Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/cubatao/prefei21.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 10/04/16 20:53:23
Clique aqui para voltar à página inicial de Cubatão
OS DIRIGENTES DE CUBATÃO - PREFEITURA - 21
Ademário da Silva Oliveira

De 1/1/2017 a 31/12/2020

Vice-presidente da Câmara Municipal na Legislatura XVI, Ademário da Silva Oliveira concorreu ao cargo de prefeito de Cubatão nas eleições de 2 de outubro de 2016, pelo PSDB, tendo como vice-prefeito Pedro de Sá Filho, pela coligação de partidos PSDB/DEM/PTB/PT do B, obtendo 28.455 votos (41,53%).

Nessa eleição, outro vereador, Wagner Moura, pelo PMDB, obteve 13.426 votos (19,59%), tendo como vice Paulo Fernando Rosa, pela coligação PPS/PRB/PP/PMDB/PFL. Em terceiro lugar, com 11.449 votos (16,71%), ficou o também vereador Severino Tarcísio da Silva (Doda), do PSB, pela coligação PHS/PSDC/PSB/PSC/PR/PMN/PMB, tendo como vice Geraldo Guedes. O quarto lugar foi para outro vereador, Adeildo Heliodoro dos Santos (Dinho), do partido Solidariedade, com o vice Joaquim Amaro Dantas, registrando 11.343 votos (16,55%). Em quinto lugar, mais um vereador, Fábio Oliveira Inácio (PT), tendo como vice Pedro Hildebrando da Silva, com 3.850 votos (5,62%), pela coligação PDT/PROS/PV/PSD/PT/PC do B/PEN/PTC. Foram 97.388 votos apurados, sendo 68.523 (87,14%) válidos, 3.594 (4,57%) em branco, 6.510 (8,28%) nulos e 18.761 (19,26%) abstenções.

Em 4/10/2016, o jornal cubatense Acontece publicou página com a listagem dos novos edis e um resumo biográfico fornecido por suas assessorias (clique >>aqui<< ou na imagem abaixo para obter o arquivo correspondente em formato PDF):

Clique na imagem para obter o arquivo em formato PDF

Clique na imagem para obter o arquivo em formato PDF
Imagens: reproduções das páginas 1 e 9 do jornal Acontece de 4/10/2016

A vitória nasceu da derrota

“Comecei na vida política em 2000, lancei candidatura a vereador três anos após ter me filiado no PSDB, somei 418 votos e não fui eleito pelo quociente eleitoral. Por exemplo, Márcia Rosa se elegeu pelo PT por 410 votos. Frustrante! Em 2004, mais experiente, fui as urnas, dobrei minha capacidade de mobilização e o número de votos, fiz 851 votos. Mas, de novo, o quociente eleitoral evitou a minha vitória. Decepção!

Em 2008, segui firme em busca do meu objetivo, uma vez mais, dobrei a minha votação, alcancei 1651 votos - o sétimo mais votado! Mas, como uma sina, o partido não atingiu o quociente eleitoral e a eleição escapou pelos dedos de novo. E pior, na semana seguinte, no auge da ressaca da derrota, minha mãe faleceu. Pesadelo! Duro golpe, daqueles que fazem repensar a vida e os objetivos. No pé da cama, me perguntava: “Tem gente que ganha e que perde, por quê eu só perco?”.

À partir desta reflexão a vitória de ontem nasceu. Afinal, é na derrota que se conhece o vencedor. E ali, no duro confronto consigo mesmo, eu percebi que a minha vocação é ser político e que não poderia sucumbir diante das dificuldades. O último capítulo da minha história vocês conhecem, em 2012 me elegi no parlamento e ontem me tornei o PREFEITO MAIS JOVEM DA HISTÓRIA DE CUBATÃO.

Mas, e agora? Agora, mais do que nunca, chegou o momento de justificar a missão que Deus me deu. E com toda certeza, a cidade de Cubatão pode trilhar um caminho semelhante ao meu. Transformar a dificuldade em oportunidade, transformar a tristeza em alegria!

E eu conto com todos vocês, por quê não se governa sozinho dentro do gabinete. Agora é hora de arregaçar as mangas e seguir em frente!

Estamos #JuntosPorCubatão”

SER PREFEITO NÃO É SONHO PESSOAL, É VOCAÇÃO.

