Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/cubatao/ch090c10.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 12/16/12 15:59:49
Clique aqui para voltar à página inicial de Cubatão
HISTÓRIAS E LENDAS DE CUBATÃO - CUBATÃO EM... - 1992 - BIBLIOTECA NM
1992 - pela Prefeitura [10]

"Cubatão, agora a Cidade Símbolo da Ecologia"

Clique na imagem para voltar ao índice desta sérieEm dezembro de 1992, na administração do prefeito Nei Eduardo Serra, a Prefeitura de Cubatão editou o livrete Prefeitura Presta Contas - 1989-1992 - A grande transformação de Cubatão, com 28 páginas e as capas, editado pela Gerência de Comunicação Social, sob responsabilidade do jornalista Marcelo Di Renzo, com textos da jornalista Eunice Tomé e fotos de Salvador Luiz de Souza, Manoel Macedo e Nilton Lopes Medeiros. A composição, diagramação e impressão ficaram a cargo de Gráficas Brasileiras Ltda., da capital paulista. Esta é a reprodução integral (página 13):

Leva para a página anterior

Prefeitura Presta Contas 1989-1992

A grande transformação de Cubatão

Leva para a página seguinte da série


Imagem publicada com o texto, na página 13. Cor acrescentada por Novo Milênio

Transporte coletivo

Eficiente e barato

A política de transportes públicos em Cubatão tem como objetivo dar à população segurança, rapidez e tarifas de baixo custo. Com essa visão, foram eliminadas as baldeações onde os usuários eram obrigados a pegar mais de um ônibus para chegar ao seu destino, onerando o orçamento doméstico.

Em paralelo ao fim das baldeações, foram ampliadas as linhas diretamente aos bairros, num sistema de integração, e, com o aumento de veículos, de 35 para 46 ônibus, está hoje com 17 linhas. A eficiência da Empresa de Transporte garante um preço da passagem bem abaixo da média regional.


Novos ônibus e linhas diretas, sem baldeações

Imagem publicada com o texto, na página 13. Cor acrescentada por Novo Milênio

A nível de instalações, a empresa está consolidada e conta, hoje, com garagem e estacionamento, oficina e setores de manutenção dos ônibus, com rampa para lubrificação, lavador, galpão para pintura, funilaria e borracharia, setores que, até 1989, funcionavam precariamente.

Foram criados alguns programas específicos de passagem gratuita a grupos de estudantes (250 mil/mês), alunos de Fábrica da Comunidade (4.600/mês), menores da Casa da Criança (3 mil/mês), idosos, doadores de sangue e patrulheiros.

No âmbito interno, a ECTC, nesse período de governo, passou a atuar numa política de benefícios junto aos seus funcionários, de lanches, cesta básica e fornecimento de uniformes, e a proporcionar cursos de aperfeiçoamento técnico.

Transporte coletivo

Números  1989 1992
De ônibus 85 46
De passageiros/mês 600 1.018.115