Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/cubatao/cfoto089b.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 08/16/14 20:44:38
Clique aqui para voltar à página inicial de Cubatão
CUBATÃO DE ANTIGAMENTE
1979: inaugurado o Parque Anilinas (2)

Leva para a página anterior

Em 1979, o prefeito Carlos Frederico Soares Campos, homenageou o Dia da Independência com a organização de um desfile cívico-militar na Praça Independência, no Jardim Casqueiro. Também naquele ano foi inaugurado o Parque Anilinas (que depois, por algum tempo, ganharia a denominação de Cidade das Crianças), cuja construção começara em 1972, após o fechamento da indústria Anilinas na década anterior. Entre os presentes na inauguração, o ex-prefeito de Santos, Sílvio Fernandes Lopes, já agora como secretário de Negócios de Obras e do Meio-Ambiente de São Paulo.

Matéria publicada no jornal santista A Tribuna em 20 de outubro de 1979, páginas 1 e 6, anunciava para aquele dia a inauguração do parque:

O Parque Anilinas – uma área de lazer destinada a tornar mais agradáveis os fins de semana dos trabalhadores de Cubatão – será inaugurado hoje, às 10 horas, em solenidade que contará com a presença do secretário de Obras e Meio Ambiente, Sílvio Fernandes Lopes, que representará o governador Paulo Salim Maluf.

Com 50 mil metros quadrados de bosques, quadras esportivas, playground, pavilhão de exposições e um anfiteatro, o parque tem capacidade para mais de 10 mil pessoas, e a sua construção custou Cr$ 65 milhões à Prefeitura de Cubatão. O prefeito Carlos Frederico Soares Campos e o secretário de Obras inauguram também uma mostra industrial no local.

Foto publicada com a matéria, na primeira página de A Tribuna de 20/10/1979

Parque será inaugurado hoje

CUBATÃO – O Parque Anilinas, uma das maiores áreas de lazer da região – 50 mil metros quadrados de gramados e centros de recreação – será inaugurado hoje, às 10 horas, em solenidade que contará com a presença do secretário de Obras e Meio Ambiente, Sílvio Fernandes Lopes.

Paralelamente à festividade, será aberta ao público uma mostra industrial, da qual participam 21 expositores. O governador Paulo Salim Maluf enviou o secretário para representá-lo, porque se encontra hoje em Osasco, no Governo Itinerante. De acordo com o prefeito Carlos Frederico Soares Campos, o objetivo da administração, ao iniciar a obra há dois anos, foi "preservar a memória de um antigo núcleo, que representa muito para o passado histórico da cidade".

No local do atual parque existiu, até o início da década de 60, o núcleo residencial de operários da antiga Companhia Anilinas de Cubatão.Com a extinção da produção da fábrica, a prefeitura desapropriou a área em 1972 e destinou-a inicialmente a um bosque.

Posteriormente, em virtude da carência de áreas verdes e de locais para a prática do esporte, os planos foram modificados. Decidiu-se drenar o terreno pantanoso, retificar o Rio das Corujas, que passava pelo local, e pavimentar todas as ruas que circundavam a área. Foram gastos, nesses serviços e nos de replantio e construção de obras de alvenaria, mais de Cr$ 65 milhões, o que tornou o parque a obra mais cara já feita até hoje pela administração municipal, superior inclusive ao custo do Paço Municipal.

Lazer contemplativo – Hoje, a partir do momento da inauguração, a prefeitura vai distribuir prospectos coloridos, explicando à população os objetivos da obra. "Parque Anilinas – na cidade a natureza novamente; a natureza novamente na cidade; novamente na cidade a natureza", diz um curioso jogo de palavras que ilustra as explicações do prospecto.

O local possui seis entradas, sendo a principal delas na Rua Assembleia de Deus. O parque se localiza à direita da Avenida Nove de Abril, sentido Santos-Cubatão, entre essa avenida e as ruas Assembleia de Deus e Bernardino Pinho Gomes. Além dos bosques que servirão, segundo os paisagistas da prefeitura, "para o lazer contemplativo e passivo da população", há equipamentos esportivos e culturais.