PRECISA GOSTAR DE GENTE

Clique na imagem para obter o arquivo em formato PDF
Foto: Gilson Costa, publicada com a matéria

'Cubatão seguirá com o jeito tucano de governar'

Reedição da entrevista exclusiva do então candidato Ademário, ao Jornal Acontece, publicada no dia 16 de setembro

 

Oposicionista ao atual governo municipal, vereador mais votado na última eleição e o primeiro a manifestar intenção de disputar a Prefeitura, em 2013, Ademário Oliveira, 43 anos, alia juventude e experiência na disputa à prefeitura de Cubatão. Filho mais velho, de família humilde, começou a ganhar a vida na antiga Copebrás. Trocou a fábrica pelo balcão do restaurante que tocou por mais de anos.

Na política, fez carreira no PSDB, seu único partido, onde está há mais de 20 anos. Maior liderança em Cubatão conta com apoio de grandes nomes tucanos do Estado, inclusive do governador. Em seu currículo, além dos diplomas de bacharel em direito e de vereador, Ademário conta com boa bagagem executiva adquirida na secretaria Estadual de Meio Ambiente. Entre os anos de 2006 e 2012, foi um dos principais coordenadores do Programa Serra do Mar, responsável pela urbanização dos bairros cota e pela construção de mais de 2.000 unidades habitacionais, junto a CDHU.

 


Imagem publicada com a matéria

 

Jornal Acontece - Quais são suas propostas para a área da Saúde?
Ademário - Já na primeira semana após nossa eleição, vamos iniciar articulações na Secretaria Estadual da Saúde. Com isso, já no início do meu mandato o Hospital será reaberto com toda sua capacidade de atendimento. Vamos criar o Poupatempo da Saúde, integrando o PS Central, com o Hospital, e a Policlínica que será reconstruída. Cubatão terá o AME (Ambulatório Médico de Especialidades). Todo o sistema de saúde será integrado e informatizado. Além disso vamos humanizar todo o sistema. O povo, que é quem recolhe impostos e paga a conta, tem que receber atendimento de excelência.

Acontece - E o que fará com o Teatro Municipal que está entre os equipamentos de saúde citados?
Ademário - O Teatro Municipal será concluído. Vamos firmar parceria com a Fiesp/Ciesp para que o Sesc, por exemplo, gerencie o espaço de forma que se torne autossustentável.

A política cultural da cidade será pensada para todos. Vamos, de fato, apoiar as iniciativas dos grupos e do movimento cultural e por m, de uma vez por todas, ao apadrinhamento político. Hoje a bagunça é tão grande que atrações importantes como a “Paixão de Cristo” e “Caminhos da Independência” chegam no mês das apresentações sem saber se terão apoio da Prefeitura. Embora a cidade respire cultura e conte com uma fascinante diversidade, com expressões artísticas de todo o país, não existe nenhuma sinergia. Em matéria de cultura, perdemos até os desfiles de 9 de abril e 7 de setembro, momento importante para apresentação de bandas e fanfarras das escolas.

Acontece - Geração de emprego e renda. Como enfrentar o desemprego que não para de crescer?
Ademário - Está bastante claro que precisamos buscar alternativas ao Polo Industrial. Mesmo que haja aumento na produção, o número de empregos será cada vez menor, em razão da aplicação de novas tecnologias e de processos automatizados. Por isso, vamos estimular a oferta de empregos no comércio e nas pequenas e médias empresas que hoje não têm qualquer incentivo para se instalarem em Cubatão. Além disso vamos criar incubadoras de empresas, incentivando o empreendedorismo. Essas mesmas incubadoras vão abrir caminho para que nossos jovens entrem no mercado da tecnologia das Star Taps
(N. E.: startups). Criar condições adequadas para que o cubatense ocupe os melhores postos de trabalho. Hoje, os melhores cursos profissionalizantes são pagos. Vamos ofertar cursos de excelência para nossos jovens e trabalhadores.

Acontece - Qual será seu estilo de administração?
Ademário - Eficiência, qualidade e desburocratização serão palavras de ordem no serviço público. Qualquer cidadão que entra na Prefeitura hoje se depara com uma situação de penúria. Servidores desmotivados e com salários e benefícios atrasados, pilhas e pilhas de papel, computadores quebrados, sujeira, ineficiência e demora. É inadmissível que o cidadão tenha que esperar mais de um ano por uma licença, carta de habite-se, por uma calçada recuperada ou poda de uma árvore. Vamos enxugar e modernizar a máquina pública. Serviços e contratos terceirizados serão revistos e redimensionados. Vamos colocar a casa em ordem e prestar serviços de qualidade. Através da valorização dos servidores e pagamento de salários em dia, os cidadãos serão tratados como merecem, como nossos patrões.

