real e o abstrato na obra de Sendin

A mostra reúne telas inéditas a óleo e guaches do pintor que vive na Espanha

Da Reportagem

Vivendo na Espanha, o artista plástico Armando Sendin retorna a cada dois anos ao Brasil para exibir seus novos trabalhos na Galeria do CCBEU. A aguardada exposição tem abertura hoje, às 20 horas, e pode ser visitada até o dia 8 de outubro.

A mostra reúne um conjunto de pinturas inéditas a óleo e guaches, que revelam seu talento em cada traço.


... o realismo e a abstração, que constituem a essência de seu compromisso estético
Foto: publicada com a matéria

As obras mostram sua dupla faceta - realismo e abstração. "Aproximar-se da obra de Sendin é aproximar-se de uma dualidade, em razão de seu procedimento artístico abarcar duas direções, duas maneiras de conceber o mundo e expressá-lo", diz Antonio Abad, autor do livro La Génesis del Instante, que faz uma análise do trabalho do artista.

"Nos encontramos diante de um dos maiores representantes do realismo brasileiro, que, ao mesmo tempo, soube desenvolver, com grande inteligência, uma obra eminentemente abstrata. Essa dupla faceta de sua pintura é o que, em princípio, preenche de singularidade toda a sua trajetória e o que constitui a essência de seu compromisso estético".

Nascido no Rio, Sendin é santista de coração. Foi aqui que, em 64, começou uma nova fase de sua carreira, após fechar as portas de seu ateliê na Capital. Em Santos, o ceramista transformou-se definitivamente no pintor.


As obras expressivas do pintor arrancaram elogios da crítica
Foto: publicada com a matéria

Transformações - Com uma obra fortemente expressiva, passou a participar de diversos salões em todo o País. Sua arte passou por transformações, assim como a produção mundial, sempre arrancando elogios da crítica, como o de Gordon Brown, da revista Arts Magazine.

"Armando Sendin faz flutuar estranhos objetos e seres no espaço vazio estudando suas interrelações e ambientações com outros que o rodeiam. No princípio, as pinturas de Sendin parecem abstratas, porém em seguida vemos que se trata de uma técnica naturalista para retratar algo sobrenatural. o reconhecimento desse objeto seria prejudicial: é preferível que permaneça em seu enigma", diz, referindo-se à mostra do pintor na Iramar Gallery, em Nova Iorque.

O artista plástico conquistou a Grande Medalha de Prata e Ouro nos Salões de Arte de São Paulo, Santos, Santo André, São Caetano e Ouro Preto, o 1º Prêmio na XII Bienal Internacional de São Paulo e muitas outras distinções. Foi membro do júri de diversos salões nacionais e internacionais e suas obras fazem parte do acervo de museus de todo o mundo.

A Galeria do CCBEU fica na Rua Azevedo Sodré, 101, Gonzaga. Aberta de segunda a sexta-feira, das 14 às 21 horas. Mais informações pelo tel. 3281-3993.


"Biquini": óleo sobre tela de 1977, tamanho 78x78 cm
Imagem: página Web do Escritório de Arte, acesso em 3/6/2005