Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/cultura/cult006p18.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 02/15/14 10:04:26
Clique na imagem para voltar à página principal
CULTURA/ESPORTE NA BAIXADA SANTISTA - Ribeiro Couto - BIBLIOTECA NM
Rui Ribeiro Couto (16-[18])

Clique na imagem para ir ao índice desta obraUma das principais obras de Rui Ribeiro Couto é o romance Cabocla, aqui transcrito em primeira edição digital, a partir do livro publicado em 1945 (terceira edição) pela Livraria Sá da costa Editora, de Lisboa, Portugal, com prefácio de João de Barros, sendo todos os exemplares autenticados com as rubricas do autor e editores. A obra faz parte do acervo de Rafael Moraes transferido à Secretaria Municipal de Cultura de Santos e cedida a Novo Milênio pelo secretário Raul Christiano para digitação/digitalização (ortografia atualizada nesta transcrição - páginas 115 a 117):

Leva para a página anterior

Cabocla

Ribeiro Couto

Leva para a página seguinte da série

XVII - Regresso debaixo de chuva

Eu não lhe disse, seu doido, que não tomasse chuva: Ah, Jerónimo, que é que eu agora vou dizer a seu pai!

Desta vez o caso era sério. Prima Emerenciana estava nervosíssima com a congestão violenta que eu apanhara, sob a chuva, por ter insistido em sair de manhã no Pigarço, aproveitando uma estiada ilusória.

O dr. Teles viera de Vila da Mata e achara conveniente a aplicação de ventosas sarjadas. Prima Emerenciana tinha horror a esse nome: ventosas sarjadas. Na sua imaginação, tratava-se de uma verdadeira tortura, um sistema diabólico de medicação. Não quis olhar quando o médico, nas minhas costas nuas, disparou o aparelhozinho cortante, aplicando na carne, sobre os finos talhos invisíveis, a ampola de vidro, que chupou o sangue.

Pedi que não escrevessem nada a meu pai, aquilo passaria logo.

À noite, nos conciliábulos em surdina da sala de jantar, percebi que se tramava a separação de pratos e talheres, pelo receio de contágio. Sofri. Fosse tudo por amor das crianças, que eu decerto agora não poderia mais beijar. O médico dissera que o meu estado era grave, mesmo que a congestão cedesse logo.

Prima Emerenciana se queixou de dores no ventre. Era uma ameaça de aborto, devido ao susto e à contrariedade; em vista disso, o dr. Teles teve que tornar à noite à fazenda, fora de horas, com uma valise cheia de ferrinhos; mas não foi preciso intervir, porque as dores passaram.

Primo Boanerges estava tratando da política em Vitória e o Anastácio foi no Pigarço ao Pau d'Alho levar um telegrama, chamando-o.

Siá Bina, sabendo do incômodo da comadre, mandou Zuca voltar à fazenda para fazer companhia, tanto mais agora. Tobias Pinto partiu, deixando o casamento ajustado para o próximo abril.

Zuca chegou debaixo de chuva no fordinho conduzido pelo Tomé. Ergui-me da cama ao escutar o ronco do motor no terreiro e a algazarra da criançada na varanda, festejando a moça.

Pela primeira vez chorei.