Acontece - Pretende enfrentar o déficit habitacional do Município?
Ademário - Como um dos coordenadores do programa Serra do Mar, tenho condições de afirmar que a questão habitacional de Cubatão tem solução. O modelo de urbanização e reassentamento de famílias que aplicamos nos bairros Cota podem ser realizados nas Vilas Esperança e Pescadores, por exemplo. Aliás, não fosse a incompetência do atual governo a avenida perimetral da Vila Esperança, estaria concluída. Assim como estariam adiantadas as obras de construção de outras 2 mil moradias para atender famílias dos Pilões e da Água Fria, não fosse a indisposição da Prefeitura em oferecer áreas para a CDHU. Os nossos projetos habitacionais também serão planejados com a infraestrutura de educação, saúde e comércio.

Acontece - Infraestrutura da cidade?
Ademário - Não posso permitir que vidas continuem sendo ceifadas à margens das rodovias. Já tratei com a Ecovias a criação de uma ciclovia integrando a Vila Natal, Bolsões, Ilha Caraguatá e Jardim Casqueiro. Este será o primeiro passo da integração cicloviária que será feita em toda a cidade. Vamos repensar a destinação e o uso de áreas nobres no Centro, como é o caso dos terrenos do DER, da garagem municipal, do Kartódromo e inclusive das torres do edifício Castro.


Foto: Jaque Barbosa, publicada com a matéria

 

"Cubatão vai trilhar o mesmo caminho de desenvolvimento que o jeito tucano de governar levou para Santos e Praia Grande"

 


Candidato do PSDB comemorou a vitória com eleitores na Vila Nova

Foto: Guilherme Amaral/Arquivo Pessoal

Notícia da edição digital do jornal santista A Tribuna, em 2/10/2016:

Ademário Oliveira (PSDB) é eleito o novo prefeito de Cubatão

Tucano desbancou outros quatro candidatos e confirmou a projeção das pesquisas

DE A TRIBUNA ON-LINE 02/10/2016 - 20:28 - Atualizado em 02/10/2016 - 22:43

Ao alcançar 41,5% (28.455) dos votos válidos, Ademário da Silva Oliveira (PSDB) é o novo prefeito de Cubatão pelos próximos quatro anos. A vitória do candidato foi confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) às 20h32 deste domingo (2). Wagner Moura (PMDB) permaneceu em segundo lugar, com 19,5% (13.462) dos votos.

Com 100% das urnas contabilizadas pela Justiça Eleitoral, o prefeiturável Severino Tarcisio da Silva, o Doda (PSB), contabilizou 16,7% (11.449) dos votos válidos; Adeildo Heliodoro dos Santos, o Dinho (SD), 16,5% (11.343); e Fábio Inácio (PT), 5% (3.850) dos votos. Na cidade, a eleição ocorre em turno único devido ao número de eleitores.

"Ser prefeito não é um sonho pessoal, é vocação. Precisa trabalhar para transformar a vida das pessoas. É dessa forma que eu quero me dedicar, ao máximo, porque a votação que eu tive nas urnas aumentou e muito a minha responsabilidade", disse o prefeito eleito ao agradecer o resultado do pleito cubatense na internet.

O novo chefe do Executivo tem 43 anos e é formado em direito. Ele é natural de Riachão do Jacuípe, Bahia, de onde saiu com os pais e cinco irmãos para se mudar para a cidade na Baixada Santista, no início da década de 1980, em busca de oportunidades. Hoje vive na Vila Natal com a esposa e os dois filhos, um casal.

Apesar de não ter parentes na vida política, candidatou-se a vereador de Cubatão pela primeira vez em 2000. Foram necessárias outras duas outras eleições para que pudesse entrar na vida pública. Em 2012, conseguiu uma cadeira na Câmara da cidade, sendo o parlamentar eleito mais votado naquela ocasião.

Até conseguir se tornar vereador, Ademário trabalhou em estatais de São Paulo. Ele atuou no Instituto de Estudos Sociais e na Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU). Nos mandatos do deputado Bruno Covas (PSDB), ele também tornou-se assessor dele na Assembleia Legislativa do Estado.

Resultados - A apuração dos votos de Cubatão aconteceu na Escola Municipal Amazonas, localizada na Vila Santa Rosa, área da Zona Eleitoral 119. A cidade é quinto colégio eleitoral da Baixada Santista. Assim como Bertioga, no município não foi necessário realizar trocas de urnas ao longo do dia. A polícia também não registrou ocorrências.

Ao todo, Cubatão tem 97.388 eleitores, destes 18.750 (19%) deixaram de votar, conforme dados divulgados pelo TRE. Foram 6.510 votos nulos (8%) e 3.594 de votos brancos (4,5%). Mais da metade do eleitorado é mulher (51%). Em razão do número de eleitores ser inferior a 200 mil, a eleição deste domingo ocorreu em turno único.


