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HISTÓRIAS E LENDAS DE CUBATÃO - CAMINHOS
Cubatão e os caminhos da Serra do Mar (2)

A difícil subida da montanha, a partir do porto de Piaçagüera
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Texto incluído na obra Antologia Cubatense, selecionada e organizada pela professora Wilma Therezinha Fernandes de Andrade e publicada em 1975 pela Prefeitura Municipal de Cubatão, nas páginas 40 a 42:
 
O Caminho do Mar

PRADO, Paulo. "O Caminho do Mar". In: Província e Nação Paulística - Retrato do Brasil. Vol. 152. Rio de Janeiro, 1972, p. 19 e seguintes.

Em Paulística, de 1925, o escritor Paulo Prado (1869-1953) publicou interessante estudo sobre o Caminho do Mar, do qual selecionamos um trecho.

"Instalada nas praias abafadiças e tristonhas de São Vicente, a primeira preocupação da gente de Martim Afonso deve ter sido penetrar o mistério da alta muralha negra de arvoredo, que para os lados do poente fechava os mangues do litoral. Para o ânimo exaltado e ambicioso desses soldados-colonos, a sombria montanha talvez fosse a defesa criada pela Natureza, o dificílimo passo conduzindo ao país encantado dos dourados, das minas de ouro e prata e das itaberabas de cristais e esmeraldas - lendas que embalaram durante séculos a tumultuosa imaginação dos aventureiros deste canto do Novo Mundo.

Na época do desembarque do futuro donatário, inúmeras veredas galgavam a serra, coleando até as gargantas através do emaranhado da mata, e ligando as praias onde vinha pescar a indiada de serra acima, aos campos do planalto. Destes incertos e tênues caminhos de índios - parte marcados no solo pelo machado de pedra e parte nos galhos das árvores - destacava-se, certamente, como o mais trilhado, o que partia do Porto do Perequê, acompanhava até certo ponto o Vale do Mogi, obliquava, em seguida, à esquerda, junto à Serra do Meio, para passar o Rio Grande antes da Garganta do Botujuru, já nas colinas do planalto. Ainda hoje são visíveis os traços dessa velha passagem, e por ela deve ter subido Martim Afonso quando veio até os campos do alto da serra inspecionar o sertão, e já talvez estudar a colocação da futura Vila de Piratininga.

Outra vereda, deixando a piaçaba do Rio Cubatão, saía do Porto de Santa Cruz, subia a serra também chamada do Cubatão, procurava a passagem do Tutinga, por onde corre a água branca do rio das Pedras, e assim chegando às lombadas do alto, daí seguia "pelos outeiros escalvados que estão no caminho de Piratinin", diz a doação de Martim Afonso a Rui Pinto, de fevereiro de 1534. O tino prático dos jesuítas deu preferência a este trilho: dele talvez se servisse o Padre Manuel da Nóbrega quando em agosto de 1563, guiado pelo filho primogênito de João Ramalho, visitou os aldeamentos do planalto, e por ele devem ter galgado a serra, em 1554, os treze missionários que vieram, "numa pobre casinha", fundar o futuro colégio de São Paulo de Piratininga.

O Caminho do Vale do Perequê tornara-se perigoso pelas freqüentes incursões das tribos tamoias de Ubatuba, Laranjeiras, Angra dos Reis, e mesmo do Rio de Janeiro, que, desembarcando das suas igaraçus de vinte combatentes, guerreavam implacavelmente o português em assaltos e contínuas ciladas, trazendo até aí as lutas travadas no Litoral do Rio, e que já iam despovoando a Ilha de Santo Amaro, da Capitania de Pêro Lopes. Em 1560, Mem de Sá, em sua viagem às capitanias do Sul para a expulsão dos franceses, a instâncias dos padres da Companhia de Jesus e como medida de proteção contra essas correrias do gentio inimigo, manda fechar a primitiva via de comunicação, ao mesmo tempo que mudava para os campos de Piratininga a aldeola mamaluca de Santo André, "em bem dos naturais, da Companhia de D'El-Rei", diz o Padre Antonio Franco.