Os bosques são a única etapa do parque ainda não totalmente concretizada. As árvores – de várias espécies – foram adquiridas em Campinas, e têm porte médio. Quando crescerem, dentro de dois ou três anos, então a área ganhará realmente um aspecto mais compacto de bosque.

À esquerda de quem entra pela Rua Assembleia de Deus há um viveiro de mudas para o plantio e cultivo de árvores, plantas terrestres e aquáticas em estufas, viveiros ripados, canteiros cercados e tanques.

Poucos metros adiante ficam os equipamentos de recreação infantil e juvenil, um playground e duas pistas de skate, sendo uma delas recurvada, construída em fibra de poliéster e oferecida por uma empresa de São Vicente.

Há ainda três quadras cimentadas de esportes, com arquibancadas e vestiários; iluminadas, para a prática de voleibol, basquetebol, futebol de salão e handebol.

No centro do parque foi construída uma estrutura de concreto, coberta; um anfiteatro para a programação de shows e grupos amadores ou profissionais de música, canto, dança e teatro. O anfiteatro tem capacidade para mais de cem pessoas, sentadas.

Logo à direita da entrada fica o pavilhão para exposições, local para a organização de diversos tipos de mostras culturais, artísticas ou escolares. A frequência ao parque é livre, nos horários ainda a ser determinados. Mas, para participar das atividades esportivas e culturais, é necessária prévia inscrição no prédio da administração, uma das antigas casas do tempo da Companhia Anilinas,que foi reformada. Nessa casa, o prefeito pretende também instalar um centro de artesanato popular, pois um dos seus objetivos é fomentar exposições de revenda de arte popular e artesanato.

Tanto que, paralelamente à semana de inauguração da área, haverá uma "Feira do Verde", em que membros das sociedades de melhoramentos dos bairros venderão plantas ornamentais cultivadas em casa.

Mostra industrial - Hoje, às 10 horas, enquanto o secretário de Obras, o prefeito e o presidente da Câmara, Armando Campinas Reis, hasteiam as bandeiras do Brasil, São Paulo e do município, os representantes das indústrias que participam da minimostra industrial realizada na área de exposições farão o mesmo com os pavilhões das respectivas empresas.

São as seguintes as indústrias que participam da exposição, em estandes montados por determinação do coordenador de Educação, Cultura, Esportes e Turismo, José Ricardo Ferreira Lemos: Prefeitura Municipal de Cubatão, A Tribuna de Santos – Jornal e Editora, Banco do Estado de São Paulo, Peralta Importadora e Exportadora, Refinaria Presidente Bernardes - Petrobrás, Petrocoque, Petrobrás Distribuidora, Construtora e Pavimentadora Latina (responsável pela obra do parque), Companhia Brasileira de Estireno, Union Carbide do Brasil, Construtora Passarelli, Copebrás, Alba-Adria, Carbocloro, Intrep – Indústrias de Tubulações de Resina de Poliéster, Ultrafértil, Manah, IAP, Costa Moniz, Cia. Santista de Papel, Light, Cimento Santa Rita e Cosipa.

O programa começa às 10 horas, com a solenidade de hasteamento das bandeiras; segue-se pelo descerramento da placa de inauguração, continua com a abertura ao público da minimostra industrial e da feira do verde, terminando por um espetáculo circense, às 11horas. À noite, haverá partida de basquetebol mirim feminino e masculino, entre Cubatão e Mongaguá, e de futebol de salão entre as equipes de Phundão e Ouro Negro.

O playground do Parque Anilinas é uma das atrações, mas há áreas para a prática de esportes e de lazer

Foto publicada com a matéria

Matéria publicada no jornal santista A Tribuna em 21 de outubro de 1979, página 20:

Desde ontem, o Anilinas está aberto à visitação

Foto publicada com a matéria

A inauguração do parque

CUBATÃO – Mais de cinco mil pessoas – na sua maioria crianças – participaram ontem das festividades de inauguração do Parque Anilinas, uma área de lazer com 50 mil metros quadrados de bosques, quadras de exportes, playground e centros de exposições e de atividade culturais. O prefeito Carlos Frederico Soares Campos, que inaugurou o parque juntamente com o representante do governador, o secretário de Obras e Meio Ambiente, Sílvio Fernandes Lopes, disse que aquela era "apenas a primeira das áreas de lazer que a administração pretende construir, para proporcionar momentos de descanso aos trabalhadores do parque industrial e seus dependentes". Campos prometeu iniciar imediatamente as obras do estádio municipal em terreno localizado no centro da cidade.