Prefeito eleito acompanhou a apuração dos votos com a família na Vila Natal

Foto: divulgação

Pesquisa indicava - Com 25,3% das intenções de voto, o então candidato do PSDB ocupava a liderança isolada na disputa pela Prefeitura de Cubatão, conforme levantamento estimulado - mediante apresentação dos nomes dos candidatos - do Instituto de Pesquisas A Tribuna (IPAT). O material foi divulgado no último dia 28.

A mesma pesquisa divulgava que os concorrentes dele Severino Tarcisio da Silva, o Doda (PSB, 15,4%), Wagner Moura (PMDB, 12,5%), Adeildo Heliodoro dos Santos, o Dinho (SD, 10,1%) e Fábio Inácio (PT, 8,9%) permaneciam tecnicamente empatados. A margem de erro é de 3,5 percentuais para mais ou menos.

Curiosidades - Todos os candidatos à Prefeitura de Cubatão passaram pela Câmara Municipal nesta legislatura, iniciada em 2013. Quatro exercem a vereança: Ademário, Doda, Dinho Heliodoro e Fábio Inácio.O último tomou posse neste ano: era suplente de Wagner Moura, cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) por mudar de partido.


Acompanhado do vice, Ademário votou no final da manhã em uma escola da cidade

Foto: divulgação

Perfil de Ademário como presidente da Câmara Municipal, divulgado por aquela Casa Legislativa (acesso: 30/1/2013):

Ademário da Silva Oliveira - Ademário
PARTIDO: PSDB

Profissão: Bacharel em Direito
Natural: Riachão do Jacuípe (BA)

Ademário, 40 anos, é casado e pai de dois filhos.

Chegou a Cubatão no início da década de 80, com a família. A mãe do vereador veio incentivada por uma irmã que estava em São Paulo e afirmava que o Estado possuía melhores condições para que ela criasse os sete filhos. Dois faleceram e hoje são cinco filhos.

O vereador Ademário não tem histórico familiar de política. No bairro onde vive até hoje, a Vila Natal, formou um grupo para ajudar um vereador. O mesmo grupo o incentivou a lançar sua candidatura em 1998. Buscou um partido e se filiou ao PSDB.

Fez parte da ala jovem do partido e passou a ter contatos com as lideranças da região, como o Raul Christiano, com quem trabalhou no Instituto de Estudos Sociais e, posteriormente, na Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU).

Conheceu Bruno Covas em 2004, que se elegeu deputado estadual em 2006. Dois anos depois, Ademário tornou-se assessor na Assembleia Legislativa. Covas foi reeleito em 2010 e convidado a assumir a Secretaria de Estado de Meio Ambiente no início de 2011. Ademário acompanhou Covas e foi seu assessor na secretaria.

Na Assembleia, Ademário acompanhou de perto a liberação de emendas
parlamentares para a região, como para a duplicação do viaduto Rubens Paiva, em Cubatão.

Na Secretaria de Meio Ambiente, participou do projeto Serra do Mar, a
urbanização dos bairros Cota, com a permanência de algumas famílias e a remoção de outras para empreendimentos do governo estadual.

Também acompanhou de perto a discussão para a liberação de recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para o financiamento do Jardim Botânico, cujo projeto de ser colocado em prática em 2014, no bairro da Água Fria.

Nas eleições de 2000, obteve 418 votos. Em 2004, foram 851 votos. Em 2008, a votação atingiu 1.651 votos. Foi o oitavo mais votado, mas não ficou com uma vaga na Câmara porque seu partido não alcançou o quociente eleitoral.

Em 2012, foi eleito com 2.721 votos pela coligação PSDB/DEM. Ademário foi o vereador mais votado e, por esta razão, presidiu a sessão solene de posse dos parlamentares da legislatura 2013-2016.

Plano de Governo registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) (acesso: 4/10/2016) - clique >>aqui<< ou na imagem abaixo para obter o arquivo em formato PDF:

Clique na imagem para obter o arquivo em formato PDF
Imagem: captura de tela do site


Panfleto de campanha: compromisso do candidato junto aos servidores públicos municipais

Clique na imagem para obter o vídeo em formato MP4
Depoimento do vereador Ademário Oliveira, publicado por Fabiana Abreu em seu perfil na rede social Youtube em 20 de fevereiro de 2013, com 7'07" e 95 MB. Clique >>aqui<< ou na imagem acima para obter o arquivo de vídeo em formato MP4

Clique na imagem para obter o vídeo em formato MP4
Trajetória política de Ademário Oliveira, publicado pelo próprio político em seu perfil na rede social Youtube em 26 de julho de 2012, com 5'15" e  24 MB. Clique >>aqui<< ou na imagem acima para obter o arquivo de vídeo em formato MP4