O Caminho do Perequê, quase abandonado, só serviu durante anos para o trânsito de gado e cavalos: uma provisão do ouvidor-geral, de 1620, já denominava de "caminho velho".

A única estrada usual ficou sendo a que passava, seguindo o curso do Rio das Pedras, pela Garganta do Tutinga, e que desde os mais antigos tempos da capitania foi conhecido como o Caminho do Mar.

Foi esse caminho a constante preocupação dos paulistas, do século XVI ao século XIX.

Nas atas da Câmara Municipal de São Paulo, a cada momento vêm referências ao mau estado de conservação da estrada, à proibição do trânsito do gado, aos reparos necessários, às empreitadas de conserva, às reclamações dos roceiros marginais que dela se serviam para o seu incipiente comércio naturista, ou para as romarias domingueiras às capelas dos povoados. E as queixas eram legítimas. Já em 1555, em carta de 5 de abril, o governador D. Duarte da Costa escrevia a D. João III: "O ouvidor geral me disse que na dita capitania de São Vicente havia um caminho de 5 ou 6 léguas, o qual era tão mau e áspero por causa dos lameiros e grandes ladeiras que se não podia caminhar por elle...".

Em 1584, José de Anchieta, na Enformação do Brasil e de suas Capitanias, dizia: "Para o sertão, caminho do Noroeste, além de huãs altíssimas serras que estão sobre o mar, tem a villa de Piratininga ou de São Paulo, quatorze ou quinze léguas da villa de São Vicente, três por mar e as mais por terra por hus mais trabalhosos caminhos que creo hay em muita parte do mundo".

Outra Enformação, do mesmo padre, de 1585, refere: "A quarta villa na capitania de S. Vicente é Piratininga, que está 10 ou 12 léguas pelo sertão e terra a dentro. Vão lá por umas serras tão altas que difficultosamente podem subir nenhuns animaes, e os homens sobem com trabalho e às vezes de gatinhas por não despenharem-se e por ser o caminho tão mau e ter ruim serventia padecem os moradores e os nossos grandes trabalhos".

Também em 1585, esteve em Piratininga o Padre Fernão Cardim, autor da deliciosa Narrativa epistolar de uma Viagem e Missão Jesuítica, como a editou Varnhagen que a descobrira. Cardim descreve com cores vivas a sua imagem [N.E.: ...viagem...] de São Vicente a São Paulo: "...todo o caminho é cheo de tijucos, o peior que nunca vi, e sempre íamos subindo e descendo serras altíssimas, e passando rios caudaes de água frigidissima". Só na noite do terceiro dia pôde a missão alcançar um povoado distante três léguas da vila, e onde a agasalhou um devoto, presenteando-a com "galinhas, leitões, muitas uvas, figos de Portugal, camarinhas brancas e pretas e umas frutas amarellas de feição e tamanho de cerejas".

Alguns anos mais tarde, desejando o governador D. Francisco de Sousa fazer uma viagem de inspeção ao sertão de serra acima, cautelosamente escreveu à Câmara de São Paulo ordenando que se fizessem os reparos necessários no intransitável Caminho do Mar. Nessa data foi lida em sessão a carta do Governador e todos "asentarão e diserão que se fizesse o dito caminho pois hera tãto proveito da villa da capitania e que o dito caminho seja feito de mão comu fazendo cada um o que couber por sua repartição..." Esses consertos foram mal e lentamente executados como se vê em outras atas da Câmara. Felizmente só depois de 10 de abril de 1559 chegava ao planalto o Governador.

Cerca de um século mais tarde não tinham melhorado as condições de trânsito do Caminho do Mar: o Padre Simão de Vasconcelos, no seu estilo empolado e hiperbólico, confessa que ao subir os despenhadeiros da serra, "tremeram-lhe as carnes" diante dos perigos da viagem. E assim até os fins do século XVIII.

Essas dificuldades - subidas a pique pela mata virgem, atoleiros fundos de serra acima, rios a vadear - isolaram durante séculos a montanha da capitania da estreita faixa litorânea, e portanto do contato pela navegação com o mundo civilizado.

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