Depois de elogiar a equipe de técnicos da Prefeitura, que elaborou o projeto da obra executada em dois anos pela Construtora Latina, Campos forçou comparações entre a sua administração e as críticas que recebe por parte dos políticos da oposição que pretendem o retorno das eleições diretas para prefeito. Desde 1968, quando perdeu a autonomia política ao ser transformado em município-área de interesse da Segurança Nacional, que Cubatão tem prefeitos nomeados pelo Governo do Estado.

"Aqueles que pretendem a autonomia política apenas com palavras agressivas e críticas à administração, não estão agindo convincentemente. Deveriam trabalhar em benefício do município, colaborar para que obras como essa fossem realizadas. Conquista-se a verdadeira autonomia desta forma: trabalhando. E é trabalhando, realizando obras para o bem-estar do povo desta cidade, que eu pretendo fazer retornar a autonomia política a Cubatão. É trabalhando que me engajo nessa luta que em breve poderá transformar-se em realidade", disse Campos.

O secretário de Obras e Meio Ambiente, Sílvio Fernandes Lopes, também elogiou a obra do Parque Anilinas e disse que a filosofia do projeto seguia a orientação do governador Paulo Maluf e do presidente João Figueiredo. Elogios foi o que se ouviu também de outro orador, o presidente da Sociedade de Melhoramentos do Jardim 31 de Março, Ralce Pereira. Ele agradeceu ao prefeito, em nome dos trabalhadores, pela construção do parque. Em nome da Câmara, falou o vereador Romeu Magalhães, vice-presidente do Legislativo.

A minimostra reúne diversas indústrias

Foto publicada com a matéria

Mostra industrial – Vinte e uma empresas ligadas a Cubatão estão, desde ontem até domingo próximo, expondo seus produtos em estantes situados no pavilhão de artes, uma das dependências cobertas do Parque Anilinas. Na outra área coberta, um anfiteatro com mais de cem lugares e acústica perfeita, houve um espetáculo circense na manhã de ontem. E hoje e amanhã se desenvolverão novas atrações.

A Minimostra Industrial de Cubatão reúne 17 fábricas, duas empreiteiras de obras de grande porte, um jornal, uma prestadora de serviços, um banco e uma empresa comercial. Nos estande,s fartamente ilustrados com fotografias e modelos de produtos fabricados, há recepcionistas prontas a informar os visitantes. Algumas empresas estão distribuindo brindes.

A mostra industrial foi aberta às 11 horas, após dois rápidos discursos. O engenheiro Eralto Antoniette, da Ultrafértil, falou em nome do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo e, depois, o prefeito agradeceu a participação das fábricas, ressaltando que a maioria delas, segundo lhe explicou o secretário de Obras e Meio Ambiente, vem intensificando os programas de combate à poluição. O secretário de Obras, o prefeito, o vice-presidente da Câmara, Romeu Magalhães, e os representantes das indústrias hastearam as bandeiras do Brasil, Estado de São Paulo, Cubatão e de cada empresa, ao som do Hino Nacional tocado pela Banda do 32º BPMI.

Depois, o prefeito, o secretário e o presidente da Costa Moniz, Raul da Costa Moniz – a empresa mais antiga de Cubatão – desataram a fita que inaugurava a mostra. Participam da exposição: a Prefeitura, A Tribuna, Banco do Estado de São Paulo, Peralta Comercial e Importadora ltda., Refinaria Presidente Bernardes, Petrobrás Distribuidora e Petrocoque, Construtora e Pavimentadora Latina, Companhia Brasileira de Estireno, Union Carbide do Brasil, Construtora Passarelli, Copebrás, Alba-Adria, Carbocloro, Intrep, Ultrafértil, Manah, IAP-Fertilizantes, Costa Moniz, Cia. Santista de Papel, Light, Cimento Santa Rita e Cosipa.

O parque, assim como a exposição industrial, estará aberto hoje, das 14 às 22 horas.

Feira do Verde – Numa das alamedas próximas ao anfiteatro, está sendo realizada a Feira do Verde, promoção das sociedades de melhoramentos, associações de pais e mestres, o círculo de patrulheiros e grupos de moradores das vilas Siri e Socó, orientados pelo Departamento de Promoção Social da Prefeitura. Na casa do setor de administração, a esposa do prefeito, Aracy Esteves Soares Campos, presidente do Corpo de Voluntárias da Ação Social, organizou uma exposição de trabalhos de artesanato e de costura, que estão colocados à venda.

As crianças logo invadiram o playground

Foto publicada com a matéria

Homenagem à antiga Companhia Anilinas

Presa a uma base de concreto, uma placa inaugurada pelo prefeito fala dos objetivos do Parque Anilinas: homenagear a antiga área residencial dos funcionários da Companhia Anilinas, que teria dado origem à atual expansão urbana de Cubatão. O parque, entretanto, é mais do que isso: destina-se não apenas ao descanso, mas também ao exercício de atividades esportivas. Ontem, mais de duas mil crianças faziam fila para brincar nos equipamentos do playground, e várias equipes de futebol de salão se distribuíram pelas três quadras cimentadas, com arquibancadas e iluminação artificial, para a disputa de partidas.

Vestindo capacetes protetores e calçando patins, três garotos mais afoitos foram a principal atração do skate curvo que uma empresa que participava da exposição industrial – a Intrep – doou à municipalidade.

Entre a principal entrada e o playground situa-se o viveiro de mudas para plantio e cultivo de árvores e plantas terrestres e aquáticas em estufas, canteiros cercados e tanques.

Com o tempo, as árvores que crescerem formarão um bosque compacto para a realização de piqueniques sobre a grama própria para ser pisada.

O prefeito e o secretário descerraram a placa

Foto publicada com a matéria

Sílvio garante verba para o desfavelamento

O secretário de Obras e Meio Ambiente, Sílvio Fernandes Lopes, garantiu ontem, durante a inauguração do Parque Anilinas, que o governo do Estado tem recursos disponíveis, no próximo orçamento, para urbanizar a área do Sítio Cotia-Pará, onde a Prefeitura pretende fazer casas populares para desfavelar o município. Esses recursos, superiores a Cr$ 350 milhões, serão aplicados através do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE).

O secretário disse que não procedem as críticas de vereadores do MDB de Cubatão, segundo os quais o projeto de desfavelamento é uma utopia, por causa da excessiva demora na sua execução. Lopes explicou que, ao assumir o cargo, em março deste ano, prometeu que os recursos prometidos por Paulo Maluf seriam efetivamente aplicados.

"E a nossa parte deverá ser feita, pois respondo por ela, não é utopia nenhuma. Ainda não iniciamos as obras porque não recebemos até agora o projeto executivo, que se encontra em fase final de elaboração", explicou.

Além do secretário, estiveram presentes, entre outras autoridades, o representante do secretário do Trabalho, José Rodrigues Liberado, o superintendente da Refinaria Presidente Bernardes, Albary Eckmann Peniche, o coordenador de Educação, Cultura, Esportes e Turismo, José Ricardo Ferreira Lemos, e o superintendente da Sabesp, José Lopes dos Santos Filho.

Casqueiro já tem água – Na oportunidade, José Lopes dos Santos Filho informou que o fornecimento de água ao bairro do Jardim Casqueiro havia sido restabelecido às duas horas da manhã de ontem. O abastecimento foi suspenso na tarde de quinta-feira, em virtude do rompimento de uma adutora de 16 polegadas,na esquina das avenidas Brasil com Nossa Senhora de Fátima. Os operários tiveram dificuldades para fazer o conserto porque a tubulação estava enterrada a grande profundidade.

Além do artesanato, há a feira do verde

Foto publicada com a matéria


Inauguração do Parque Anilinas, em Cubatão - Minimostra Industrial de Cubatão
Publicado no jornal santista A Tribuna em 20 de outubro de 1979, página 9

 


Inauguração do Parque Anilinas, em Cubatão - Construtora e Pavimentadora Latina
Publicado no jornal santista A Tribuna em 20 de outubro de 1979, página 8